Como é o voo Azul para Portugal

Voo Azul

Desde que viemos morar aqui em Portugal, já voamos por três companhias. A primeira foi a Lufthansa, cuja experiência contei aqui. Depois voamos Azul e TAP. Para quem não sabe, em 2016 a empresa brasileira Azul comprou 40% da portuguesa TAP e desde então partilham algumas rotas. 

Contei aqui como é voar TAP, direto de Porto Alegre para Lisboa, e hoje vou contar como é o voo da Azul, que parte de Viracopos, em Campinas.

A maior vantagem (para quem mora em Porto Alegre como nós) é o voo direto da TAP. É cansativo, sim, mas é um só voo. No entanto, vou começar contando que gostei muito do aeroporto de Viracopos e achei super tranquila a escala por lá. Mas conto todos os detalhes a seguir:

 

Como é o voo Azul para Portugal

 

Comprando os bilhetes

Como sempre fazemos, procuramos as melhores tarifas através do Google Flights e como temos flexibilidade de datas, sempre procuramos o dia mais barato dentro do período buscado.

Decidido o dia, entramos no site da Azul, preenchemos os dados e voilá, tudo certo. Recebemos o email de confirmação e na mesma hora marcamos os assentos.

O processo foi bem simples e rápido. Assim que recebi o código da reserva, entrei no aplicativo e marquei nossos assentos. Aqui vale ressaltar que foi possível marcar assentos gratuitamente, diferente da TAP, onde a tarifa mais econômica não permite marcação de assentos.

 

Leia aqui como é o voo TAP direto de Porto Alegre à Lisboa

 

Como sempre, perto da data do embarque eu verifico novamente os horários dos voos, pois às vezes acontece de mudarem as grades e os horários. Tudo certo, um dia antes da viagem fiz o nosso check-in pelo aplicativo e no dia seguinte fomos para o aeroporto 3:00 antes da partida.

Eu gosto de chegar com bastante antecedência!

 

Leia aqui como é voar com a Lufthansa e fazer uma escala de 10 horas em Frankfurt antes de ir para Lisboa

 

Como é o voo Azul para Portugal

No terminal da Azul em Porto Alegre

 

Check-in e voo até Campinas

O terminal da Azul, em Porto Alegre é o terminal do antigo aeroporto Salgado Filho. É importante não confundir para não seguir até o novo aeroporto e correr o risco de se atrasar. Sendo menor e com menos voos, é bem mais tranquilo.

Chegamos no balcão para despachar as malas e foi preciso reacomodar algumas roupas de uma mala para outra, porque eles foram bastante rígidos na pesagem. Deu um baita trabalho, mas deu tudo certo. Era a nossa mudança para Portugal, então levamos 8 malas grandes mais 4 mochilas de mão. Ufa!

Com os cartões de embarque, sentamos para um café e últimos momentos com a família, antes de embarcar para Campinas, onde trocaríamos de aeronave com destino à Lisboa. Nossas malas foram direto à Lisboa. 

O voo foi rápido, até Campinas e serviram refrigerante/suco e petiscos.

 

Como é o voo Azul para Portugal

Voo Porto Alegre – Campinas

 

Escala em Campinas

Foi a primeira vez que pousamos no aeroporto de Viracopos e, para mim, foi uma grata surpresa. Acostumada com o caos de Guarulhos, o aeroporto de Campinas é um oásis. Amplo, limpo, novinho e bem vazio até, foi super tranquila a escala por lá.

Escolhemos um restaurante na praça de alimentação (bem organizadinha, por sinal), almoçamos e tivemos tempo suficiente até para um café.

Depois seguimos até o portão de embarque e ficamos fazendo tempo nas lojinhas da área de Tax Free, onde compramos óculos de sol em promoção.

 

Azul (6)

como é o voo azul para portugal

Aeroporto de Viracopos, em Campinas


 

Embarque

O embarque foi bem organizado e mesmo com o voo cheio, não demorou muito. Com os assentos no centro do avião, como sempre optamos, fica fácil de organizar as meninas. Sentamos um em cada ponta com as meninas no meio e sempre funciona bem. 

Levei alguns itens de entretenimento como livro para pintar, livro para ler, baralho de cartas e dominó. 

 

como é o voo azul para portugal

O avião Azul para Lisboa


O Voo

O voo foi super tranquilo. Cada poltrona tem monitor individual e o catálogo de filmes era variado e bem atual até.  Na hora do jantar as aeromoças entregaram um pequeno menu, com as opções do jantar, que eram lasanha e massa. Comida de avião é aquilo, né? Não estava ruim, mas eu nunca consigo achar muito bom… kkkk.

Também não consigo dormir, por melhor que seja o assento. Dormir sentada não é comigo!

As meninas dormiram um pouco, Juju consegue dormir mais por ser menor e ficar em cima de mim. Já eu… vejo todos os filmes possíveis, leio meu livro, deleto fotos antigas do celular e rezo para o tempo passar rápido.

De manhã, serviram o café da manhã em uma caixinha. Era um sandwich quente, suco, café e fruta.

 

Azul (3)

Como é o voo Azul para Portugal

Duas opções de jantar

Como é o voo Azul para Portugal

Café da manhã


Imigração

Já entramos em Lisboa três vezes no último ano e todas as vezes foi bem tranquilo. Demorado, mas tranquilo. Depois de horas de voo a gente só quer chegar logo no hotel ou em casa, não é? Ainda mais quando viajamos com crianças.

Felizmente as meninas estão bem descoladas e chegamos com tranquilidade, apesar do cansaço.

Azul7

 

Conclusão

Eu gostei muito do voo da Azul. Acho que, no caso de Porto Alegre, o voo direto pela TAP tem vantagens e desvantagens. São quase 12 horas dentro de um avião e isso é muito cansativo. Por outro lado é pá-pum. Você não fica entrando e saindo de voo.

Por outro lado, com a parada foi em Campinas e foi muito tranquila, também é bom esticar as pernas, respirar um ar puro, comer algo…

Enfim, acho as duas opções boas e quando compramos para voltar ao Brasil em dezembro passado o que contou mesmo foi o cust0 x benefício e os horários dos voos para nossa decisão.

 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Tem alguma pergunta? Deixe aí nos comentários! Compartilhe! Talvez possa ajudar quem quer viajar também. Sempre é bom saber a opinião de quem já teve essa experiência!

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

Pensando em viajar e não sabe por onde começar? Leia aqui dez dicas de como planejar uma viagem, com dicas de organização e economia e aqui 15 dicas para viajar de avião com crianças.

 

Leia aqui o que As Passeadeiras aprenderam viajando, que foi parte de uma blogagem coletiva que fizemos ano passado com vários blogueiros de viagens.

 

Já pensou em levar a família para fazer um intercâmbio familiar? Nós fizemos nos Estados Unidos, foi uma experiência fantástica e contamos tudo aqui!

 

Leia aqui qual documentação é necessária para viajar com crianças.

 

Veja aqui sete dicas de como arrumar as malas para viajar com crianças.

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas

 

Vistos para morar em Portugal

 

Não sabe por onde começar? Veja aqui 4 dicas práticas para morar em Portugal

 

Checklist antes da mudança – o que não pode esquecer

 

Cheguei, e agora? Checklist depois da chegada

 

Dicas para alugar apartamento em Cascais

 

Todas as dicas sobre morar em Cascais – Com escolas, mercados, comprar carros, documentos…

 

Como é morar em Braga?

 

Como é morar na Grande Lisboa?

 

Como é morar no Porto?

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!