Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

 

É a voz da terra ansiando pelo mar”

Fernando Pessoa.

 

É assim que a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau define o seu principal – e mais delicioso produto: o pastel de bacalhau recheado com queijo Serra da Estrela.

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

 

Conheci a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau assim, meio que por acaso. Durante um passeio com a família pela Rua Augusta, em uma fria tarde de janeiro, chamou nossa atenção aquele cartaz imenso, na esquina de um sobrado, que mostrava um pastel (bolinho) de bacalhau aberto ao meio, de onde caía devagar um suculento queijo derretido. Era de dar água na boca.

 

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

 

Entramos por pura curiosidade e não resistimos ao que vimos lá dentro. O ambiente pequeno, tem no andar térreo um balcão onde são feitas as encomendas, que devem ser pagas primeiro, no caixa. Você pode optar por comer ali mesmo, no andar de cima, onde existem 3 ou 4 mesas somente. Pode também optar por sentar nas mesas do lado de fora, em plena agitação da Rua Augusta olhando o belo Arco ou, finalmente, pode pedir embrulhado para levar.

 

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

 

Seja lá qual for sua escolha, não deixe de espiar ao fundo da loja a pequena fábrica de pasteis de bacalhau, onde a simpática funcionária mostra como faz os bolinhos famosos (pasteis, aqui em Portugal) e ainda sorri para as câmeras.

Em um dia quente, um imperial cai muito bem como acompanhamento, mas você pode pedir um vinho, um vinho do porto, um refrigerante, suco ou água. Para dizer a verdade, pode comê-los puro mesmo, que não fará mal algum. O pastel de bacalhau é uma iguaria interessante, nada delicada. Ao contrário, tem um sabor forte e marcante. Na minha opinião, sua melhor característica além do sabor marcante é o fato que não há um traço sequer de gordura, apesar de ser frito.

 

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

 

Aliás, as frituras parecem ser a especialidade portuguesa. Os portugueses dominam a arte de fazer quitutes fritos que ficam sequinhos e crocantes.

No caso da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, o pastel vem ainda por cima recheado do saborosíssimo queijo Serra da Estrela.

O Queijo Serra da Estrela é um queijo português, nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal em 2011. É feito com leite de ovelha, e tem denominação de origem controlada. É um dos mais antigos e famosos queijos portugueses, presente nas mesas desde há muitos séculos.

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

 

_________________________________________

 

Procurando hospedagem em Lisboa? Veja aqui as ofertas com cancelamento gratuito:

Booking.com

 

_________________________________________

 

Leia aqui outras lugares deliciosos em Lisboa:

 

Gelateria Amorino

 

15 Cafés que amamos em Lisboa

 

Veja aqui sugestão de roteiro para conhecer o bairro Príncipe Real em Lisboa

 

Veja aqui sugestões de hospedagem para famílias, em Portugal, testadas e aprovadas por nós

 

Pensando em morar em Portugal? Leia nossas dicas aqui

 

Leia aqui sugestões de passeios bate-volta desde Lisboa

 

Aqui nossas dicas de passeios em Lisboa

 

Dicas no Alentejo

 

Dicas no Algarve

 

Dicas na Costa Vicentina

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Diogo 10 de janeiro de 2018, 12:08 comentar

    Esse pastel é horrível! É o legítimo caso de comida feita pra turista! Não recomendo! Aliás, não recomendo nenhum restaurante que fique na Av. Augusta, exceto a Fábrica do Pastel de Nata! Não caiam nessa roubada!

    • Claudia Bins 10 de janeiro de 2018, 17:49 comentar

      Nossa, que pena que você não gostou. É a primeira pessoa que conheço que tem essa opinião. Eu adoro! Ah, também adoro a Fábrica do Pastel de Nata, apesar de preferir a Manteigaria.

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!