10 Dicas para planejar uma viagem

dicas para planejar uma viagem

Viajar por conta ou com a ajuda de um agente de viagens requer um mínimo de planejamento e, pensando em ajudar quem não tem muita experiência, listamos aqui 10 dicas para planejar uma viagem em família.

Existem infinitas formas de viajar e a primeira coisa que uma pessoa deve pensar ao iniciar o planejamento de uma viagem é no estilo de sua família. Existem famílias que são bem agitadas, curtem a noite, mesmo com crianças, não param quietas e estão sempre em movimento. Existem aquelas famílias gourmet, que curtem bons restaurantes, querem provar novos sabores e fazem questão de visitarem locais que proporcionem esse tipo de experiência.

Existem também aquelas famílias praianas, que curtem esportes aquáticos ou adoram simplesmente calor, verão, sol e mar. Algumas famílias adoram camping, outras amam resorts e assim por diante. Enfim, a lista é imensa! Vamos as dicas então:

10 dicas para planejar uma viagem

1. Conheça sua família

Pense como é seu marido/esposa, o que ele(a) gosta de fazer. Tenha em mente o que você espera da viagem e lembre dos seus filhos também. Por exemplo, se seu marido é do tipo estressado e é difícil pra ele ficar parado em um só lugar, quem sabe uma viagem de carro, parando em várias cidades com atrações diversas não é melhor do que ir para uma praia só e ficar vários dias na areia? Quem sabe um resort onde tem várias atividades seja uma boa opção?

10 Dicas para planejar uma viagem

Nós em Santiago del Chile

2. Alinhe as expectativas

O que você espera da viagem? Quer descansar e relaxar? Quer conhecer novos lugares, aprender novas culturas? Quer aventura, diversão? Você precisa saber o que quer e saber também o que sua família quer. Alinhar as expectativas antes de começas o planejamento é uma das maneiras de certificar-se que não haverá frustração. Imagine você querendo praia, sombra e água fresca e o marido super a fim de fazer o caminho de Santiago de Compostela a pé? Então, vocês precisam combinar em família o que vai agradar a todos.

10 Dicas para planejar uma viagem

Nós na Praia do Gunga, Alagoas

3. Defina o orçamento

Este passo vai determinar o estilo da viagem. Se a grana está curta, você vai procurar opções alternativas de hospedagem, talvez até o destino passe a ser determinado em função do orçamento. Você tem flexibilidade de datas? É aberto à experiências? Vai viajar de carro ou avião? Tudo isso pode ser decidido em função do orçamento disponível.

10 dicas para viajar

Cruzeiro da Disney em Grand Cayman

4. Decida a forma de viajar

Vocês precisam decidir se vão comprar um pacote, viajar de excursão, se farão tudo por conta ou se será um mix entre essas opções. Tudo é possível e depende de quanto tempo, disposição e $$ você quer investir tanto no planejamento quanto na execução da viagem. Saiba que se fizer tudo por conta, terá muito mais trabalho, mas sairá mais barato muito provavelmente. Digo provavelmente porque, às vezes, encontramos pacotes e promoções, então se o seu objetivo é economizar será preciso manter a mente e os olhos bem abertos. Faça comparações, converse com um agente de viagem e pesquise muito.

10 Dicas para planejar uma viagem

Cozumel, México

5. Confira os pré-requisitos

Documentação, vacinas, habilitação, carteirinha de alberguista, etc, etc, etc. Faça um check-list para ter certeza que tudo está em dia (data de validade dos passaportes, RG com menos de 10 anos, autorização para menores desacompanhados (se for o caso), vistos…). Isso é muito sério e pode ser uma baita dor de cabeça. Não compre passagens para os Estados Unidos se não tiver o visto americano, por exemplo. Espere tê-lo em mãos para depois comprar sua passagem. Confira tudo com antecedência.

10 Dicas para planejar uma viagem

Barco com fundo de vidro em Cozumel, México

6. Pesquise sobre o destino

Mesmo que vá em excursão ou pacote vale fazer uma pesquisa sobre o destino. Normalmente existem dias livres e se você souber antes onde quer ir vai economizar tempo e aproveitar mais. Se for por conta, saber antes também é fundamental. Liste as atrações que deseja conhecer e tenha opções para dias de sol e dias de chuva. Opções para as crianças e também para os adultos. Essa é uma atividade que pode ser  muito prazerosa e inda por cima ajuda a envolver todos os membros da família antes da viagem. 

No final deste post tem uma lista de opções para viagens em família. Aproveite para se inspirar!

 

10 Dicas para planejar uma viagem

Colonia del Sacramento, Uruguai

7. Tenha opções

Normalmente quem planeja a viagem fica responsável por fazer as pesquisas e planejar o roteiro. Tenha opções para oferecer à sua família. O marido ou a esposa podem não concordar com algo como o orçamento ou algum passeio. Não se ofenda, as pessoas tem direito a gostarem de coisas diferentes que nós. Mas tenha limites. Quem delega, aceita. Se não quiserem participar da organização e planejamento, não podem reclamar depois. Deixe isso bem claro. Mas se quiserem participar, aceite sugestões e críticas.

10 Dicas para planejar uma viagem

Bento Gonçalves, RS

8. Prepare a família

Você já sabe para onde vão, sabe quantos dias vão ficar fora e que tipo de viagem farão. O próximo passo é “aculturar” a família. A preparação de uma viagem é fundamental principalmente para quem viaja com crianças. Os pequenos não lidam bem com surpresas e quanto mais informações você passar a eles antes da viagem, melhor será a experiência. Pesquise na internet sobre os lugares e mostre a eles o que visitarão. Conte sobre as atrações, sobre os passeios que farão. Pesquise se existe algum filme para crianças que mostre algo sobre o local (você pode se surpreender com a quantidade de filmes e desenhos que se prestam a esse exercício). Se forem caminhar bastante durante a viagem, prepare as crianças fazendo caminhadas por aqui. Explique tudo o que vai acontecer no dia da partida, conte detalhes mesmo que pareçam óbvios. Você não vai se arrepender, prometo!

10 Dicas para planejar uma viagem

Aeroporto em Buenos Aires, Argentina

9.  Organize as malas

Parece simples, mas não é para quem não está acostumado a viajar. Lembre-se que menos é mais. Desapegue. Viaje leve. A não ser que você vá para a selva ou para o deserto, se você esquecer de algo sempre poderá comprar no destino. Use a regra das três peças e lembre que ninguém conhece vocês por lá. Seja feliz sem se preocupar com o que os outros vão pensar sobre suas roupas e as roupas das crianças. Conforto deve ser mais importante que moda ou beleza, principalmente quando se viaja com crianças. A não ser que você seja uma celebridade e for aparecer em fotos de revista. Daí são outros quinhentos…

Leia aqui 7 dicas de como arrumar as malas das crianças

10 Dicas para planejar uma viagem

Cruzeiro da Disney

10. Divirta-se

Sério, relaxe e aproveite. Como diz a Elsa, “let it go”! Sujou a roupa, lava na pia do banheiro. Criança chorando? Dá uma bala ou um chocolate. Não quer comer? Dá leite ou o que ela gostar. Eu sempre penso que as minhas filhas se alimentam super bem durante o ano todo e não vai ser uns dias de viagem que vão estragar a saúde delas. Relaxo total. É um bônus que elas tem durante as viagens. Você não vai controlar todas as variáveis. Imprevistos vão acontecer. Alguma coisa pode não sair como você imaginou. Sim, a vida é assim! Vamos combinar que em todos os lugares, não só durante uma viagem. Mais leveza, por favor! Se der algo errado, foco na solução. Resolva, sem drama, e pronto. Siga o barco e seja feliz. Perrengues viram ótimas histórias depois que passam…

Procurando hotel?
 
Se você curte o blog e quer ajudar para que possamos continuar fornecendo informações e dicas bacanas de passeios por aí, clique no banner localizado na lateral direita dessa página ou clique abaixo:

Booking.com

Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e nós ganhamos uma pequena comissão.

_________________________________________

Gostou? Compartilhe! Tem dicas? Conte nos comentários! No próximo post contaremos como economizar em uma viagem. Não perca! E veja também:

Leia aqui sobre documentação para viajar com crianças

E aqui 15 dicas para viajar de avião com crianças

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

__________________________________

Assine nossa Newsletter para receber novidades por email, uma vez por semana, além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias se você estiver na região.

               * campo obrigatório

Veja um exemplo aqui

__________________________________

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. […] Leia aqui 10 dicas para planejar uma viagem […]

  2. […] em viajar e não sabe por onde começar? Leia aqui dez dicas de como planejar uma viagem, com dicas de organização e economia e aqui 15 dicas para viajar de avião com […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.