Como é morar em Aveiro

Como é morar em aveiro
Mariana é da Paraíba e desde o ano passado mora em Aveiro com a família e hoje conta aqui para nós como é morar em Aveiro, cidade que amamos muito e que agora também faz parte da série sobre Morar em Portugal aqui no Blog As Passeadeiras.
 
Agradeço muito à Mariana por ter aceitado participar e convido todos a ler os outros posts da série e aviso que todas as fotos neste post são de autoria da Mariana, publicadas originalmente em seu instagram @mari_boop.

 
Como é morar em aveiro

Mari Carneiro em Aveiro

 

Como é morar em Aveiro

Por Mariana Carneiro
 
 
Me chamo Mariana Carneiro, tenho 33 anos (até dia 22 de julho. rs), sou paraibana, casada há 8 anos, mãe de Aécio (de 7 anos) e moramos desde outubro de 2017 em Aveiro. Sou publicitária, Consultora de negócios (www.instagram.com/empreendedoraspelomundo), Empreendedora Digital, Assessora de comunicação (www.aparelhodeideias.com.br), Produtora artística e cultural, organizadora de eventos, Blogger (www.maedoano.com.br) e Social Media.
 
Inicialmente, pensamos em morar no Porto, mas, logo de cara, percebemos que não era o que buscávamos, já que queríamos mudar de vida e morar numa cidade mais tranquila (eu, se pudesse, iria para uma vila no meio do mato). A outra opção era Aveiro, pois meu marido tinha passado no mestrado na Universidade da Cidade. Assim que conhecemos, já ficamos encantados. Aveiro é linda, tranquila, apesar de turística, e com muitos parques verdes e espaço para as crianças brincarem. Tem tudo que é necessário, como mercados (grandes e pequenos), teatro, restaurantes, lojas. Mas peca num ponto crucial: transporte público. Para se locomover dentro da cidade, além dos táxis, só existem os autocarros, que, apesar de parecer ser bom (ainda não usamos) não é muito fácil de entender sua logística e tem horários bem restritos. Ainda não temos UBER, nem metros. Temos comboios, mas ligam somente algumas cidades. Por isso, optamos por morar no centro para podermos fazer tudo a pé, já que não temos carro. 
As escolas são boas, mas, infelizmente, não estão dando conta da quantidade de crianças, por isso, conseguir vaga tem sido uma luta. Assim como os arrendamentos, que estão cada vez mais escassos, além de bem caros. Mas, mesmo assim, o custo de vida, pelo que pesquisamos, ainda é melhor do que muitos lugares.
 
 
Como é morar em aveiro

Mariana e Aécio

 

Nossa experiência com a escola em Aveiro

 
Sobre escola, nossa! Isso é um capítulo a parte. Rs
Bom, não foi fácil… Quando fomos tentar matricular, já disseram que não tinha vaga e preenchemos uma ficha. Nos ligaram no outro dia dizendo que uma criança tinha sido transferida de uma escola e era a única vaga que tinha na cidade (é uma escola que não é muito longe de casa, mas não era a que queríamos, nem era a mais perto), então, não tivemos muita escolha, matriculamos e ele começou a estudar no outro dia.
Ele se recusava a realizar algumas tarefas e a brincar com as crianças da sua sala, só queria se relacionar com as crianças bem mais velhas (como sempre foi). E isso acarretou em alguns problemas, como bullying e brigas, por exemplo, além de conflitos com a professora e a falta de atenção dele começou a gerar problemas para a turma. Enfim, foram dias bem difíceis, tivemos que ir a escola algumas vezes, conversar, principalmente, por causa do bullying e das brigas constantes. Quanto ao desenvolvimento e aprendizagem, nunca tivemos do que reclamar e ele sempre teve boas notas.
Outro problema é a alimentação. De início, ele se recusava a comer e, como a escola tentava obrigava-lo a comer, ele tentava se defender e, muitas vezes, batia nos funcionários. Então, a escola pediu para pegarmos para o almoço, o que fizemos, mas, depois, não era mais possível e tentamos novamente fazê-lo comer na escola, o que ainda não está solucionado, mas ele tem tentado e experimenta, pelo menos. Continuaremos com esse processo no próximo ano (espero que ele se acostume um dia).
E estamos, desde que matriculamos, tentando mudar de escola, mas, como não há vagas, é muito difícil. Também vamos continuar nesse processo.
 
Como é morar em aveiro

Entardecer em Aveiro

 Sobre trabalho em Aveiro

Hoje, estou sem trabalhar fora, pois precisava me dedicar ao pequeno, por isso, estou focando nos meus projetos e trazendo algumas coisas que fazia no Brasil para cá, pesquisando o mercado e tentando entender o que daria certo ou não. Nosso maior desafio é conseguir gerenciar bem o dinheiro que se ganha aqui, porque se vive com muito pouco, então, é preciso também se adaptar ao estilo de vida e o que ele pode ou não nos proporcionar. O mercado de trabalho aqui é muito voltado para o turismo e as fábricas (que existem ao redor da cidade), mas na nossa área que é de comunicação é quase inexistente.
As pessoas costumam ser amigáveis, em sua maioria, apesar de existir, sim, preconceito, principalmente, com relação ao mercado de trabalho. Mas aqui há muitos brasileiros, temos grupos no facebook e no Whatsapp e tem sempre ajuda, encontros e etc.
Fizemos coisas certas e erradas desde que chegamos, mas, se eu pudesse, teria me programado melhor com relação ao dinheiro para trazer e ficar um pouco mais tranquilos. Acabamos que tivemos que começar a procurar emprego assim que chegamos e a pressão é muito grande, por isso, não aproveitamos nada ainda (mas a hora vai chegar!)
 
 
Como é morar em aveiro

Obrigada Mari! Um prazer ter você aqui!

 

A vida em Aveiro

 
Eu acho Aveiro muito parecida com a minha cidade natal, João Pessoa (principalmente, a JP de uns 10/15 anos atrás), em vários aspectos: é uma cidade calma, tranquila, com mercado de trabalho com muitas possibilidades para serem exploradas, com uma vertente turística e uma cidade onde as pessoas ainda estão descobrindo seu potencial.
 
 
_______________________________
 
 

Quer ler mais coisas sobre morar em Portugal? Veja os posts abaixo:

 

Leia aqui os posts no blog sobre diferentes tipos de visto para morar em Portugal

Leia aqui todos os posts no blog sobre Morar em Cascais

Leia aqui dicas para alugar/comprar apartamento em Cascais

Leia neste post os detalhes sobre nossa experiência na escola particular em Portugal

Como é morar em … Todos os posts sobre como é morar em várias cidades em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Mudamos para Portugal. E como ficou minha vida, como mãe?

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras.

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

 

_____________________________________ 

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de um dia em Sintra pelo Centro Histórico

Mercado Medieval de Óbidos – Para viver um dia de princesa

Uma visita à Évoramonte – uma pérola no Alentejo

10 lugares para visitar na Primavera em Portugal

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Conheça o Tease Cais do Sodré

15 cafés que amamos em Lisboa

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!