Morar em Cascais: Dicas para alugar apartamento

dicas para alugar apartamento

Dia 22 de julho fez quatro meses desde que chegamos à Portugal, para morar. Durante este período fizemos tantas coisas, vivemos tantas experiências diferentes, conhecemos lugares, pessoas, comidinhas. Aprendemos sobre a história, geografia, economia e muitas outras coisas a cerca deste país que, a cada dia, se revela mais encantador.

No post de hoje vou fazer um resumão de algumas dicas de como alugar apartamento por aqui, via imobiliárias. Além disso, lembro que estamos, atualmente, “sem teto”, fazendo o “sacrifício” de viajar de férias, já que só teremos um apartamento, alugado via Airbnb, em setembro. Achei interessante mostrar as duas experiências, a do aluguel de temporada e a do aluguel convencional. Este post vai focar na questão da busca pelo imóvel, através de imobiliárias.

 

Leia aqui nosso checklist de coisas  para fazer antes de mudar de país

 

e aqui dicas de como alugar um apartamento pelo Airbnb

 

Chegamos em março, em plena primavera portuguesa e fomos direto ao nosso apartamento alugado via Airbnb, na região da Costa da Guia, em Cascais. De cara preciso dizer que não poderíamos ter escolhido local melhor para iniciar nossa vida em Portugal. Cascais é linda, limpa, tem um clima maravilhoso, seco. É super fácil de se locomover, tem tudo o que precisamos em termos de infra-estrutura e, o melhor, muito perto de Lisboa, de Sintra e de ótimas praias.

dicas para alugar apartamento em cascais

Pôr-do-sol na Costa da Guia, em Cascais


Dica #1: Onde alugar?

Conheça Cascais:

Antes de continuar, preciso esclarecer que Cascais é um Concelho e, como tal, é maior que a Freguesia de Cascais. Acho importante explicar pois enquanto eu procurava apartamento tive muitas dúvidas a esse respeito. (reproduzo aqui um texto que publiquei no Instagram As Passeadeiras:

“Portugal é dividido em Distritos, Concelhos e Freguesias. As freguesias são as menores divisões administrativas de Portugal, diferente do Brasil onde o município é a menor unidade político-administrativa. As freguesias, em Portugal, são  governadas por uma Junta de Freguesia. Cascais é um Concelho dentro do Distrito de Lisboa. O Concelho de Cascais, por sua vez, tem 6 Freguesias: Carcavelos, Parede, São Domingos de Rana, Estoril, Alcabideche e Cascais.

Concelho de Cascais

Mapa do Concelho de Cascais (Fonte: Câmara Municipal de Cascais)

Pelo que percebi até agora, quanto mais próximo do litoral, a chamada “linha de Cascais“, mais alto o valor do aluguel. O litoral, no mapa acima, fica na parte de baixo. Assim, em média, as freguesias de Cascais, Estoril, Parede e Carcavelos são mais valorizadas que as de Alcabideche e S. Domingos de Rana. Sendo que Cascais e Estoril parecem ser mais caros. Claro que isso é uma generalização e depende do imóvel.

dicas para alugar apartamento em cascais

Centro Histórico de Cascais

Dentro de cada Freguesia ainda existem os bairros, que também tem suas diferenças em termos de valorização. Além dos bairros, as imobiliárias usam, as vezes, regiões ou parques ou sei lá qual o critério para nomear a região do imóvel. Em Cascais, os bairros muito valorizados, pelo o que percebi, são o Centro Histórico, a Costa da Guia e o Bairro do Rosário, todos bem próximos à linha litorânea. Daí nossa dificuldade em procurar apto sem conhecer essas minúcias. 

dicas de como alugar apartamento

Um pouquinho da linda Cascais

A dica então é usar muito o Google Maps para tentar localizar o imóvel da melhor maneira possível.  Normalmente o mapinha mostrado no site não diz qual a rua do imóvel.  Nós pegamos então uma rua qualquer que conseguimos identificar no mapinha do site e procuramos a rua no Google Maps, em seguida procuramos outros pontos que são importantes pra nós, como a distância da escola, mercados, estação de trem (em Cascais não tem metrô, só o trem e ônibus).

Dica #2: Nomenclatura

Diferenças de nomenclatura entre Brasil e Portugal

Outra dica são os termos de descrição do imóvel, bem diferentes do Brasil:

Morada = endereço.
– Número de quartos: T1, T2 ou T3 = 1 quarto, 2 quartos ou 3 quartos.
Rés do chão = térreo. 
Assoalhadas = – sala + quartos ( 3 assoalhadas = sala + 2 quartos).
Casa de banho, que pode ser completa ou social (lavabo) = Banheiro. Você poderá encontrar coisas do tipo casa de banho: 1 e 1/2 (quer dizer um banheiro e um lavabo)
Arrecadação = depósito (normalmente junto da garagem).
Estacionamento é diferente de garagem e de box. Estacionamento é um local demarcado na rua, não exclusivo. Ou seja, é público, ainda que normalmente em frente ao edifício.  Garagem é um local demarcado, dentro do condomínio, para o apartamento em questão. O box é uma garagem fechada, com porta.
Classificação energética é algo muito importante. “A” é a melhor que tem, indicando construção recente ou renovada com canalização e vidros duplos, normalmente. Significa que você vai gastar menos com eletricidade. Depois a B, a C, é assim por diante. C é o que mais encontramos e já é muito bom.
A melhor insolação é a sul, ao contrário do Brasil. O frio é a umidade vem do norte aqui.
Nível de reforma. As vezes o prédio é muito antigo, mas o apto foi “renovado “. É preciso cuidar o ano de construção e se houve renovação.  Tem muito imóvel muito antigo por aqui.”
Vista-mar:  Outra descrição que pode causar confusão. Como existem muitas colinas nessa região de Cascais, “vista-mar” não quer dizer próximo ao mar. Quer dizer que você enxerga o mar, mas pode estar há 3 ou maus km de distância.

Dica # 3: Mobília

Todos os apartamentos que visitamos vinham com a cozinha mobiliada, o que parece ser comum por aqui. Há poucos imóveis para alugar mobiliados (ou com mobílias aceitáveis).  Há de se considerar se vale a pena alugar mobiliado ou não, considerando que se for mobiliar é possível encontrar móveis bem em conta em lojas como IKEA, Conforama, etc. Há também a possibilidade de comprar móveis usados em bom estado, procurando na OLX ou mesmo em grupos do Facebook.

Dica #4: Nível de Reforma

O que mais encontramos foi apartamentos lindos, reformados, amplos e ensolarados em locais pouco agradáveis ou muito longe do litoral (por um preço razoável). Ou apartamentos pequenos, sem reforma, com classificação energética ruim, em locais ótimos com preços muito bons! :-(

É preciso muita paciência e tempo para encontrar um bom imóvel por um preço razoável. Na linha de Cascais, creio ser bastante aceitável dizer que os valores podem variar entre 800 e 1500 Euros para um T2 ou até T3, com 1 ou 2 casas de banho. Mais uma vez digo que tem de tudo por aí. Encontramos apartamento mobiliado com 2 casas de banho por 800 Euros, mas era um horror.

Dica#5: Imobiliárias

As imobiliárias que trabalhamos foram a Remax, A ERA e a Century21. Gostamos muito do atendimento da REMAX e foi por eles que fechamos negócio. A partir de novembro mudaremos para nosso apartamento na região de Parede, próximo a escola das meninas. 

Consideramos mais seguro procurar através de imobiliárias, que cuidam da papelada e burocracia, reduzindo os riscos e ajudando com a negociação. Há muitos corretores brasileiros, inclusive. Caso você precise, entre em contato através dos comentários ou por email que nós passamos uma indicação das pessoas que nos atenderam.

Dica #6: Requisitos

NIF, sempre, que é o equivalente ao CPF. Fiador ou pagamento de aluguel adiantado, dependendo da negociação. Já ouvi falar em demonstração de capacidade de pagamento (através do IR ou extrato bancário). Pelo que percebi, não há uma regra constante. Cada caso é um caso. Uma amiga propôs 1 ano de aluguel adiantado, por não ter fiador. Negociou o preço, reduzindo o valor do aluguel, por conta deste adiantamento e foi aceito. Negociação é a chave.

Dica 7: Contas

Também objeto de negociação. Pelo que percebi, o normal é que o condomínio esteja incluído no valor do aluguel, mas as outras contas como água, luz, gás, telefone, internet, … não. Pergunte para esclarecer e, caso o condomínio não esteja incluído, certifique-se que está pago até a data da entrega das chaves.

Dica 8: Considerações

Algumas coisas a considerar, que julgamos importantes: 

Para nós, é importante saber se o prédio tem elevador, caso o apartamento não seja térreo. Pensamos nas malas, nas compras, no nosso conforto, enfim. Como existem muitos prédios antigos, não é nada incomum encontrar apartamentos sem elevador. Bem-vindo à Europa!

A questão do andar do apartamento também deve ser considerada. Já vi muitas críticas a apartamentos térreos (ré-do-chão). Aqui é preciso cuidado. Existem apartamentos térreos que são acima da garagem, por exemplo. Que tem ótima insolação e, às vezes, até um pequeno pátio. São ótimos! O que eu olho é a ventilação, a luz, a insolação e se tem ou não umidade. Nosso apartamento alugado via Airbnb na Costa da Guia era rés-do-chão e era super ensolarado e arejado e com ótima localização. Então mantenha a mente aberta e vá ver com os próprios olhos, para não perder uma boa oportunidade. Lembre-se que em Portugal a melhor posição solar é a Sul e o lado mais frio é o lado norte. Um apartamento sem janelas para o lado Sul e leste será certamente bem frio e úmido no inverno.

Outro exemplo. Nosso apartamento novo, alugado via imobiliária, tem descrição de primeiro andar. Mas, na verdade, existe um apartamento abaixo do nosso que fica, ainda, acima da garagem. No meu ponto de vista, nosso apartamento fica no segundo andar, sendo que a garagem é no térreo. Entendem a confusão? Pois é…

Finalmente, cada bairro possui suas escolas. Uma vez tendo o contrato de aluguel (ou compra) você deve ir à Junta de Freguesia para pedir o comprovativo de morada. Com isso em mãos você pode solicitar vaga na escola pública de sua região, além de ir ao centro de saúde e solicitar seu número de utente (utilizador), para quando precisar de serviços de saúde.

Para compartilhar no Pinterest:

dicas para alugar apartamento em cascais

Espero que ajude, caso você esteja procurando alugar apartamento em Portugal. Se ficou com alguma dúvida, deixe aí nos comentários que teremos o maior prazer em tentar ajudar. E fiquem ligados nos próximos posts, que tem muito mais dicas a caminho!

Boa sorte e beijo das Passeadeiras!

 

Booking.com

 

 

____________________________________________

 

Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!

 

 

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

20 comentários

  1. Lucimar da Silva Moreira 1 de agosto de 2017, 14:27 comentar

    Cascais é um lugar muito bonito e encantador. Tem muitos lugares para se conhecer, alugar um apartamento é essencial, suas dicas vão ajudar muito, obrigada por compartilhar bjs.

  2. Mariana 2 de agosto de 2017, 16:42 comentar

    Estas são ótimas dicas! Gostei muito do post, bastante completo e informativo. :)
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

  3. Fernanda 2 de agosto de 2017, 18:49 comentar

    Olá Claudia,

    Que delícia são estas dicas, adorei! Tenho muita vontade de conhecer Portugal!! Vou anotar para quando for visitar o país.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

  4. Mulher Virtuosa By Vany 3 de agosto de 2017, 15:14 comentar

    Uauuu como Cascais é linda! amei conhecer, lugares lindos e maravilhosas arquiteturas!

  5. Analu Andrade 4 de agosto de 2017, 00:10 comentar

    Adorei as dicas ! Muito importantes pra quem quer alugar um apartamento

  6. Dayane Frazão 5 de agosto de 2017, 21:17 comentar

    Que lugar lindo
    as dicas foram maravilhosas
    amei seu post

  7. Maria 10 de agosto de 2017, 22:19 comentar

    Oi Claudia! Quanta dúvida eu tenho em relação a escolas e cidade para se morar em Portugal.
    Tenho 3 filhos, sendo 2 adolescentes, então preciso procurar uma cidade que os aluguéis não sejam tão caros e que tb seja bom pra idade deles.
    Estou pensando em Braga ou Guimarães, não sei ainda. Tenho muito tempo ainda pra pesquisar, uma vez que só iremos no final do ano que vem.
    Mas mesmo assim, vou sempre acompanhar suas dicas que são maravilhosas e bem detalhadas.
    Antes mesmo de saber a cidade em que iremos alugar, preciso saber o que é exigido para que minha mãe de 80 anos possa ir conosco (não sei se ela tb entra como familiar de cidadão europeu), uma vez que meu esposo e filhos tem dupla cidadania.
    Ja procurei em tudo q é lugar essa informaçao e não achei. Nem mesmo no site da SEF (la só diz até 65 anos).
    Se souber de alguma informação e puder me informar Claudia, eu agradeço!

    Obrigada!

    • Claudia Bins 11 de agosto de 2017, 20:45 comentar

      Oi Maria, puxa vida, que legal que vocês vem também! Tanto Braga quanto Guimaraes serão ótimas escolhas! Quanto à sua mãe, eu realmente não sei. Vou pesquisar um pouco, assim que terminar nossas férias e te digo por aqui, ok? Beijos e boa sorte!

      Clau

  8. Emerson 14 de agosto de 2017, 09:23 comentar

    Será que eu posso ir com visto de turista e chegando em Portugal eu posso resolver as outras questões pertinentes a minha permanência? A minha dúvida é: como eu chegarei com visto de turista e irei poder alugar casa, fazer matrícula em escolas e solicitar seguro saúde?

    • Claudia Bins 17 de agosto de 2017, 11:06 comentar

      Emerson, acredito que não vá conseguir matricular as crianças com visto de turista. Já alugar casa, se for pelo Airbnb, consegue. Por imobiliárias acho difícil. Melhor solicitar o visto ainda no Brasil, ainda mais se vem com crianças. Venha com a documentação certinha para evitar multas depois, que são bem altas, para regularizar. Além do quê, trabalho fica quase impossível de conseguir sem a autorização de residência.

      Boa sorte,

      Claudia

  9. Vania Ladeira Pinheiro 19 de agosto de 2017, 16:23 comentar

    Oi Claudia, que legal encontrar seu site!!! Eu e minha família (marido e 3 filhos de 10, 13 e 15 anos) mudaremos para Cascais no ano que vem, já com o Título de Residência em mãos. Enquanto isso, estou procurando escolas, mas não conheço ninguém lá para me dar umas dicas…
    Penso em escola particular e não sei se chegando em março ou abril ainda poderei fazer matrículas ou terei que esperar as férias.

  10. Claudia Bins 2 de setembro de 2017, 17:37 comentar

    Oi Vania, tudo bem? Seja bem vinda! Desculpe a demora na resposta, estava viajando em férias e fiquei um pouco afastada do blog. Olha, em relação às escolas, depende mesmo de cada uma. Veja o post http://www.aspasseadeiras.com.br/morar-em-portugal-4-dicas-praticas onde eu falo sobre escolas e outras coisas.

    Beijo e boa sorte!

    Clau

  11. […] Leia aqui dicas para morar e alugar apartamento em Cascais […]

  12. Carlos Alberto dos Santos 27 de setembro de 2017, 15:03 comentar

    Parabéns Cláudia pelo blog. Ótimas informações que, certamente, são muito úteis. Sou jornalista e professor universitário. Eu me aposentei e estou planejando ir morar em Portugal com minha esposa a partir de março de 2018. Já estou providenciando o visto de residência. Minha escolha é Cascais e acredito que terei uma renda mensal de cerca de 1.500 euros para viver. Minhas dúvidas: este é um valor suficiente? Qual região de Cascais você me indicaria para alugar um apartamento T2 e qual seria o valor médio do mesmo? Minha preocupação com a localização está ligada a segurança e serviços. Agradeço a sua atenção.

    Um abraço

    Carlos Alberto dos Santos

    • Claudia Bins 27 de setembro de 2017, 22:35 comentar

      Olá Carlos,

      Obrigada pelo comentário!
      Seu maior gasto mensal será mesmo com o aluguel. Como são 2 pessoas e se não forem muito extravagantes eu acredito que 1500 euros são suficientes sim. É mais do que ganha 50% da população do país. :-)Exitem muitos imóveis para alugar e depende mesmo em qual região de Cascais você quer viver. Como eu mencionei no post, quanto mais próximo ao litoral, mais caro, então fica complicado de lhe dar um valor médio. Meu conselho é já procurar nos sites das imobiliárias, para ter uma ideia do que você irá encontrar por aqui. A ERA, a REMAX, o site Idealizador, OLX, SAPO são os que olhamos antes de vir.
      Nós alugamos um airbnb antes de alugar um imóvel por mais tempo na imobiliária. Assim pudemos estudar com calma as regiões e procurar bem aquele que melhor atendia nossas condições; Pode ser uma boa medida para vocês também. Para você ter uma ideia, na linha (próximo ao litoral) encontramos apartamentos T2 e T3 entre 750 e 2500 euros/mês. A variação é enorme devido às condições do apartamento, ser ele mobiliado ou não, reformado ou não, etc… Fique em contato e se preferir, escreva para claudia.bins@yahoo.com.br e eu tento lhe ajudar mais, talvez indicando algum corretor ou algo assim.

      Abraço,

      Claudia

  13. Carlos Alberto dos Santos 2 de outubro de 2017, 20:40 comentar

    Cláudia,

    obrigado pela atenção e retorno. Vou entrar em contato com você pelo yahoo. Um grande abraço.

    C.Alberto

  14. Carla 23 de novembro de 2017, 00:16 comentar

    Oi Claudia! Nos mudaremos em junho de 2018. Eu e meu filho já somos cidadãos portugueses, e chegando aí faremos a autorização de residência e pedido de cidadania para meu marido. Já vimos escola, e agora em janeiro vamos conhecer de perto Cascais. Gostaria que você me passasse os contatos dos corretores. Tenho visto imoveis, todos muito caros e acredito que é melhor via Imobiliária. Desde já agradeço!!

    • Claudia Bins 23 de novembro de 2017, 10:07 comentar

      Olá Carla,

      Claro! Procure a Patrícia (+351 969 570 396), ou a Iris (WhatsApp: +55 13 98132-2228). Elas normalmente atendem quando a pessoa está em Portugal, mas como você vem em janeiro, pode tentar agendar algumas visitas já. 😉 Nós “ajudamos” os corretores, procurando nos sites Imovirtual, Sapo.pt, Idealista.pt,Imoportugal.pt, Era.pt, Century21.pt, REMAX.pt. Eu fazia uma lista dos que eu gostava e enviava para elas.

      Espero que ajude! Avise quando estiver aqui, marcamos um café! :-)

      Abraço e boa sorte!

      Claudia

  15. Carla 27 de novembro de 2017, 15:51 comentar

    Obrigada Cláudia! Avisarei quando chegar em definitivo, porque em janeiro vai ser punk de tantas coisas para fazer. Já tenho feito isso. Tenho visto imóveis, mas, como disse, todos bem caros. Vou continuar fazendo meu trabalho de formiguinha e fazer contato com suas indicações. Assim que me organizar em definitivo combinaremos um café com certeza! Obrigada.

    • Claudia Bins 27 de novembro de 2017, 16:38 comentar

      Muito bom, boa sorte Carla! 😉

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!