6 dicas para economizar na compra do material escolar

 

Hoje a nossa colunista de economia, Janile Soares, do site A Economista de Batom, ensina 6 dicas para economizar na compra do material escolar, assunto super pertinente para os dias atuais. Além do que, economizar sempre é bom, não é?

As férias estão chegando ao fim. E isso significa que as aulas estão prestes a começar! Uma turma nova, muitas novidades e experiências no aprendizado dos pequenos e material escolar novinho! Este último não é regra, jamais esqueça que tudo deve caber no orçamento familiar. 

Segundo o IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2015 fechou em alta de 10,67% e a inflação na educação fechou abaixo da inflação geral, em 9,25%. Porém, considerando que a educação é uma parcela alta da renda das famílias brasileiras, o aumento tem um peso significativo quando falamos em produtos e serviços escolares.

Além das mensalidades mais altas, principalmente na educação infantil, é necessário prestar a atenção na lista do material escolar, que também apresenta acréscimo nos preços. Os materiais importados ainda sofrem com a alta do dólar e as papelarias não tiveram outra saída a não ser repassar os custos ao consumidor final.

6 dicas para economizar na compra do material escolar

6 dicas para economizar na compra do material escolar

Portanto, para quem ainda não fez a compra do material escolar, antes de sair com a imensa lista nas mãos, aqui vão algumas dicas importantes:

6 dicas para economizar na compra do material escolar

1 – Fique atento aos itens que constam na lista, pois é proibida a solicitação de  materiais de higiene e de limpeza, bem como materiais de uso administrativo, conforme a Lei 12886/13, que trata dos materiais de uso coletivo dos estudantes ou da instituição e que são necessários para a prestação dos serviços contratados. Também é proibida a cobrança de qualquer taxa adicional para a aquisição de materiais.

2 – Em muitas cidades são realizadas grandes feiras de material escolar. Podem ser uma boa oportunidade para comparar preços e ganhar descontos.

3 – Compras feitas em maior quantidade também representam economia. Reúna um grupo de pais e façam as compras coletivamente.

4 – Mas antes disso, verifique entre o grupo formado se existe a possibilidade de reaproveitar algum material, uniforme escolar ou livros dos seus filhos. Esse tipo de iniciativa ganha cada vez mais forças por um bolso mais feliz!

5 – Não há necessidade de comprar toda a lista de uma só vez. Compre os materiais essenciais para o dia-a-dia, tais como: cadernos, lápis, borracha, etc.  E consulte na escola do seu filho os materiais que serão utilizados primeiro. Isso é possível devido ao calendário de atividades. É preferível que sejam feitas várias compras ao longo do ano, de acordo com a utilização dos materiais, e com pagamentos à vista, a comprar tudo de uma vez só e parcelado. Aqui a ideia é evitar o endividamento e a compra de materiais desnecessários.

6 – Os materiais que trazem personagens são mais caros, então muito cuidado com essas “armadilhas”! Mas, ao contrário do que se imagina, leve as crianças sim às compras. Este é um dos melhores momentos para que os pequenos desenvolvam o hábito de consumo consciente e para ver como os pais lidam com as finanças e as escolhas. Dinheiro também é papo de criança!

Os preços estão mais altos sim, mas pesquisa e pechincha ainda são as melhores estratégias para uma boa compra!

 

Janile

___________________________________________

Ótimas dicas, não pessoal? Aqui em casa As Passeadeiras aproveitam todo o material que não usaram ano passado. Também aproveitamos os uniformes da Manoela, que estão em bom estado, e guardamos para a Juju. Além disso, não temos nenhum preconceito em aceitar doações das mamães de coleguinhas que, muitas vezes, não tem para quem repassar o uniforme que já não serve mais. É uma super economia, que depois vira…viagens e passeios, claro!

E vocês, tem dicas de economia para a volta as aulas? Conta aí nos comentários!

Falando em aulas, já leu o artigo com dicas de decoração para aquele cantinho de estudos, da Laura Lindermaier do Studio Sigma? Tá imperdível!

Aproveite para ler o lindo artigo da Mariana Bastos, sobre empoderamento infantil: Meu Filho, Você Pode! E também saiba como o hábito da leitura ajuda seu filho a ser mais inteligente, além de ser muito divertido!

Já segue nossas redes sociais? É só clicar nos botões abaixo e aproveite para se inscrever na nossa Newsletter e receber, todas as semanas os artigos mais lidos no site e a programação para o final de semana em Porto Alegre. É só colocar seu nome e email aí em cima na tela!

Obrigada pela visita e volte sempre. Beijo das Passeadeiras!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!