Como ajudar seu filho a ser mais inteligente

Como ajudar seu filho a ser mais inteligente (2)

Não é de hoje que a gente sabe que é preciso falar com crianças de forma carinhosa e que ler é um dos principais estímulos que uma criança pode receber para o desenvolvimento de seu potencial. Além disso, é uma maneira barata e muito eficaz de como ajudar o seu filho a ser mais inteligente.

A leitura é tão importante que em 2015 a Sociedade Brasileira de Pediatria, em parceria com a Fundação Itaú Social e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal lançou a campanha “Receite um livro: Fortalecendo o desenvolvimento e o vínculo”, que tem como objetivo mobilizar pediatras em todo o país a estimularem pais e mães a lerem para seus filhos desde a gestação.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo da Silva Vaz, é preciso que os pais e cuidadores leiam para as crianças. A leitura estimula o aumento das conexões cerebrais, o que possibilita às crianças se tornarem adultos mais inteligentes e articulados.

ler ajuda seu filho

Poesias e histórias rimadas estão entre as favoritas aqui

Poesias e canções também trazem benefícios, mais uma vez, desde a gestação. O ditado antigo não diz que “quem canta seus males espanta”? Pois ajuda a espantar alguns males comuns que rondam as gestantes. Cantar acalma, alegra e funciona como um meio de comunicação lúdico e prazeroso com o bebê. 

O psicobiólogo Ricardo Monezi, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp diz: “A voz da mãe é a primeira música que a criança ouve, é quase um mantra e, como tal, tem plena capacidade de acalmar. Dentro do útero, o som é percebido pelo corpo todo através das vibrações, assim como uma pedra que atinge a água e gera movimentos contínuos.”

Existem estudos que mostram que crianças agitadas se acalmam com uma música que ouviam quando estavam ainda na barriga da mãe e eu mesma comprovei o fato nas duas gestações que tive. Sempre gostei de cantar… e de falar! Falo pelos cotovelos e sempre conversei com minhas meninas, desde a barriga. O resultado foi muito positivo e percebido ao longo do desenvolvimento delas. 

Ambas se acalmavam quando eu cantava ou conversava com elas. Mas o que falar para um bebê? Qualquer coisa, desde que a entonação seja suave e carinhosa. Você pode ler uma revista de moda, o jornal do dia, a página de esportes. Pode cantar sua música favorita, pode conversar com o bebê como se fosse um adulto. Segundo Evélio Cabrejo, linguista da Universidade de Sorbonne, na França, não importa se repetirmos a mesma história várias vezes. O benefício está na comunicação contínua. “O bebê não escuta a mesma história sempre… ele está exercendo a memória”.

Pesquisando sobre o assunto, achei uma cena ótima no filme Três Solteirões e um Bebê, de 1987 (eu sei, muito antigo né?), onde o ator Tom Selleck lê uma revista de seu interesse com voz e entonação próprias para agradar a bebê Mary. Ele chega a dizer que o conteúdo não importa, mas sim a maneira de ler. Fofo, né?

Mas como Ajudar seu filho a ser mais inteligente?

Aproveite os tantos recursos que temos disponíveis e leia para seus filhos, netos, sobrinhos, alunos… Hoje em dia temos oportunidades ímpares de acesso gratuito ou muito barato a livros de histórias infantis. A Fundação Itaú, todos os anos, distribui livros gratuitamente, entregues em casa. Basta acessar https://www.itau.com.br/crianca/ e pedir sua coleção. A de 2015 já acabou, mas fique atento para as notícias durante o ano de 2016.

Ler ajuda seu filho

Coleção Itaú Criança de 2015

Outra fonte de livros quase de graça são as livrarias e sebos de livros usados, em sua cidade. Procure e verá que com poucos reais você conseguirá livros em muito bom estado. Se tiver acesso a livros digitais, existe uma profusão de opções gratuitas na internet. Você poderá ler no celular, no tablet ou no computador.

Alguns exemplos aqui:

como ajudar seu filho a ser mais inteligente

Bibliotecas públicas são opções bacanas de passeio

Se seus filhos são maiores, estimule-os a ler. Passeie com eles em livrarias da cidade, participe das sessões de contação de histórias, que são gratuitas nas livrarias, dê livros de presente, invente estórias, leia para eles, crie um ritual. Ao fazer isso, você estará aumentando o vínculo entre vocês, criando memórias inesquecíveis de momentos especiais que ficarão em suas lembranças para sempre e ainda por cima estará ajudando as crianças a criarem sinapses (conexões) mentais, o que os ajuda a ficarem mais inteligentes. 

como ajudar seu filho a ser mais inteligente

Nas Feiras e Sebos sempre tem boas ofertas

Diz pra gente se você costuma ler para as crianças, se tem algum livro ou história favorita aí nos comentários. A gente ama ouvir!

Conhece nosso livro As Passeadeiras em um feriado na serra gaúcha? Lá contamos uma viagem à serra gaúcha em forma de poesia, damos dicas de passeios e contamos um pouco da cultura local visitando lugares diferentes e muito divertidos. 

Aproveite para seguir nossas redes sociais e use a hashtag #AsPasseadeiras para compartilhar passeios e livros infantis. Beijo das Passeadeiras

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

1 Comentário

  1. Circe Palma 6 de janeiro de 2016, 12:40 comentar

    Adorei o site. Muitos assuntos interessantes. Parabéns.
    Artigos importantes e esclarecedores.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!