Creches e Infantários em Cascais – Público x Privado

Creches e Infantários em Cascais

Desde que chegamos a Portugal nossa rede de amizades vem crescendo muito e isso é maravilhoso. Ter oportunidade, a essa altura da vida, de conhecer pessoas que possivelmente nunca encontraríamos se continuássemos a viver em Porto Alegre é um dos tantos benefícios de ter mudado para cá.

Com tantas amigas queridas vivendo em lugares diferentes de Portugal e do mundo, com tipos de visto diferentes, com filhos estudando em escolas diferentes, pensei que seria muito legal iniciar uma série aqui no blog, só com guest posts, ou seja, amigas(os) que gentilmente aceitaram escrever aqui e deixar seu depoimento, contando sobre suas experiências em morar fora. 

Simone é uma dessas amigas queridas, que para nossa sorte também é blogueira e tem um Instagram maravilhoso, o @encontrodemamaes. Simone é brasileira, tem cidadania portuguesa e mora em Cascais, com sua linda família formada por duas meninas lindas e mais uma a caminho e hoje conta pra gente sua experiência com creches e escolas para suas filhas, de 5 e 3 anos.

Simone querida, obrigada por aceitar nosso convite e seja muito bem-vinda sempre que quiser compartilhar coisas bacanas aqui no blog.

Bela na Escola Pública

Bela na Escola Pública


Creches e Infantários em Cascais – Público x Privado

Por Simone Souza

 

Esses dia publiquei no meu canal do youtube um vídeo relatando minha experiência com as escolas públicas e privadas aqui de Portugal, e a Claudinha me convidou para fazer um post sobre o assunto aqui para o As Passeadeiras… e fiquei super feliz com convite.

Pra quem não me conhece, sou Simone, mãe da Isabela de 5 anos e da Marina de 3 anos. Moro em Portugal desde Junho de 2017 e assim como todas as mães, minha maior preocupação era com a escola e adaptação delas.

Pois bem…chegamos, mas durante o planejamento de nossa viagem, eu estava tão preocupada com a parte burocrática, que esqueci de me programar para a coisa mais importante para quem faz uma mudança dessas com os filhos: a Data de Início das aulas.

As aulas iniciam em setembro. Cheguei em Junho,  o que fazer com duas crianças durante 3 meses em casa? Para a mais velha consegui uma colônia de férias, que aqui se chama ATL (Atividades de Tempo Livre) e praticamente todas as escolas particulares tem e você pode pagar por semana.

Bem, Isabela no ATL, um problema a menos. Hora de buscar escola pra ela. Desde que viemos para cá, já sabíamos que a Isabela seria matriculada em uma Escola Pública. Pesquisamos muito e queríamos que fosse assim. Mas não é tão fácil como parece. Alguns procedimentos precisam ser seguidos e vou dar umas dicas aqui pra ajudar as mães que estão se planejando pra esse momento.

 

Sala da Marina na Escola particular

Sala da Marina na Escola particular

 

MATRÍCULA

O período de matrícula nas escolas é entre abril e maio. Algumas até meados de junho. Para matricular seu filho em uma escola pública, não é somente ir na escola com os documentos e fazer a matrícula. Você precisa ir no agrupamento das escolas mais perto de sua residência (para saber qual é, vá na Junta da Freguesia de onde você mora que eles informam) e lá sim que você faz a matricula.

Lá eles vão te dar um formulário para preencher e você precisará indicar 3 escolas em ordem de preferência para você matricular seu filho.

Portanto, se você pretende colocar seu filho em uma escola pública, pesquise muito sobre as escolas ao redor de onde você vai morar. Aqui existem escolas públicas excelentes e outras não tão boas assim.

Você também tem a opção de escolher uma escola público perto do seu local de trabalho (ou do seu cônjuge).

Com o formulário preenchido, você deve entregar os seguintes documentos (além do próprio formulário):

  • Cartão cidadão, ou título de residência ou passaporte do pai, mãe e do filho.
  • NIF (é como se fosse o CPF daqui e quem tem cartão cidadão já tem essa informação nele.)
  • Número de Utente (saúde), para quem tem cartão cidadão esse número também já consta lá.
  • Carteira de vacinação. No agrupamento onde fiz a matrícula da Isabela, aceitaram a do Brasil, pois eu ainda não havia feito a transcrição para o boletim de Portugal.
  • Boletim de saúde. Levei o livro rosa da maternidade que consta todas as informações de peso, altura e inclusive as vacinas.
  • Cópia do seu escalão caso você tenha. Se você tiver inserido em algum escalão, você ganha desconto e até isenção de almoço e lanche. Caso não tenha, não se preocupe, você pode tirar com calma e entregar depois.
  • Comprovativo de Morada ou do local de trabalho (ou um outro Isso vai depender onde você quer que seu filho estude: se perto de sua residência ou local de trabalho).
  • Caso seu filho tenha alguma necessidade especial, é preciso levar um relatório do médico.
  • 2 fotografias.
  • E se seu filho estiver no primeiro ano em diante é preciso o Histórico escolar apostilado.

LEVAR ORIGINAIS E CÓPIAS DE TODOS OS DOCUMENTOS.

 

Pronto, matrícula feita. Agora é aguardar que em Julho, eles divulgam no agrupamento a relação de Alunos x Escola e você precisa ir lá conferir em qual escola seu filho foi matriculado.

No caso da escola particular, os documentos são praticamente os mesmos e a matrícula é feita na própria escola. Recebo muitas perguntas no instagram , de como proceder se chegar fora do período de matrícula.

Na escola particular é mais fácil. Se tiver vagas, basta fazer a matrícula sem maiores problemas. Caso não tenha, você pode procurar outra que lhe agrade.

Na pública, você precisa ir no agrupamento verificar qual é a escola que tem vaga. Provavelmente as melhores já estarão lotadas e eles vão indicar em qual deve ser feita a matrícula.

Com Marina na Escola

Com Marina na Escola

A busca pela creche da Marina

 

Aqui são tantas coisas acontecendo juntas que estipulei um lema: um problema de cada vez.

Bela devidamente matriculada, vamos a etapa 2. Buscar uma creche para a Marina.

A Marina eu não tive muita opção. Tinha que ser em creche particular. Aqui só existem creches particulares ou co participadas em que você paga uma parte e o governo outra. Mas normalmente elas são bem concorridas e a fila é grande. As escolas públicas só são garantidas a partir dos 5 anos de idade.

Como Marina precisava conviver com outras crianças era hora de arregaçar as mangas e procurar uma creche pra ela. Mas a oferta de creches particulares aqui são muitas. Muitas mesmo. Então para não enlouquecer, tive que estabelecer alguns critérios.

Como saí do Brasil cansada de trânsito e buscando qualidade de vida, meu principal critério foi localização, depois empatia após algumas visitas e depois preço.

Achei uma creche centenária. Isso mesmo. A creche tem 101 anos. Mas não se preocupem. Como a oferta de creche é muito grande, sempre vai ter uma que você goste.

Diferente do Brasil que você paga pelo tempo contratado 6 hs,(10 hs, 12 hs, , etc…) aqui todas são creches de tempo integral. Pelo menos as que visitei. Normalmente você pode deixar a criança a partir de 7:30/8 horas e buscar até às 17:00/ 18 horas.

Almoço e lanche você pode contratar o da escola ou mandar de casa. Os preços variam entre 320 e 380 euros com o almoço.

Bela na saída da Escola Pública

Bela na saída da Escola Pública

ESCOLA PÚBLICA x ESCOLA PARTICULAR

 

A escola pública é boa? Tem que pagar alguma taxa? A particular é melhor?

Uma coisa que eu enfatizei muito no vídeo é que cada experiência é única. Só vamos saber tentando. O que posso garantir é, nem todas as escolas públicas são boas. Por isso a importância de pesquisar.

Como me mudei recentemente, precisei mudar Marina de creche. Por ela ter dois anos, ela não pode ir ainda para uma escola pública. A partir dos 3, talvez eu consiga vaga na escola da Isabela (por ela ter irmã lá).

A creche da Marina é EXCELENTE, mas (é particular) e pago um preço por isso….e sinceramente, não vejo muita diferença para a escola da Bela, por isso, assim que ela fizer 3 anos, vou lutar por uma vaga na escola da Isabela.

E sim, eu amo a escola da Isabela (outra coisa que muito me perguntam no instagram). De uma a duas vezes por mês ela tem passeios com a escola. Ou um teatro ou um ponto turístico, ou um museu. Bela conhece mais Lisboa do que eu.

Bela foi muito bem acolhida. Fez amizade fácil. Se adaptou super bem. Evoluiu e amadureceu muito nesses 9 meses e grande parte dessa mudança foi graças a escola que não a trata como um bebê e já ensina nossos miúdos a serem independentes desde cedo.

 

Para ver o vídeo em que relato minha experiência com as escolas, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=VNOP0eAv3ZI

 

Simone Souza, mãe da Isabela de 5 anos, da Marina de 2 anos e Grávida de mais uma menininha.

Criadora do BLOG: www.encontrodemamaes.com.br
Instagram: @encontrodemamaes
FACEBOOK: Encontro de Mamaes
YOUTUBE: Encontro de Mamães

__________________________________________________

 

Gostou do post? Compartilhe! Talvez possa ajudar quem pensa em morar aqui ou recém chegou. Sempre é bom saber a opinião de quem está no país a algum tempo!

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

 

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!