Como alugar apartamento pelo Airbnb

Morar em Portugal (2)

Para alugar apartamento pelo Airbnb, Homeaway ou Booking, ou outro site de aluguel de temporada qualquer, você deve pesquisar muito e usar algumas dicas que são fundamentais para evitar roubadas. Sobre essas dicas valiosas e também sobre nossa experiência com o Airbnb que trataremos no post de hoje. 

De algum tempo para cá os aluguéis de temporada tem sido nossa principal escolha para as viagens. Tenho como hábito sempre procurar o melhor custo-benefício como alternativa de hospedagem e levo em consideração uma série de critérios, que mostrarei aqui para vocês.

Primeiro quero dizer que já alugamos apartamentos no Brasil e também no exterior, e seja por sorte ou por termos nossos critérios para os aluguéis já bem definidos e testados, nunca tivemos problemas (aleluia!). Também já testamos o Booking e o Homeaway, além do Airbnb.

Algumas dicas são comuns para todos os sites de aluguel de temporada, independentemente de onde ou qual época você precisa fazer a locação. 

5 Dicas genéricas para alugar um imóvel em sites de temporada

1. A primeira dica é a antecedência. Quanto antes você conseguir planejar sua viagem, mais vai economizar. Fizemos o teste várias vezes, consultando o mesmo imóvel ao longo do período e não tem jeito. A medida que a data da locação se aproxima, o preço aumenta. É fato.

2. Pesquise a localização no Google Maps. Todos os sites mostram, se não o endereço exato, o bairro ou a região onde está localizado o imóvel. Abra o mapinha da localização no site e depois encontre alguma rua qualquer. Com o nome dessa rua, vá ao Google maps e procure os pontos que são importantes para você. Os pontos que eu procuro são sempre:

  • mercados
  • acesso a transporte público (metrô, ônibus)
  • pontos turísticos ou de interesse na região

3. Use os filtros para buscar o imóvel ideal para você. Eu sempre começo pelo preço e vou acrescentando os filtros aos poucos. Aqui é a parte mais chatinha, pois nem sempre nos damos conta do que é importante. Ou então, usamos filtros demais, muito restritivos, que acabam resultando em quase ou nenhum imóvel. A dica aqui é começar aos poucos e ter flexibilidade. Você deve levar em conta o período que vai ficar no imóvel e o que pretende fazer. Por exemplo, se vai ficar uns três dias, vai precisar de máquina de lavar roupa e louça? Provavelmente não, então não marque esses itens nos filtros. Vai estar com carro e precisa de estacionamento ou garagem? É inverno, vai precisar de aquecimento/ar-condicionado? É verão? Pense em tudo o que você precisa de verdade e no que pode abrir mão. Outro exemplo, elevador. Você precisa carregar malas pesadas? Se escolher no filtro elevadores, pode estar descartando um apartamento térreo, em um edifício sem elevador, que pode ser ótimo! Veja mais abaixo detalhadamente como usar os filtros. Daí passamos para a próxima dica.

4. Faça simulações com os filtros. No exemplo acima, peça “com elevador” e veja os resultados. Depois peça “sem elevador” e avalie novamente. E assim por diante, para todos os critérios que forem importantes para você. Sim, dá trabalho, mas é a única forma de você garantir o melhor resultado possível!

5. Quando encontrar o imóvel que lhe agradou mais, leia TODAS as avaliações. Sério, eu leio todas mesmo. Chego ao ponto de usar o Google Translator quando está em uma língua que não entendo. Porque faço isso? Porque ali temos a chance de conhecer a experiência de quem já se hospedou no imóvel. Mas porque todas, Cláudia? Porque as vezes, o que é importante para uma pessoa, não é para outra. Porque ali podemos ver reclamações e como elas foram (ou não) atendidas. Porque tem coisas que a gente nem imagina e que outros hóspedes contam. Mais abaixo vou listar alguns exemplos para ficar mais fácil.

 

Passando das dicas genéricas, vamos agora ao Airbnb e como foi nossa experiência:

Como alugar apartamento pelo Airbnb

Como já contei aqui no blog, estamos morando em Portugal desde março de 2017. Antes disso, viemos em férias, em dezembro de 2016 e ficamos 45 dias. durante esse período de férias viajamos por todo o país e nos hospedamos em hotéis, albergues e alugamos apartamentos. Quando viemos morar, resolvemos alugar apartamento de temporada no início, por algumas razões que listo aqui:

Porque alugar apartamento ou casa de temporada?

1. O apartamento de temporada é totalmente mobiliado, podemos escolher o que julgamos mais necessário e, no caso de novos imigrantes, chegamos ao país com uma casinha “já montada”, com lençóis, travesseiros, copos, talheres, louça e até material de limpeza dentro. Ou seja, é um conforto enorme, ainda mais para quem vem com crianças, chegar e não precisar sair correndo para montar uma casa. É claro que isso vale para férias também, caso você queira experimentar a vida local, tendo uma casinha ao invés de ficar em um hotel. 

2. Morar em outro país que você só conheceu como turista pode não ser bem aquilo que você imagina. Em outras palavras, você não tem como saber antes, se vai gostar mesmo de morar ali. Se seus filhos vão se adaptar na escola, se você vai fazer novos amigos com facilidade, se a cidade é o que você espera, ou não. Então ao alugar um apartamento de temporada você não cria vínculos extensos que te prenderão caso você queira mudar de planos. Flexibilidade é a palavra-chave aqui. É claro que isso tem um preço. Para ter esse conforto e flexibilidade, você vai pagar mais do que se alugasse um apartamento não mobiliado com um contrato de aluguel de maior prazo, fiador, etc. Em compensação, terá tudo montado e as contas (água, luz, internet, condomínio, gás, etc) vão estar incluídas no seu aluguel. Ou seja, você não terá outras despesas com moradia. É questão de avaliar bem o custo x benefício. No nosso caso, optamos por aluguel de temporada durante os primeiros meses e, depois, procuramos um imóvel mais permanente, assim que soubermos com mais certeza que é aqui que queremos ficar mesmo.

3. Você pode optar por um imóvel que tenha cancelamento flexível. Olhando as regras do Airbnb, todos os pedidos são canceláveis. O que varia é o tempo para o cancelamento e eventualmente alguma multa. Mas você sempre poderá cancelar a reserva em caso de mudança de planos.

4. Para aluguéis de longo prazo (mais de 1 mês) você pode optar por parcelar o pagamento. Foi o que fizemos com o nosso apartamento em Portugal. Pagamos uma taxa no ato da reserva e os pagamentos seguintes foram mensais.

5. Se você estiver no Brasil e seu cartão de crédito for brasileiro, vai pagar a fatura em reais, convertidos no caso de o local do aluguel ser no estrangeiro.

6. Você pode cozinhar, o que torna a viagem mais barata. Por exemplo, não temos o hábito de jantar, fazemos lanche, então para nós é muito bom ter uma cozinha para o café da manhã e para o lanche da noite.

como alugar apartamento pelo airbnb

Símbolo do App do Airbnb

O que é preciso para alugar um imóvel pelo Airbnb?

  1.  Baixar o aplicativo no seu celular ou acessar o site do Airbnb pelo PC
  2. Fazer seu cadastro
  3. Ter um Cartão de Crédito
  4. Disposição e paciência para encontrar seu imóvel ideal

 

Comece fazendo seu cadastro no Airbnb. Quando abrir escolha a opção cadastre-se. Pode se cadastrar usando o Facebook, o Google + ou seu email.

alugando apartamento pelo airbnb

Depois você deve preencher o local, o período que procura e a quantidade de hóspedes. Estou planejando uma viagem a Paris, então vou colocar aqui as telas como exemplo (no PC):

Escolha o destino e as datas de início e fim. Repare que os dias com pontinhos verdes indicam maior disponibilidade de acomodações:

como alugar apartamento pelo airbnb

Começando a pesquisa por imóveis em Paris

Escolhi de 27 de agosto (check in) a 03 de setembro (check out). O próximo passo é escolher o número de hóspedes. Coloquei 4 e é preciso especificar se adultos ou crianças (de 2 a 12 anos). Depois, clique em Aplicar:

como alugar apartamento pelo airbnb

Especificando o número de hóspedes

A seguir, ele mostra o mapa com a localização dos imóveis disponíveis à direita da tela, com o valor das diárias e à esquerda a lista dos mesmos, com os detalhes:

como alugar apartamento pelo airbnb

Mapa de ofertas

Repare que se você clicar o mouse sobre algum dos pontos com os preços das diárias no mapinha, ele vai te mostrar uma prévia das fotos do imóvel. Isso é muito bom porque você pode decidir ali mesmo se quer continuar a pesquisar aquele imóvel ou não. Clique nas setas à esquerda ou à direita da foto para ver outras fotos do imóvel:

como alugar apartamento pelo airbnb

Prévia das fotos no mapa de ofertas

 

Bom, agora que você já se familiarizou com a interface do Airbnb, então é a hora de você começar a usar os filtros. E não se assuste, ele vai começar mostrando tudo o que tem no local naquele período. Você vai ver preços altos ali. Mas tenha fé! Comece então com o filtro de Preço, na faixa de preço que está disposto a pagar. Tudo bem se você não tiver ideia. Veja no gráfico que ele apresenta qual a faixa de preço viável (com ofertas de imóveis dentro do preço que você pode/quer pagar):

como alugar apartamento pelo airbnb

Faixa de preços das ofertas

Agora você precisa movimentar os círculos no gráfico, de forma a ajustar o menor preço e o maior preço que você quer pagar:

como alugar apartamento pelo airbnb

Ajustando a faixa de preços

No exemplo, escolhi a faixa entre 29 e 135 euros. Lembre que quanto mais barato, provavelmente mais longe ou em piores condições, mas não custa ver, não é? Vai que…

Clique em Aplicar. Ele vai refazer a pesquisa e trazer as ofertas dentro da faixa de preço escolhida. Pronto, agora não vai ter apartamento de 500 euros a diária para você ver! :-)

Resultado da pesquisa com filtro de preço

Resultado da pesquisa com filtro de preço


Como utilizar os outros filtros

 

Tipo de acomodação: Casa inteira (o espaço é todo seu durante o período locado);  Quarto inteiro (se você vai sozinho ou de casal pode ser uma ótima opção. É alguém que tem um quarto extra e quer fazer uma grana. Você usa o quarto e compartilha banheiro, cozinha, sala). Quarto compartilhado dispensa explicações. É quase como um hostel ou albergue. Você vai compartilhar o quarto com outras pessoas. Escolha o tipo preferido e clique em Aplicar.

como alugar apartamento pelo airbnb

Escolha o tipo de acomodação que está procurando

Reservas instantâneas: O próximo filtro é para ofertas com reservas instantâneas. Isso acontece porque existem anfitriões que querem avaliar antes se querem ou não alugar para você, por vários motivos. Um deles é que conforme o período do aluguel, por exemplo, eles podem te dar um desconto. Por outro lado, com reservas instantâneas é aquilo ali e pronto. Cabe a você decidir o que é melhor. Normalmente o filtro pré-configurado é o de sim, reservas instantâneas.

como alugar apartamento pelo airbnb

Reservas Instantâneas

Outros filtros: Esse é super importante e você deve analisar bem, conforme a sua necessidade. Por exemplo, para nosso apartamento em Cascais, por 3 meses, os filtros que utilizamos foram:

  • 2 ou 3 quartos
  • Estacionamento/garagem
  • Máquina de lavar roupa
  • Máquina de secar roupa
  • Elevador
  • Itens básicos incluídos (toalhas, lençóis, travesseiros, etc)
  • Localização

Agora você deve pensar no que realmente vai precisar . Por exemplo, se você vai ficar uma semana só, precisa de máquina de lavar roupa? Se não vai ter um carro, não vai precisar de garagem, certo? Vai com pouca bagagem e é jovem, precisa de elevador? A questão aqui é que quanto mais critérios utilizar, menos ofertas terá e maior será o preço. Por isso, seja flexível nos critérios que pode ser flexível e estude bem as possibilidades. Na dúvida deixe sem marcar e analise depois as ofertas. Vamos aos outros filtros então:

Quartos e camas: escolha a quantidade de camas que precisa. Por exemplo, durante férias e por pouco tempo, eu aceito que as meninas dividam um sofá cama, para terem uma ideia. Mesma coisa para o número de banheiros. Agora, você não precisa escolher nada e simplesmente deixar ele trazer as ofertas, sem restringir nada, assim você pode escolher depois se gosta ou não.

Superhost: Esse também já vem marcado e eu acho importante. Quer dizer que os anfitriões são verificados e tem ótimas notas.

Comodidades: Clique na opção ver todas as comodidades antes de qualquer coisa. Ele vai listar as opções para você escolher. Aqui, mais uma vez, seja criterioso mas flexível. Veja o que é realmente imprescindível e deixe sem marcar as coisas que não são tão importantes.  Se você não tem certeza, deixe sem marcar e veja depois.

Instalações: Mesmo caso anterior. Aqui entre o estacionamento, elevador, piscina, etc… Por exemplo, para os aluguéis que fizemos no verão eu marquei piscina. No inverno, não era necessário.

Regras da casa: Aqui você pode optar por locais que aceitem animais, permitem fumantes e/ou permitem eventos.

Guia de bairros: Você pode marcar os bairros de sua preferência, se for o caso.

Idioma do anfitrião: Pode marcar o idioma de sua preferência para comunicação com o anfitrião, se estiver alugando em outro país.

como alugar apartamento pelo airbnb

Quando terminar de ajustar os filtros clique em Ver Casas. Ele vai mostrar o resultado da pesquisa novamente.

Aqui outra dica. Mais uma vez aparecerá no mapinha as opções que se encaixam nos seus critérios de pesquisa. Se você posicionar o mouse sobre o mapa e “andar” para cima ou para baixo, ou para os lados, o mapa vai atualizar com as ofertas da nova região. Isso é bom para você ver a variação de preços por bairro, por exemplo. Se você der zoom, a mesma coisa.

Aqui é importante você conhecer um pouco da cidade onde vai se hospedar. Olhe o Google Maps antes, veja onde estão localizadas as atrações que quer visitar, veja os acessos ao transporte público. Isso vai te ajudar na hora de escolher seu imóvel.

Para fins do nosso exemplo aqui, escolhi um apartamento, de 75 Euros a diária em uma localização que me pareceu boa. Repare que quando você clica no imóvel, o balãozinho correspondente a ele fica colorido no mapa. Assim você sabe onde ele fica localizado:

como alugar apartamento pelo airbnb

Em seguida abre-se outra janela, com os detalhes do imóvel. Marquei em vermelho os pontos importantes para prestar a atenção neste momento:

como alugar apartamento pelo airbnb

Itens para prestar a atenção ao alugar imóvel pelo Airbnb

Normalmente eu olho primeiro a avaliação e o preço. Repare que neste caso há um desconto semanal, ou seja, se você ficar 7 noites ou mais vai ter desconto. Há taxa de limpeza, taxa de serviço e impostos também. Isso é normal. O Airbnb sempre vai cobrar uma taxa de serviço, afinal eles não prestam o serviço de graça. Os impostos variam de local para local, assim como a taxa de limpeza.

Depois de olhar isso, eu passo para as fotos. Veja tudo o que puder, repare nos detalhes e, se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao proprietário. Há uma opção no site para isso, logo abaixo dos comentários. Você também pode colocar esse imóvel na Wish List, caso deseje montar uma lista para comparar mais tarde entre vários imóveis:

como alugar apartamento pelo airbnb

Revise todas as características do imóvel, novamente, e confira se tem tudo o que você precisa. Revise as regras de cancelamento e os detalhes do pagamento. Finalmente, leia os comentários. Todos se puder. Você vai encontrar as mais variadas opiniões, mas o que você procura mesmo são os problemas mencionados pelas pessoas que já alugaram lá. Analise os problemas, veja se são importantes para você. Procure verificar se há respostas por parte do proprietário. Veja a data do comentário e verifique se os comentários com data posterior repetem a reclamação (isso vai indicar se foi ou não corrigida).  Se não ficar convencido, pergunte ao proprietário. Se os comentários forem em outras línguas, há a opção de traduzir para o português, como mostra a foto abaixo, com 2 exemplos de comentários diferentes também:

Airbnb (15)

Percebem porque é importante ler o maior número de comentários possível? Somente com esses dois eu ficaria em dúvida de alugar este apartamento. É preciso ter mais opiniões.

Finalmente, quando você decidir, basta clicar em Pedir para Reservar. Você vai confirmar os dados e o cartão de crédito. Se a reserva for instantânea você vai receber uma confirmação do pedido e o recibo da cobrança, se for imediata ou o detalhamento da cobrança, se for parcelado.

Eu sei que parece longo e complicado, mas na verdade não é. Uma vez que você comece a pesquisar e a se familiarizar com a maneira de buscar e analisar os imóveis vai ver que tudo fica mais simples. Nós tivemos ótimas experiências até agora, seguindo esse método e nos próximos posts vou contar um pouco sobre cada apartamento que alugamos assim. Também farei um post contando como é alugar um apartamento pelo Booking e também pelo Homeaway.

Você já alugou algum imóvel pelo Airbnb? Como foi sua experiência? Conte para nós aí nos comentários e se curtiu o artigo compartilhe com os amigos!

airbnb (6)

Leia nossos artigos com dicas para quem quer morar e passear em Portugal:

 

Veja aqui outras sugestões de hospedagem para famílias, em Portugal, testadas e aprovadas por nós

Pensando em morar em Portugal? Leia nossas dicas aqui

Leia aqui sugestões de passeios bate-volta desde Lisboa

Aqui nossas dicas de passeios em Lisboa

Dicas no Alentejo

Dicas no Algarve

Dicas na Costa Vicentina

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. […] Como alugar apartamento pelo Airbnb […]

  2. […] fazendo o “sacrifício” de viajar de férias, já que só teremos um apartamento, alugado via Airbnb, em setembro. Achei interessante mostrar as duas experiências, a do aluguel de temporada e a do […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!