Chapada dos Veadeiros com crianças

A Tatiane Gallas é minha amiga e editora do blog Mãe de Guri e Guria e foi passear com a família na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e conta pra gente hoje como foi. Morri de vontade de levar as gurias lá! obrigada Tati querida, por compartilhar com a gente esse passeio cheio de natureza:

Oi gente!

A pedido da Claudia, escrevi esse texto sobre nossa pequena viagem à Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Um lugar lindo, de paisagem exuberante!

Para quem acha que viagens que tem muitas trilhas em meio a natureza é cansativa e perigosa para crianças, digo que é uma aventura gostosa e que é só escolher os lugares mais apropriados para ter a companhia dos pequenos. Nós fomos e adoramos!

Ficamos somente dois dias e por isso uma pesquisa prévia na internet ajuda muito. Pesquise os lugares, os atrativos, as dificuldades e chegando ao local converse também com o pessoal da pousada, eles sempre  tem boas dicas.

Ficamos hospedados na pousada da Fazenda São Bento, em São Jorge, por ser mais rústica e ter mais contato com a natureza. Na fazenda São Bento, estão localizada as cachoeiras Almécegas I e II e a São Bento. As duas primeiras visitamos logo que chegamos:

Chapada dos Veadeiros

Família: Manu, Davi, Tati e Vagner na cachoeira Almécegas I

Chapada dos veadeiros

Almécegas I – linda! (vista do mirante)

A  Almécegas I é a cachoeira mais bonita da propriedade, com queda d’água de 45m. Sua trilha tem grau médio de dificuldade e no ponto mais alto possui um mirante. As crianças encararam o percurso numa boa, mesmo com muitas subidas e descidas. No caminho fomos apreciando a vegetação, as pedras e brincando muito. Em alguns trechos que consideramos mais perigosos, o marido levou o Davi no colo. O lugar é maravilhoso e a queda d’água da cachoeira lembra um véu de noiva. Mesmo com a água gelada, Manu não se intimidou, já o Davi é mais cauteloso e só quis molhar os pés.

Foto3

Manu nas piscinas que se formam na cachoeira Almécegas II

Foto4

Almécegas II

A Almécegas II também é linda, tem uma queda de 8 metros e um grande poço para banho.  Bem pertinho dela tem uma grande parte com águas bem rasas onde as crianças podem aproveitar bastante.

Como é uma propriedade privada, é preciso comprar ingresso para visitar essas cachoeiras. As Almécegas I e II tem o valor de R$ 30,00 por pessoa (preço para as duas) e a São Bento R$ 10,00.

À noite fomos jantar no centro de Alto Paraíso que fica bem pertinho. Lá tem alguns restaurantes, pizzarias e lojinhas, o lugar é bem tranquilo.

No segundo dia fomos conhecer a cachoeira São Bento e o Vale da Lua:

Chapada dos veadeiros

Nada de cansaço pós caminhada, só diversão.

Foto6

Cachoeira São Bento

A cachoeira São Bento possui uma trilha de mais ou menos 200m, de fácil acesso. Possui uma piscina natural e queda de 6 metros. Davi adorou tomar banho numa bem rasa.

Vale da Lua: lugar incrível

O Vale da Lua é um lugar incrível que tem rochas esculpidas pelo rio São Miguel e que lembram a lua. Esse lugar é visita obrigatória para quem vai até a Chapada, é místico, energizante e muito lindo! As crianças adoraram a geologia, parece que estamos pisando na lua. A trilha até o vale é fácil, mas quando chegamos perto das rochas vai ficando mais complicado. É preciso muito cuidado porque tem diferentes alturas e vários feixes de abertura. O local mais apropriado para o banho é a piscina 3. Indico levar chinelos pois tem umas pedrinhas bem pequenas na água que incomodam um pouco, tantos os adultos quanto as crianças. Não sei se é por causa da época que fomos, mas a água é como as das cachoeiras, bem gelada. Por ser um dos locais mais conhecidos da Chapada, estava bastante movimentada. Na entrada do Vale, tem uma estrutura com lanchonete e banheiros. A visitação sai por R$ 20,00 por pessoa, sendo que crianças de até 7 anos são isentas.

Chapada dos Veadeiros

A recompensa depois de uma trilha: banho refrescante no vale da lua

Vale lembrar:

De maio a setembro/outubro é o período de seca, onde não chove e o ar é mais seco. Faz muito calor.

De novembro a abril é o período chuvoso, onde a paisagem está mais verde e os rios volumosos.

Leve lanches para as caminhadas, ainda mais com crianças, e água.

Leve chapéus, repelente e protetor solar e, lógico, roupas para banho.

chapada dos veadeiros

Café da manhã da fazenda, uma delícia!

Chapada dos veadeiros

Pausa para um descanso rápido e pose para fotografia! Paisagem linda da Chapada. (Davi, Manu e eu)

Espero que tenham gostado! E obrigada Cláudia, pelo convite a escrever esse post, também somos “passeadeiros”.

Beijos,

Tatiane Gallas
@maedegurieguria

__________________________________________

Procurando Hotel na Chapada dos Veadeiros?

Se você curte o blog e quer ajudar para que possamos continuar fornecendo informações e dicas bacanas de passeios por aí, clique no banner localizado na lateral direita dessa página ou clique abaixo:

Booking.com

Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e nós ganhamos uma pequena comissão.

__________________________________________

Leia sobre outras viagens com crianças aqui no blog: