Évora Monte e uma volta ao passado

evoramonte

Visitamos Évora Monte em março de 2018, como uma parada rápida a caminho da Espanha, onde passaríamos 2 semanas nas férias de abril. Como sempre, procuramos fazer paradas estratégicas no caminho, para esticar as pernas, respirar e dar uma chance às meninas de desestressar da viagem de carro.

É um plano que sempre funciona muito bem e Évora Monte tinha uma atração muito especial: o seu castelo (na verdade o Paço Ducal).

As fotos que eu tinha visto no Instagram eram lindíssimas e comprovamos in loco a fama de “gema da arquitetura militar portuguesa” que o Paço Ducal tem. No post de hoje conto o que visitamos por lá.

Évora Monte (ou Evoramonte, as duas grafias são aceitas) fica a 172 km da nossa casa em Cascais, e foi a primeira parada na viagem que teria como destino inicial a cidade espanhola de Cáceres, na Extremadura. Cruzamos a ponte 25 de Abril e seguimos pela autoestrada A2 e depois a A6, em uma viagem tranquila, cruzando o Alentejo.  Na primavera e depois de um inverno chuvoso, os campos alentejanos estavam verdejantes e floridos! Levamos pouco menos de duas horas de uma viagem tranquila, até o centro histórico de Évora Monte.

 

Leia aqui o post onde conto como montei o roteiro completo da roadtrip de páscoa 2018 – pela Espanha

 

Évoramonte

Évora Monte

 

Évora Monte

A pequena vila branquinha lembra muito os Pueblos Blancos da Andaluzia, que visitamos no último verão. As casinhas grudadas com portas coloridas e muitas flores já anunciando a primavera. 

Évora Monte é uma freguesia, dentro do concelho de Estremoz, Distrito de Évora e sua vila medieval está situada no alto da Serra d’Ossa. Quem passa na estrada avista o Paço Ducal (chamado de Paço Acastelado) lá no alto, com os olivais abaixo da muralha.

Chegamos e fomos direto ao Paço. Ventava muito e fazia frio, mas era impossível não se encantar com o belo edifício de influência italiana, com quatro torreões circulares.

 

Évora Monte

Évora Monte e o Paço Ducal, de vários ângulos. Fazia frio apesar de ser primavera.

 

O prédio atual é fruto de uma reconstrução, após o terrível terremoto de 1531, que danificou seriamente o original.  Todo o conjunto tem função militar e a largura das paredes e dos pilares internos, aliados a beleza dos detalhes da construção deixam qualquer um de queixo caído.

Pode-se entrar no Paço, pagando 2 € por pessoa. Há uma pequena lojinha de souvenirs ao lado do guichê. 

Comecei a visita subindo até a torre, para ver a paisagem ao redor.

 

Évora Monte

Vista de cima do Paço

 

A muralha em torno da vila medieval tem data de 1306 e, ainda que tenha sofrido alterações, mantém seu projeto original, com quatro portas de acesso.

Na visita ao Paço podemos ver o lugar dos aposentos, as lareiras e os salões com tetos abobadados, além das colunas com desenhos de flamas. Bem intrigante. No salão do piso inferior há painéis explicativos contando a história da Vila e do Castelo.  Em um dos painéis explicam que essas flamas são representações figurativas do amor místico e que era usadas de maneira recorrente na arquitetura Manuelina.

 

Évora Monte

O interior do Paço Ducal

Évora Monte

As colunas com as flamas na base e os achados históricos no interior do Paço.

 

A importância histórica de Évora Monte se dá em um passado mais recente, quando em 1834 foi lá assinada a Convenção que pôs fim à única mas sangrenta guerra civil que Portugal conheceu. As chamadas guerras liberais, em que os apoiadores de D. Maria II lutavam contra os Miguelistas, defensores de D. Miguel I. 

evora monte

 

Encontramos a placa acima na parede de uma das casas na rua principal de Evoramonte, ela lembra que em 26 de maio de 1834, D. Miguel abriu mão do trono.

 

Évora Monte

Maquete do castelo de Évora Monte

 

Por conta deste fato, Évora Monte hoje encabeça uma iniciativa chamada “Rede Europeia de Sítios da Paz”, onde cidades europeias se reuniram com fins de promover uma cultura de paz e o conhecimento mútuo entre os seus povos. 

 

Evora Monte

O centrinho histórico de Évora Monte

 

Saindo do Paço, não deixe de visitar a pequena vila, percorrendo sua rua principal, a Rua de Santa Maria. Seguindo por ela, sempre em frente chegará à Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição, que fica em frente ao Cemitério dos Combatentes e a uma das portas da cidade.

 

Evora Monte

Uma das portas na muralha de Évora Monte

 

As quatro portas da cidade antiga, são:

 – Porta do Freixo: Com um arco gótico tem 2 dois torreões cilíndricos de cada lado e ainda podemos ver uma inscrição que se refere ao início da construção da cerca;

– Porta do Sol, bem parecida com a primeira, mas a oeste;

– Porta de São Brás, voltada para a ermida de São Brás;

– Porta de São Sebastião, que dá acesso direto à estrada que nos leva à Ermida de São Sebastião.

 

Évora Monte

Mais um pouco da muralha de Évora Monte

 

Combine a visita à Évora Monte ao Castelo de Estremoz, onde poderá se hospedar em uma das mais charmosas pousadas de Portugal, a Pousada Castelo de Estremoz (antiga Pousada da Rainha Santa Isabel). Outra combinação é uma visita à Herdade das Servas, para conhecer o processo produtivo de vinhos do Alentejo e fazer degustações dessas delícias.  A visita a Évora Monte levou em torno de 40-45 minutos portanto dá tranquilamente para combinar com outro passeio.

 

Évora Monte

Évora Monte vista da estrada

 

Visitar Évora Monte é conhecer mais sobre a história de Portugal e mergulhar na alma do Alentejo, revivendo um passado longínquo que, felizmente, ainda está preservado nas paredes da muralha e do seu lindo castelo. Uma visita que, mesmo que rápida, vale muito a pena!

Onde se hospedar: Se quiser ficar mais tempo para curtir a região, recomendamos a Pousada Castelo de Estremoz (antiga Pousada da Rainha Santa Isabel), na cidade ao lado, Estremoz.

 

Evora Monte

Évora Monte

__________________________________________________

 

Gostou do post? Compartilhe! São tantos lugares lindos a visitar em Portugal e muita gente ainda não conhece Évora Monte.

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

 

Para o Pinterest:

20180422_214727_0001

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Leia toda a nossa série sobre Morar em Portugal, com depoimentos de gente que mora em várias cidades do país

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Juliana Proença 24 de abril de 2018, 19:39 comentar

    Adorei o post! Anotei todas as dicas para quando tiver a oportunidade de conhecer! Parabens pelo post Claudia!

    • Claudia Bins 24 de abril de 2018, 19:46 comentar

      Que bom que gostou Juliana! É mesmo um lugar lindo :-)

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!