Como é o Colégio Europa em Cascais

colegio europa cascais
Natália é colaboradora assídua aqui no blog, e já compartilhou aqui dicas preciosas sobre vistos e também sobre a vida em Portugal. Convidei então Natália para contar como é o Colégio Europa, em Cascais, onde morou e onde suas filhas estudaram.
 

Como é o Colégio Europa em Cascais

Por Natália da Gama
 
 
Sou Natália da Gama, mãe de 2 meninas,  mudei para Portugal em 2016 e residi em Alcabideche/Cascais no ano de 2016/2017.
 
O Colégio Europa, é uma instituição privada, situada em Cascais (cidade), na Pampilheira próximo aos Bombeiros Voluntários. É uma escola pequena ( 1 turma por “idade”), familiar, com boa estrutura, com conteúdo pedagógico que atendia os meus requisitos de mãe e próximo das atividades que já estava acostumada,  com excelente interação entre as crianças de diferentes culturas ( brasileiros, portugueses, russos, franceses etc.), auxiliares, professores e direção.
 
Podem conhecer mais por meio do sitio eletrónico: http://www.colegioeuropa.pt/home/ e da página do facebook deles.
 
Observei  um excelente direcionamento da equipe docente e não docente e alunos felizes. Não é dos Colégios mais baratos, digo, do que os visitei esta na média ( em torno de 350 E sem alimentação e extras).
 
 
colegio europa

Colégio Europa. Foto: ColegioEuropa.pt

  
 
O Colégio Europa, tem desde o pré – escolar ao 2º ciclo. No período que chegamos, em fevereiro 2016, não conseguimos vagas no pré – escolar  e nem IPSS. Assim, resolvi, pesquisar todas as escolas que conheci pelo google na região para  as idades de 3 e 5 anos e conversar pessoalmente com cada coordenação. Fui sempre muito bem recebida pela direção, docentes e auxiliares. Fizemos um tour pela escola, conhecemos o projeto pedagógico, conversamos com a direção e agendamos uma reunião com as docentes. No dia da reunião com a coordenadora e professoras, colocamos questões sobre o nosso medo de adaptação ( ex: obstáculos linguísticos, tempo estendido, nova cultura), medo do bullying, da rotina  e do que estava acostumadas, sai de lá satisfeita e segura de que entregaria as minhas filhas a profissionais capacitados. As turmas do pré escolar são subdivididas por idade, fato, que notei diferença do pré escolar das escolas publicas que as turmas são mistas de 3 a 6 anos.
 
 
colegio europa

Van escolar própria. Foto: colegioeuropa.pt

 

 
 O Colégio Europa foi decisivo desde o atendimento por telefone  ao atendimento presencial, a clareza dos serviços, limpeza, estrutura física e pedagógica e principalmente de observar a alegria e interação dos alunos.
 
O horário escolar é um dos melhores da região e funciona inclusive nos períodos de férias escolares como ATL  (Atividades de Tempo Livre ou Colônia de Féria) para os alunos e também possui carrinha ( van escolar) de leva e traz própria.
 
colegio europa

As filhas da Natália com os amiguinhos. Foto: @natalialgama

 

Matrícula

 
A matrícula pode ser feita em qualquer época do ano, no nosso caso, foi feita fora de época e aceite sem qualquer intercorrência, inicialmente apresentamos passaportes, cartão de vacinas, documentos dos pais, NIF das meninas, posteriormente, entregamos outros documentos exigidos. Há taxa de matrícula e taxa extras caso queira (alimentação, férias, prorrogação de horário).
  
 A interação com Colégio Europa e a alimentação funciona por email, um cardápio feito por nutricionista, adaptada a alérgicos  e disponibilizado aos pais tanto por email quanto no sitio eletrónico. Caso não queira aderir ao almoço/lanche da escola pode enviar de casa, ou seja, você não é obrigado a aderir a taxa de alimentação.
 
Obviamente, no inicio tivemos problema da mais velha negar a  aceitar a alimentação da escola, principalmente as regionais, unicamente, pela questão do paladar quanto aos peixes e bacalhau o que aos poucos foi sendo contornada sem agressividade, ameaças e deixando a vontade para experimentar.
 
colegio europa

Páscoa na escola. Foto: @natalialgama

 

Atividades extra-classe

 
Dentro do plano pedagógico para pré escolar há atividades como psicomotor, inglês e informática. Para atividade extra – classes, como esporte ( judô, ballet, ginástica, futebol), são pagas a parte e realizadas na própria escola que dispõe de piscina e ginásio poliesportivo.
 
É um Colégio que também realiza passeios extra-classes, com inserção cultural e ambiental, além de oferecer no período de férias passeios diários.
 

Material escolar e uniformes

 
A lista de material encontra-se no site da escola, não é uma lista exaustiva, é o básico e necessário. O uniforme é obrigatório, compra na escola, basicamente é uma  T-Shirt e ou camisa polo de manga longa, saia jeans ( ganga) com meia calça ( collant)  ou jeans, casaco ou pullover com a logo da escola. Há uniforme a parte para Educação Física.
 
O feedback diário e a interação de todo o corpo docente e não docente. A avaliação do pré escolar é feita trimestralmente e posteriormente os pais recebem o dossiê do que foi realizado e é marcada uma reunião individual com a professora para explicar como anda o desenvolvimento.
 
Tenho somente elogios e como foram essenciais nessa adaptação.
 
Não escolha a escola pelo preço. Visitem, conversem, tirem as dúvidas e observem as crianças. Passem no horário de chegada, intervalos e saídas.  Levante as suas dúvidas, esclareça sempre.
 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Tem alguma pergunta para a Natália? Deixe aí nos comentários! Compartilhe! Talvez possa ajudar quem pensa em morar aqui ou recém chegou. Sempre é bom saber a opinião de quem está no país a algum tempo!

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Leia toda a nossa série sobre Morar em Portugal, com depoimentos de gente que mora em várias cidades do país

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

4 comentários

  1. Elianderson Moraes 9 de abril de 2018, 12:43 comentar

    O que a fez escolher uma escola privada e não uma pública?

  2. Natalia Gama 9 de abril de 2018, 14:15 comentar

    Elianderso Moraes, optei inicialmente pela privada pois não tive opção da pública. Não havia vagas para nenhuma das duas.
    Atualmente, ambas estudam na escola pública.

  3. Cintia Nunes Barbosa 25 de junho de 2018, 01:08 comentar

    Boa noite, Natália e Claudia!
    Adorei o post! Vamos em março do ano que vem para Cascais mesmo, e como temos um filho de 3 anos minha grande preocupação é com a adaptação escolar dele.
    Como são os horários normais das aulas? É período integral ou tem opção de turno da manhã ou tarde?
    Obrigada mais uma vez por todas as dicas de vcs! São preciosas! Já estamos ansiosos para a mudança!
    Beijos Cintia

    • Claudia Bins 25 de junho de 2018, 10:23 comentar

      Oi Cintia, tudo bem?
      Normalmente os horários são integrais, entre 8:00 ou 8:30 até as 16:00 ou 16:30, tendo possibilidade de períodos estendidos.
      Quanto ao período de adaptação, é questão de conversar. Em escola particular tudo fica mais fácil;

      Abraço e boa sorte!

      Claudia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!