15 Cafés que amamos em Lisboa

cafes que amamos em lisboa

Hoje vamos contar sobre os 15 Cafés que amamos em Lisboa. Porque eu amo café! Amo a bebida e amo o astral de um café. Adoro sentar sem pressa e apreciar a bebida quentinha e perfumada. Adoro curtir o entra e sai dos clientes, ficar imaginando sobre o que conversam, as alegrias e os dramas de pessoas desconhecidas que estão ali, bem ao meu redor.

Sentar em um café é quase um ritual e uma das coisas que mais me encantam em Portugal é que aqui existe a cultura do café. E eita povo que sabe tirar um café!  Você pode entrar no botequinho mais simples, do bairro mais afastado que lá vai ter um bom café. E um bom papo. Do nada surge alguém puxando conversa. Algum outro cliente ou o garçom, até mesmo o dono do lugar. Portugal é assim. Faz a gente se sentir em casa. Tem coisa melhor pra isso do que um café e uma boa conversa?

Antes de listar nossas paixões, acho justo mostrar rapidamente como pedir um café em Lisboa e arredores, já que existem algumas diferenças em relação ao Brasil. A listinha abaixo mostra os tipos mais comuns. Em Portugal não se usa o “Por Favor”, mas sim, “se faz favor”, onde o “faz” tem pronúncia de “faish”. Pode haver variação mais ao norte do país, mas no geral, todos entendem se pedirem assim:

– BicaUma bica, se faz favor!  (“Uma bica, se faish favor”) É o famoso expresso, aquele cafezinho preto e forte que conhecemos tão bem. Dizem que o nome BICA nasceu em uma placa de rua, em frente ao café “A Brasileira” , onde dizia: “Beba Isto Com Açúcar”. Há a variação Bica Cheia, para quem gosta do café mais suave, não tão forte. Ele vem um pouco mais diluído com água quente, na mesma xícara da Bica normal. 
– Garoto: É um café com leite, servido em xícara pequena,  mesma da Bica. 
– Galão: É um café com leite servido em um copo de vidro.
Chávena ou meia-de-leite:  Café com leite servido em xícara.

Finalmente, se precisar de adoçante é preciso pedir expressamente, pois o normal é que venha somente açúcar e ninguém pergunta se você prefere adoçante.

Vamos então aos Cafés que amamos em Lisboa:

Antes de começar quero deixar claro que essa não é uma lista em ordem de preferência. Seria muito cruel eu ter que elencar uma paixão declaradamente infiel e volúvel. Amo todos mesmo, descaradamente e sem ordem de preferência. Sendo assim, sem numeração e já adiantando que a qualquer momento podem entrar novos integrantes na lista, lá vai:

cafés que amamos em Lisboa

Less Café


Less

O Less é um misto de bar, café e restaurante. O café ali é delicioso mas o que mais me encanta é o ambiente. Dizer que é lindo seria muito pouco. É encantador. Minha sugestão é chegar ali e dar uma voltinha na Galeria Embaixada, antes de escolher uma das mesas ou sofás do Café. Aprecie com calma a decoração no Hall de entrada, antes de virar à direita e se deleitar com o salão em estilo mourisco, com cores fortes e mosaicos no chão. Se resistir ao apelo de sentar logo, dê uma voltinha até o final do corredor e visita a lojinha linda com muitos enfeites e presentinhos de motivos portugueses. Pode fazer isso depois do café também. De qualquer modo, aproveite o ambiente. Em um outro post contarei sobre a história da Galeria e um segredinho delicioso no andar de baixo. Ups, spoiler à vista!

Onde?  Praça do Príncipe Real 26 (Galeria Embaixada)

cafés que amamos em lisboa

Esplanada Café


Esplanada Café

Sim, eu sei, é bem em frente a Galeria Embaixada que falei aí em cima, mas é assim. Portugal tem, não um, mas vários Cafés, em cada esquina! O Jardim ou Praça do Príncipe Real é um pequeno espaço verde no charmoso bairro lisboeta. Por ali você vai ver de tudo um pouco e fazer “people watching” é um dos nossos passatempos favoritos. Tem gente fazendo yoga, tocando algum instrumento, tem gente tomando sol na grama, jogando xadrez, lendo um livro… e tem gente tomando café na cafeteria charmosinha que fica bem ali, sob as grandes árvores do Jardim. Não tem só café ali, não! tem almoço, lanche, cerveja, drinks e vinho… ahhhh o vinho!

Onde? Praça do Príncipe Real

Cafés que amamos em Lisboa

Pastelaria São Roque


Pastelaria São Roque

Pertinho dos outros dois acima (eu avisei…), quem vai em direção ao Miradouro São Pedro de Alcântara, à direita, fica a Pastelaria São Roque. Uma pérola! O pequeno Café é tão, tão lindo que não dá vontade de ir embora. Dá pra ficar ali horas a fio, tomando café, comendo um pãozinho recém feito e quentinho, um doce, outro café, um bolinho, outro café… oh joy!

Onde? Rua Dom Pedro V, 57 – Príncipe Real

Cafés que amamos em Lisboa

Tease Café


Tease

O Tease fica quase em frente à Praça das Flores, outro espaço verde e muito bonitinho em Lisboa. O pequeno Café é puro charme, sem afetação. Tem aquela pegada moderninha e uns cupcakes de fazer qualquer um querer sair da dieta (o que é isso, mesmo?)  Aos domingos serve brunch e ainda dá balinhas ou marshmellow grátis para os pitocos. É muito amor!

cafés que amamos em Lisboa

28 Café


28 Café

Quem sobe até o Castelo de São Jorge muitas vezes deixa de caminhar um pouquinho em frente a bilheteria, seguindo pelas ruelas da cidadela. Uma pena, pois vai perder ali, logo adiante, um Café gracinha que reproduz o charme do famoso bondinho elétrico 28, em seu interior. Os bancos, as barras laterais, a decoração toda remete ao famoso bondinho. Uma graça de lugar, com um café delicioso.

Onde? R. de Santa Cruz do Castelo 45

cafés que amamos em lisboa

Quiosque Praça das Flores


Quiosque Praça das Flores

Um café bem típico, daqueles quiosques fofos de Lisboa, em plena Praça das Flores no Príncipe Real (quase em frente ao Tease). O lugar é agradabilíssimo, perfeito para uma pausa relaxante durante um passeio, para recuperar as energias ou simplesmente relaxar um pouco apreciando uma bica. <3

Onde? Praça das Flores

 

cafés que amamos em Lisboa

Fábrica de Natas


Fábrica de Natas

Eu sei, não é exatamente “só” um Café, mas é tão gostoso e lindo que merece estar nessa lista, sim. Gosto tanto que até já fiz um post só pra ele, que você pode ler aqui:

http://aspasseadeiras.com.br/fabrica-da-nata/

 

O mais legal é que ele fica em um lugar bem estratégico. Depois de caminhar bastante na Baixa e pelo Rossio, uma paradinha estratégica em um lugar tão lindo e gostoso vai recarregar as baterias do corpo e da alma. Leia o post mas não deixe de parar na mini fábrica, logo na entrada, à esquerda, para ver as fornadas dos Pastéis de Nata, saindo quentinhas do forno… OMG, só de lembrar me dá vontade! 

Onde? Praça dos Restauradores 62 -68

cafés que amamos em Lisboa

Casa dos Ovos Moles


Casa dos ovos moles

Aqui, o café, mais uma vez, é puro acompanhante. Claro que você vai querer provar algum(ns) dos doces conventuais oferecidos pela casa. Nós adoramos conhecer mais sobre os doces típicos de cada região, lendo os painéis na entrada do pequeno (mas charmoso) Café, quase ao lado do Parque da Estrela.

cafés que amamos em Lisboa

Queijadas de Belém


Queijadas de Belém

Sim, já sei o que você pode estar pensando: em Belém, tem os Pastéis de Belém! Claro que sim, e você vai encontrá-lo aqui também. Mas existem outras opções charmosas, e o Café/Restaurante Queijadas de Belém é um deles. A esplanada é tentadora, mas não deixe de dar uma espiadinha do lado de dentro pra ver a deliciosa decoração azul. Servem almoço, lanches e, é claro, café.

Onde? Rua Belém, 1

cafés que amamos em lisboa

Pois, Café


Pois, Café

No coração da Alfama, bem pertinho da Sé fica o Pois, Café. Passando em frente a gente quase  não vê que por trás da porta acortinada existe ali um charmoso e aconchegante Pois, Café. Lugarzinho gostoso e frequentado por Lisboetas da gema, gente que fica ali lendo livro, jogando conversa fora, curtindo a vida.

Onde? Rua de São João da Praça 93-95

cafés que amamos em Lisboa

Cafetaria do Museu Nacional do Azulejo


Cafetaria do Museu do Azulejo

Eu não nego que sou fã do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. Já fiz post contando os detalhes de nossa visita por lá e um dos motivos é a Cafeteria do Museu. Ela é linda, com seus painéis de azulejo azuis e branco. Um encanto de lugar, perfeito para recarregar as baterias depois de passear pela cidade.

Onde? Rua Madre de Deus, 4

cafés que amamos em lisboa

Manteigaria


Manteigaria

Sim, eu sei. Outro lugar onde o café é coadjuvante, mas é tão gostoso acompanhar o pastel de natas da Manteigaria com uma bica fumegante (o café expresso) que ficaria impossível não mencionar. O original fica no Chiado, pertinho do café A Brasileira, mas agora podemos aproveitar essas delícias também no Time Out Mercado da Ribeira. 

Onde? Rua do Loreto, 2

Cafés que amamos em Lisboa

Café A Brasileira


A Brasileira

É outro clássico imperdível para quem visita a cidade. Ao menos merece uma paradinha para aquela foto turística ao lado da estátua de Fernando Pessoa. O café é de qualidade e mais barato se tomado no balcão do que se sentado, bem ao estilo europeu.  Como contei lá em cima, reza a lenda que o nome BICA veio daqui!

Onde? Rua Garrett, 120

cafés que amamos em Lisboa

Pastelaria Versailles


Pastelaria Versailles

Mais um Café mega tradicional em Lisboa, estrategicamente localizado em frente à uma estação do metrô. Tem uma pequena esplanada na calçada mas o melhor é ficar lá dentro e curtir a decoração clássica e o agito do lugar. Serve almoço, doces e lanches, além do tradicional café.

Onde? Av. da República 15-A

cafés que amamos em Lisboa

Pastéis de Belém


Pasteis de Belém

Supra sumo da tradição em Lisboa, a famosa Casa dos Pastéis de Belém é outra visita obrigatória. Você tem a opção de ficar na fila para comprar os doces e levar para casa ou então pode entrar na imensa pastelaria (a gente não tem noção de como é grande lá dentro), sentar confortavelmente e apreciar a iguaria mais famosa de Portugal enquanto degusta um café. Bom né? :-)

Onde? Rua Belém 84-92

_________________________________________________

 

Veja aqui sugestão de roteiro para conhecer o bairro Príncipe Real em Lisboa

 

Veja aqui sugestões de hospedagem para famílias, em Portugal, testadas e aprovadas por nós

 

Pensando em morar em Portugal? Leia nossas dicas aqui

 

Leia aqui sugestões de passeios bate-volta desde Lisboa

 

Aqui nossas dicas de passeios em Lisboa

 

Dicas no Alentejo

 

Dicas no Algarve

 

Dicas na Costa Vicentina

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Gelateria Amorino - As Passeadeiras 4 de setembro de 2017, 19:52 comentar

    […] 15 Cafés que amamos em Lisboa […]

  2. Fúlvio Pinto 24 de outubro de 2017, 01:04 comentar

    Vou anotar tudo pra bater cartão quando eu for! huahuahua

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!