Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Sabe aqueles sonhos que a gente tem, de andar em todos os meios de transporte possíveis? Bom, ao menos aqui em casa todos temos esse sonho e andar de trem era um desejo que vinha crescendo há tempos, nas meninas. Aproveitamos uma visita a Gramado durante o Natal Luz, para andarmos de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, cidade que fica também na serra gaúcha e que nós amamos.

maria fumaça em bento gonçalves

O pórtico de Bento Gonçalves para entrar no clima

Vamos contar aqui como foi nosso passeio de Maria Fumaça, e nos próximos posts, contaremos sobre nossa hospedagem no Mosteiro São José em Garibaldi (cidade ao lado de Bento Gonçalves), além da visita às vinícolas, almoço em catinas e passeio pela Aldeia do Imigrante. Ufa! Bastante coisa, não? Mas a gente adora “tirar leite de pedra” e aproveita cada segundo da viagem para conhecer novos lugares e fazer amigos por aí.

maria fumaça em bento gonçalves

Foto: Google Maps

Almoçamos em Gramado e seguimos viagem, pegamos a RS-235, passando por Nova Petrópolis. Depois pegamos um trechinho da BR-116, depois a RS-452, a RS-122 e, finalmente, a RS-446. Pouco antes de chegar ao cruzamento com a BR-116 paramos para perguntar em um posto da PRF, pois não tínhamos certeza qual caminho seguir. Eles nos orientaram certinho, pois não queríamos seguir por Caxias do Sul e sim por Garibaldi. Aí em cima tem o mapinha com o trecho que fizemos (em azul) e, em cinza, o trecho por Caxias do Sul.

maria fumaça em bento gonçalves

Epopéia Italiana

A viagem levou cerca de 2 horas e chegamos a Garibaldi a tempo de nos instalarmos no hotel, descansarmos um pouco e seguirmos para o tal famoso passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, que fica a pouco mais de 10 km de onde estávamos. Apesar de verão, estava nublado e meio friozinho quando chegamos ao Parque Aldeia do Imigrante, onde fica a estação ferroviária.

maria fumaça em bento gonçalves

Estação Ferroviária de Bento Gonçalves

Parece que voltamos no tempo! Toda a atmosfera da estação convida a lembrarmos do passado e dos imigrantes italianos, que chegaram por aquelas bandas lá nos idos de 1875. Após validarmos os tíckets na estação ferroviária, seguimos até o pavilhão de exposição da Epopeia Italiana, ao lado da estação. Ali acontece o mini tour que conta a saga das famílias italianas que deixaram sua terra para colonizarem o sul do Brasil. E que saga!

maria fumaça em bento gonçalves

Tíckets

É turístico? É sim, mas também é bem feitinho, agradável, instrutivo e divertido! As meninas ficaram emocionadas de ver toda a história de seus antepassados e gostaram muito dos trajes de época, da simulação do navio e da pequena vila. Em cerca de 30 minutos aprendemos muito sobre nossa história e as dificuldades que os colonos passaram para construírem uma vida nova. Foi um aquecimento e tanto para o que estava por vir…

maria fumaça em bento gonçalves

Trajes típicos dos imigrantes italianos

Mas antes de terminar, uma pequena degustação de suco de uva, vinho e biscoitos feito em casa, ali mesmo no pavilhão.

Às 5 horas, em ponto, a Maria Fumaça começa apitar e o povo todo fica bem alvoroçado. Enquanto o passeio não começa, a gente pode tirar fotos com trajes típicos, comprar pipoca e guloseimas, fazer degustação de vinhos e sucos e, claro, bater milhares de fotos!

maria fumaça em bento gonçalves

Aguardando para entrar no trem

Os bilhetes tem assentos marcados e com os nossos em mãos entramos no nosso vagão. A Maria Fumaça em Bento Gonçalves é um trem simples, com assentos meio duros e muita madeira no interior. Assim que dá a partida, uma pessoa explica o passeio e começa a diversão. São quase duas horas de passeio, de curvas, apitos, dança, cantoria, performances teatrais ao som de músicas gaúchas e italianas. 

maria fumaça em bento gonçalves

No interior do vagão

23 km depois, chegamos a estação de Garibaldi, onde fomos recepcionados com mais música, espumantes, vinhos e sucos para degustação. A pequena estação de Garibaldi é bem bonitinha e, nessa época do ano, estava muito florida com hortênsias por todos os lados. Uma graça!

maria fumaça em bento gonçalves

A estação florida de Garibaldi

A volta é feita de ônibus, tudo bem organizado e rápido.  Chegamos à noitinha, de volta ao hotel, prontos para a melhor sopa de agnolini que já comi na vida… mas isso fica para o próximo post 😉.

Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

As reservas foram efetuadas através do email:mfumaca@giordaniturismo.com.br. A gente envia o email com a data e eles respondem com instruções para o depósito do valor correspondente e qual horário nós queremos. Nós pagamos 356,00 (2 adultos e 1 criança – a Juju por ter 5 anos não pagou) em dezembro de 2015.

Informações também pelo telefone: Giordani Turismo pelo fone (54 3455-2788).

Parque Temático Epopéia Italiana

Rua Visconde de São Gabriel, 507 – Bairro Cidade Alta – Bento Gonçalves – RS – Brasil – Fone: (54) 3455.2788.

maria fumaça em bento gonçalves

A Maria fumaça em Garibaldi

Tem alguma dúvida, pergunta, angústia ou quer só bater-papo? A gente adora ouvir (e responder também). Deixe aí embaixo teus comentários, vivente! (kkk gauchês total)

Veja  opções de hospedagem em Garibaldi aqui:

Booking.com

 

Nós amamos Bento Gonçalves e a serra gaúcha, tanto que escrevemos um livro sobre nossas viagens por lá, já conhece? Para ver mais, clique aqui e para comprar é só acessar nossa lojinha no Facebook ou no nosso blog de viagens Mezzo Mondo ou ainda na Livraria Cultura Online. Mas já aviso que na lojinha do Facebook tem descontão! Além do quê, vai com uma embalagem mega fofa :-).

Para ver outros posts sobre nossos passeios na Serra Gaúcha, clique aqui e aqui também.

Nossas redes sociais estão sempre atualizadas com passeios, informações e fotografias bacanas. Aproveita e curte aí nos botões para acompanhar nossas andanças. E para receber toda a semana a newsletter com os posts mais lidos do blog, é só cadastrar seu nome e email lá em cima, na sua telinha. Molezinha… quer ver como é antes? Tudo bem, clica aqui ó.

Obrigada pela visita, beijo das Passeadeiras!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

7 comentários

  1. 16 de outubro de 2016, 01:22 comentar

    Olá, chego em porto Alegre dia 24 próximo e gostaria de fazer um passei em alguma vinícola e conhecer Nova Petrópolis. De lá, sigo no mesmo dia pra Gramado. O que me sugere? Tem algum passeio que me leve lá, sabe dizer? Grata.

  2. […] Andamos de Maria Fumaça em bento Gonçalves e contamos aqui […]

  3. […] Leia como foi o passeio na Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana aqui. […]

  4. Ecoland Hotel Fazenda - As Passeadeiras 29 de setembro de 2017, 19:05 comentar

    […] Leia como foi o passeio na Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana aqui. […]

  5. Ana Libia 18 de abril de 2018, 18:51 comentar

    Oi Claudia. Estou indo para Bento Gonçalves em junho e fui comprar o passeio de Maria Fumaça e tem 2 opções de saída. Da estação de trem de Bento Gonçalves e da Epopeia Italiana. Qual a diferença?
    Obrigada

    • Claudia Bins 18 de abril de 2018, 20:16 comentar

      OI Ana, O trem sai da estação de trem mesmo. Acredito que as opções sejam sair de Garibaldi em direção à Bento, ou de Bento em direção à Garibaldi.

      Veja novamente no site deles, que deve esclarecer,

      Abraço e bom passeio!

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!