Fantasias para o carnaval

1

O Carnaval está chegando e brincar de se fantasiar é algo que as crianças sempre curtem. Seja inspiradas em seus personagens favoritos, seja algo mais caseiro, com um pouco de criatividade é possível curtir a brincadeira sem gastar muito e ainda participando com os pequenos. Selecionamos aqui algumas fantasias para o carnaval dos baixinhos, que busquei no Instagram, através das hashtags #fantasiadecriança e #carnavalinfantil. 

fantasias para o carnavalFantasias para o carnaval

 

 

 

 

 

 

 

 

Fantasias para o carnaval Fantasias para o carnaval

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As Passeadeiras amam se fantasiar e durante o ano todo elas brincam, inventam fantasias e usam as que tem sempre que pinta alguma oportunidade, afinal não é só no carnaval que pode, não é?

 

Fantasias para o carnaval

Fantasias para o carnaval

 

“Esse mundo mágico entra em cena justamente no momento em que enfrentar a realidade é, muitas vezes, difícil. É muito mais fácil projetar sentimentos em super-heróis, bruxas e todo tipo de personagem. Essa fase é normal e importante, pois auxilia a criança a lidar com situações do dia a dia de forma positiva para o seu desenvolvimento”, diz Ricardo Halpern, presidente do Departamento de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria para o site M de Mulher.

Fantasias para o carnaval

Piratinhas

fantasias para o carnaval

Clawdeen Wolf e Draculaura

Aqui em casa observamos que quando eram menores, em torno dos 2 ou 3 anos, foi a fase em que mais curtiram se fantasiar. Agora que estão com 5 e 9 anos ainda gostam, mas somente nas festas e datas especiais. Da última vez que se fantasiaram foi no aniversário de uma amiguinha, que tinha várias fantasias à disposição na festa. As princesas da Disney, fadas e bailarinas sempre foram as favoritas, mas também houve a época das Monster High.

fantasias de carnaval

Branca de Neve

Segundo a nossa colunista, psicopedagoga e terapeuta de família Circe Palma, fantasias podem ajudar a definir a própria identidade, mas também precisamos de cuidados:

“As fantasias representam a possibilidade de um imaginário. É como ver concretizada a idéia de ser uma rainha, a cinderela, uma colombina, um pirata, um capitão, um índio. Não importa. É uma imersão no mundo fantástico do faz de conta. E, neste espaço, tudo é possível. Não apenas as crianças, mas até os adultos, sentem prazer nesta fuga da realidade. Como uma espécie de pausa nas responsabilidades. Para as crianças, que transitam, com frequência,  da imaginação para a realidade, fantasiar-se é bastante prazeroso porque  está fortemente associado a experiência de ser outro que não eu mesmo. E isto, paradoxalmente, define e fortalece a própria identidade.         

Por outro lado, o exagero não é bem vindo. Tipo, fantasias luxuosas, com brilhos, plumas, paetês, etc. além da conta. Nestas situações, onde as crianças são submetidas a participar de concursos, por exemplo, o senso competitivo as faz perder este espírito lúdico, onde o brincar encanta e alegra. Se tornam como instrumentos dos pais na busca de títulos, de troféus. E sentem-se frustradas quando perdem porque entendem que não corresponderam ao que os pais esperavam delas. Portanto o mais indicado é deixar que a imaginação tome conta da criançada e que as brincadeiras sejam as únicas companheiras das fantasias.”
  
fantasias para o carnaval

Fotos: Pinterest

Como mãe, acho uma graça! Algumas vezes eu mesma confecciono as fantasias, ajudo com a maquiagem, compro acessórios divertidos. Outras vezes compro a fantasia pronta, se for mais elaborada e não for muito cara. De um jeito ou de outro elas se divertem muito, e nós também.

E vocês, como fazem? Alguma ideia bacana de fantasias para o carnaval? Conta pra gente aí nos comentários!

Beijo das Passeadeiras!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.