Brincadeiras para um dia de chuva

brincadeiras dia de chuva

Final de semana com chuva? Sem problemas, a gente traz aqui algumas sugestões de atividades e brincadeiras  para dia de chuva para fazer com as crianças e não deixar ninguém entediado!

brincadeiras dia de chuva

As Passeadeiras adoram cozinhar


1. Mini Master Chef

A criançada anda empolgada com a cozinha! A maior prova é o sucesso do Master Chef Junior, então bora por a mão na massa (literalmente) e deixar a gostosura rolar. Aqui algumas sugestões de receitinhas fáceis e rápidas, além de deliciosas, para fazer com as crianças. Sempre lembrando que criança na cozinha só quando acompanhada de um adulto, ok?

Bolo de Caneca

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (café) rasa de fermento em pó

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes dentro de uma caneca grande (300 ml). Mexa bem até obter uma massa homogênea e leve ao micro-ondas por 3 minutos na potência alta.

Se quiser, faça uma calda de chocolate com 2 colheres de sopa de achocolatado em pó, 1 colher  de sopa de margarina e 1/2 xícara de leite integral. Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio e misture até obter uma consistência grossa. Despeje a calda sobre o bolo assim que retirá-lo do microondas. 

É sucesso na certa!

panda

Kung Fu Panda passa na China


2. Viaje com as crianças através de filmes

Alguns filmes infantis se passam em outros países e mostram um pouco dos hábitos e da cultura de lá. É uma ótima oportunidade para chamar a atenção das crianças para isso, instigando a curiosidade delas e incentivando-as a conhecerem outras culturas.

Abra um mapa (ou use o Google Maps mesmo) para mostrar onde ficam os lugares dos filmes, e veja nossas sugestões de brincadeiras e mais filmes abaixo:

Aqui neste post nós fizemos uma listinha com filmes para viajar e brincar, mostrando o que pode ser feito antes, durante e depois de assistirem aos filmes.

 

3. Ver fotos da família

Parece simples, e é mesmo. Mas se tem uma coisa que as crianças amam é ver fotos e filmes da família, especialmente delas mesmas quando são bebês. Separe um ou dois álbuns e divirtam-se com as lembranças. Agora um alerta de fofura extrema para alegrar os dias de vocês e mostrar o quanto as crianças curtem essa brincadeira. A Passeadeira Manô, com pouco mais de dois anos vendo fotos e descrevendo o que vê. Muito amor!!!

 

 

4. Missão impossível

Esse é um sucesso! Pegue um rolo de lá ou linha grossa de algodão, de preferência vermelho (se não tiver, qualquer cor serve!). Se não tiver fio de lã ou linha grossa, fita adesiva também dá conta do recado. Escolha um local da casa onde possa trançar o fio, de forma que fique semelhante àqueles feixes de laser que servem como alarmes, bem comuns em filmes de ação, assim ó:

brincadeiras dia de chuva

“Feixes de Luz” de brincadeira (Foto: Pinterest)

 

A brincadeira é fazer com que as crianças percorram o caminho, de um ponto a outro da sala, sem bater nos fios (nem derrubar os móveis!). Tenha cuidado pra não trançar os fios perto demais um do outro. Lembre-se que  criança precisa passar pelos fios. Ela provavelmente vai querer que você passe também. Se quiser, pode colocar um objeto do outro lado e colocar um lenço ou máscara na criança, dizendo que ela é um espião(ã) que tem a missão (impossível) de resgatar o objeto o trazer em segurança para o chefe da missão. É diversão garantida!

 

brincadeira diz de chuva

Estrada Maluca (Foto: Pinterest)


5. Estrada maluca

Outro sucesso garantido, a ideia aqui é construir uma estrada ou pista maluca com fita crepe adesiva. Tenha o cuidado de escolher alguma que não tenha cola muito forte, para não estragar móveis ou tapetes. Incentive a criança a construir ela mesma, mas você também pode ajudar. Deixem a imaginação rolar construindo pontes, viadutos, miradouros… é super divertido!

 

brincadeira dias de chuva

Maquete do quarto da Manoela


6. Maquete do quarto

Pegue uma caixa vazia de sapatos e construam uma maquete do quarto da criança. Use tesoura ou estilete, fita adesiva, tecidos, peças de madeira ou plástico para reciclagem, bichinhos de brinquedo, tipo Polly, peças de móveis de brinquedo, enfim, usem a criatividade e divirtam-se!

brincadeira dia de chuva

Jogo do ratinho


7. Jogo do ratinho

O jogo do tempo do Epa (!) ainda faz sucesso entre a criançada. Mais fácil impossível! A ideia é pintar uns pontinhos em um papel, que formem quadrados. Cada jogador deve unir os pontinhos, na sua vez de jogar. Quem fechar um quadrado coloca as iniciais de seu nome dentro e continua jogando. Se não formar um quadrado, passa a vez ao outro jogador. Ganha quem tiver o maior número de quadrados fechados com o seu nome!

brincadeira dia de chuva

Imaginação aqui é ouro!


8. Esconde-esconde maluco

Esse é divertido demais e é preciso um pouco de concentração. O imaginador da vez escolhe um objeto que esteja visível no recinto. Algo não muito grande como um vaso, um sapato, um porta-retrato, etc. Ele deve dizer aos participantes qual é o objeto. A seguir, na sua mente apenas, el(a) vai esconder o objeto em algum lugar bem maluco, de preferência. Um exemplo:

Eu escolho esconder o porta-retrato branco, ok? Em seguida, na minha mente, eu escondo o porta-retrato branco embaixo da almofada do sofá onde o papai está sentado. Mas não conte a ninguém. Quando disser: OK, já escondi, os participantes devem tentar adivinhar onde e você dá pistas se está quente ou frio, para ajudar.

É importante ressaltar a honestidade, nesse jogo, para que não perca a graça da brincadeira.

brincadeiras dia de chuva

Fazendo caretas e mímicas


9. Jogo da mímica

Esse é bem conhecido. Um dos jogadores escolhe um tema (animais, músicas, filmes, livros, países, frutas, super-heróis, etc) e a seguir faz uma mímica, que os outros devem adivinhar. Quem acertar é o próximo mímico da vez.

 

10. Pense rápido

As Passeadeiras amam esse aqui! É assim, o jogador da vez inicia com uma palavra qualquer, de um tema que ele escolheu (frutas, cidades, super-herois, países, jogos, artistas, etc) e fala alto. O outro jogador replica com outra palavra do mesmo tema e assim por diante. Não pode pensar! Tem que responder logo em seguida, como um ping-pong de palavras! Perde quem repete alguma palavra ou quem demora para replicar.

 

Gostaram? Não tem desculpa para tédio em dias de chuva! É só pegar essa listinha e partir para a brincadeira!

 

Boa diversão a todos!

_________________________________________

 

Caso queira passear um pouco fora de casa, dê uma olhadinha na programação infantil de Porto Alegre e Região metropolitana aqui.

 

Que tal passear um pouco na serra gaúcha? Veja aqui nossas dicas

 

Quer ver outras receitas favoritas das Passeadeiras? Todas rápidas e fáceis de fazer!

 

Veja aqui nossas dicas de passeios bate-volta desde Porto Alegre

 

Dica de Café em uma floricultura linda, em Porto Alegre

 

Pink Velvet, La Vie en rose em Porto Alegre

 

Lugares pet-friendly em Porto Alegre

 

30 lugares para passear no centro de Porto Alegre

 

18 passeios com crianças na zona sul

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

4 comentários

  1. […] [Post Novo] – 10 brincadeiras para um dia de chuva […]

  2. […] [Post Novo] – 10 brincadeiras para um dia de chuva […]

  3. […] em casa. De vez em quando é bom, né?     ___________________________________      10 brincadeiras para um dia de chuva     Leia aqui 3 dicas de filmes para viajar e brincar     Jogos eletrônicos, sim ou não?   […]

  4. […] [Post Novo] – 10 brincadeiras para um dia de chuva […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!