10 Coisas estranhas em Portugal

10 coisas estranhas em portugal

Por mais irmão que um país seja, nunca é igual. Por mais que a língua seja a mesma (oi?) o choque cultural existe e vai te pegar antes do que você imagina. Em Portugal não é diferente. Mas como cada pessoa enxerga as coisas de um jeito próprio, hoje eu trago aqui 10 coisas estranhas em Portugal, de acordo com a percepção que eu e a família tivemos, nos primeiros 6 meses como imigrantes na terrinha.

Entre na brincadeira e conte pra nós o que você acha de estranho por aqui aí nos comentários, ok? 😉

10 coisas estranhas em Portugal (para nós, diga-se de passagem!)

 

1. Acender a luz do banheiro do lado de fora. Isso foi, para nós, bem estranho. É assim nas casas e apartamentos, nos banheiros de restaurantes, hotéis, cafés… em todos os lugares. Daí aquela pensamento de brasileiro espiado pega 100% das vezes: e se alguém apagar a luz do lado de fora, como eu fico? Não tem um bendito interruptor para acender a dita pelo lado de dentro. Nunca! 

2. Nos banheiros de cafés e restaurantes é comum o uso de sensores de luz, o que é ótimo. Acontece que, às vezes, você está lá, sentadinha, na concentração e… parada. O que acontece? Apaga a luz! Agora a gente está acostumada, mas e no início? Batia um pequeno pânico nas meninas… Daí foi só ensinar a mexer os braços, fazer uma dancinha e tudo resolvido. Mas foi bem estranho no início!

10 coisas estranhas em portugal

Bidês em todos os banheiros

 

3. Ainda no banheiro… sim, é quase uma obsessão! Aqui em Portugal o bidê parece ser uma preferência nacional. Eu confesso ter uma imensa implicância com o tal objeto, que considero enorme e desnecessário. Aqui no apartamento onde estamos agora são três (sim, três!!!!) bidês. Pra quê pelamordedeus? Se é tão necessário, quem sabe uma duchinha higiênica acoplada ao sanitário? Não, tem que ser bidê… e eu fico imaginando as pessoas usando o tal (deus me livre, sai pensamento, que horror!!!).

4. Última do banheiro, prometo… e não chega a ser estranha. Só diferente. Na verdade eu aprecio muito. Aqui o papel higiênico é colocado dentro do sanitário e não em uma lixeirinha ao lado. Às vezes nem existe a tal lixeirinha. Acho ótimo, mais higiênico e só é assim porque os sistemas de canalização de esgoto suportam, diferentemente do Brasil.

10 coisas estranhas em portugal

Sem área de serviço

 

5. Apartamentos sem tanque ou área de serviço. É bem comum encontrar aquelas cozinhas lindas e enormes, super equipadas inclusive com máquina de lavar e secar roupa… mas sem tanque. Daí fica aquela pergunta: e se eu quero lavar uma peça de roupa à mão? Lava na pia. E se eu quiser limpar meu tênis, sem lavá-lo na máquina: limpa na pia (ou no bidê!). E onde eu jogo fora a água da limpeza da casa? (no sanitário –  deixe para limpá-lo por último)… e assim vai. A gente acostuma, mas é estranho!

6. Não tem ralo. Nenhum, nem nos banheiros, nem na cozinha. Alugamos 6 apartamentos já e nenhumzinho tinha ralo em lugar nenhum. Sei lá, acho estranho.

 

10 coisas estranhas em Portugal

Roupas para secar na rua

 

7. Roupas estendidas nas sacadas, do lado de fora das janelas e… até nas calçadas. Isso é muito estranho! Imagina, no Brasil, você colocar roupa para secar ao sol na janela do apartamento térreo, ou na calçada, na rua? Não ia durar 5 segundos ali… aqui dura. É lindo de ver aquelas calçolas enormes, sutiãs, meias furadas e pijamas de bolinhas… ali, na entrada da casa. Um charme mas, muito estranho! kkkk

8. Aqui não se diz “para você” e sim, “para si”. Eu acho super estranho! A gente escuta na propaganda da TV, lê nos outdoors da rua, em todos os lugares: Trazemos tal coisa “para si”… Tudo de bom “para si”… somente o melhor “para si”… e eu fico pensando “para si mesmo?” . Muito estranho!

10 coisas estranhas em portugal

As lindas estradas portuguesas

 

9. Os portugueses são muito acolhedores e cordiais. Em seis meses só tenho a agradecer pelo tratamento com que nos recebem, onde quer que vamos. Mas parece que alguns se transformam quando entram em um carro. Gente, incorpora um exú saído sei lá de onde, que possui a pessoa e sai da frente. Literalmente! Nas estradas então algo muito estranho acontece. Imagina uma estrada enorme, com 4 vias e só o seu carro andando nela. Você está na segunda pista da direita para a esquerda, ou seja, tem duas pistas super livres do lado esquerdo e mais uma pista livre do lado direito. Pois eis que vem um carro em uma velocidade muito acima da permitida pela via, justamente na faixa em que você está. Lá de longe ele vem tocando o terror com sinal de luz. Você permanece onde está, afinal, está na pista lenta e tem, não uma, mas DUAS pistas livres à sua esquerda. Pois o sujeito endemoniado gruda na sua traseira como se você fosse o maior bocó da história, faz sinal de luz muitas vezes, ultrapassa tirando um fininho, te xinga e ainda corta tua frente. Assim. Alguém desenha para eu entender, se faz favor? Isso aconteceu não uma ou duas vezes com a gente, pelas estradas de Portugal… então, tenho ou não razão de achar estranho?

*** Atualizado em Novembro/2017

Bom, acontece que descobrimos que aqui é lei trafegar sempre pelo lado direito da pista, sendo que é passível de multa (coima) quem não o faça.

10 coisas estranhas em portugal

Carros estacionados em qualquer lugar

 

10. Ainda sobre carros, é impossível não achar estranho a liberdade que os portugueses tem para se sentir completamente à vontade em estacionar seus carros onde, como e quando quiserem. Alguns exemplos singelos: nas esquinas, em cima das calçadas, no meio (NO MEIO) da rua, na frente da loja ou do edifício, sem cerimônia alguma, sendo que a rua é estreita, de só uma via e tem um monte de carro atrás. O sujeito para seu carro, desce, sem a menor cerimônia, vai lá dentro fazer sei lá o que e o povo buzinando enlouquecido esperando até o dito fazer suas coisas e retornar ao carro… e quando ele para no caminho de volta para dar beijinhos na vizinha, antes de entrar no carro? Já vi!!! Pra mim, é mais que estranho. É absurdo!

Mas não é só coisas estranhas que vemos por aqui. A grande maioria das diferenças são encantadoras e, no próximo post, falaremos sobre elas!

Antes de ir embora, dá uma olhadinha nas dicas de hotéis, passeios e coisas de expatriados em Portugal e conta pra nós o que você acha de estranho por aqui ou aí na sua terra!

Beijos das Passeadeiras

restaurantes

_______________________________________

 

Morar em Portugal: 4 dicas práticas

Como solicitar o PB4

Checklist antes da mudança: O que fazer e o que não fazer antes de mudar de país

Como alugar apartamento pelo Airbnb

A novela do SEF

Atendimento médico em Portugal – Como é?

Dicas de passeios em Lisboa

Passeios no Alentejo

Hotéis que recomendamos em Portugal

Passeios bate-volta desde Lisboa

Passeios no Algarve

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

9 comentários

  1. Debora 21 de setembro de 2017, 08:16 comentar

    Olá! Tudo bem???

    Também acho tudo isso muito estranho, tem muitas coisas que ainda não me acostumei… Cada faxina na casa é uma malabarismo diferente sem os ralos…

    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot,pt

    • Claudia Bins 21 de setembro de 2017, 12:54 comentar

      Essa dos ralos é mesmo muito engraçada, né? kkk Mas tem muitas outras que até merecem outro post! kkkk

      Clau

  2. Alex 21 de setembro de 2017, 18:01 comentar

    Parabéns pelo “post”. Muito bem escrito e cheio de curiosidades. Gostei muito.

  3. Ana Carolina 21 de setembro de 2017, 19:38 comentar

    Concordo com tudo! Por favor, ralo, tanque e pano de chão kkkk!

    • Claudia Bins 22 de setembro de 2017, 09:13 comentar

      Hahaha, pior que é a gente que tem que se adaptar! kkkk

      Clau

  4. Lilian Azevedo 21 de setembro de 2017, 22:13 comentar

    Então eles não lavam cozinha nem banheiro !

    • Claudia Bins 22 de setembro de 2017, 09:13 comentar

      Lavar, lavam, mas jogam a água suja no vaso sanitário ou na pia!!! kkkk

      Clau

  5. David 23 de novembro de 2017, 12:34 comentar

    Eu vim só falar que seu Blogger é otimo moça, eu vou passar minhas ferias
    em Portugal ae estava procurando saber mais sobre esse pais os costumes
    sobre vistos e etc, ae vim parar aqui e vim parar aqui, li quase todos os seus
    post é viajei sem sair de casa, parabéns, muito legal tudo aqui.

    • Claudia Bins 23 de novembro de 2017, 16:00 comentar

      Obrigada David! Seja muito bem-vindo e volte sempre! Se tiver sugestões de posts é só falar!

      Abraço,

      Claudia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!