Filmes para viajar e brincar

filmes para viajar e brincar

Férias, crianças em casa, dólar alto e euro estratosférico?  Nem por isso a gente deixa de viajar e ensinar às crianças sobre outros países e culturas, nem que seja através de filmes e brincadeiras. Pra dar uma mãozinha a gente lista aqui 3 (na verdade 6) filmes para viajar, com sugestões de bate-papo, brincadeiras, comidinhas e diversão com as crianças. Apertem os cintos e boa viagem!

Filmes para viajar e brincar

Festa no Céu

Festa no Céu

1. Festa no Céu (The book of life) – México

Animação fantástica inspirada na cultura mexicana em torno do Dia dos Mortos. O longa-metragem mostra o triângulo amoroso entre Manolo, Joaquim e Maria se desenrolando em meio a uma aposta feita por dois deuses sobre quem ficará com Maria e, é claro, influenciando bastante nos acontecimentos. Em meio ao romance, aventura e misticismo, a cultura mexicana é exposta em seus ricos aspectos. O livro da vida, o passado  pré-colombiano, a celebração do dia dos mortos e a estética multi-colorida são alguns dos aspectos do filme que mostra que para os mexicanos, a morte não é o fim, mas uma celebração da vida que precisa ser honrada, mesmo depois de extinta na forma que conhecemos.

Para brincar:

  1. Mostre no mapa onde fica o México
  2. Fale sobre comidas mexicanas que são bastante conhecidas: Tacos, Nachos, Burritos, Guacamole. Se der, leve as crianças a um restaurante mexicano, para experimentarem, ou faça em casa (aqui algumas receitas fáceis)
  3. Mostre fotos e ilustrações sobre o dia dos mortos. As famosas caveirinhas pintadas, as roupas coloridas, os colares de flores (veja aqui alguns exemplos). Você pode imprimir algumas para as crianças pintarem.
  4. Que tal pintar o rosto como os mexicanos? Aqui tem um vídeo que explica como fazer.
  5. Com biscoito recheado e corante comestível, as crianças podem fazer as caveirinhas para comer. Super fácil, compre biscoitos com recheio branco (tipo Oreo), abra o biscoito deixando a parte branca para cima. Separa o corante em cores (em tampinhas ou em um prato), pode ser verde, vermelho, azul, amarelo e preto. Use palitos de dente para mergulhar nas tintas e pintar. Um exemplo aqui:

filmes para viajar

Assista ao trailer dublado:


Valente

A princesa escocesa Merida em Valente

2. Valente (Brave) – Escócia

Na Escócia do século 10, Merida, uma talentosa arqueira, filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor, está decidida a trilhar o seu próprio caminho. Tempos medievais, batalhas épicas e lendas misteriosas se mesclam a idéias libertadoras de uma menina corajosa e teimosa que luta para mudar o seu destino.  Montanhas, kilts (saias xadrez para homens), cabelos ruivos, castelos, homens orgulhosos, brigões, barulhentos e beberrões são alguns dos aspectos abordados no filme que podem ser mostrados às crianças. Falando nelas, vamos as curiosidades.

Para brincar:

  1. Conte fatos interessantes sobre o país enquanto mostra no mapa onde fica a Escócia. A Escócia é ao lado de Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte uma das nações que formam a Grã-Bretanha – que é também chamada de Reino Unido.
  2. Veja aqui e mostre às crianças alguns cenários escoceses que serviram de inspiração aos animadores do filme.
  3. Desde o século XII, o animal oficial da Escócia é o unicórnio.
  4. Haggis é um prato tradicional da cozinha escocesa que contém vísceras de ovelha (coração, fígado e pulmões); picada com cebola, farinha de aveia, sebo, especiarias e sal, tradicionalmente envolto no estômago do animal e cozido por cerca de três horas. (Eca!!!)
  5. Outra famosa criatura escocesa é “Nessie”, o monstro do Lago Ness.
  6. Use a imaginação para fazer um  mini arco e flecha, com gravetos e elástico
  7. Imprima a bandeira da Escócia para as crianças pintarem aqui e um garoto vestindo um kilt, aqui. Boa oportunidade para explicar que em alguns países os meninos usam saia.

Assista ao trailer dublado:


filmes para viajar

A Paris de Ratatouille

3. Scaris acidade sem luz (Monster High), Barbie moda e magia, Aristogatos e Ratatouille – Paris

Aqui são 4 filmes ambientados na cidade luz e, cada um a seu jeito, mostram um pouco da Paris que povoa nossos sonhos. Em cada um deles é possível vislumbrar ícones da capital francesa e trazem ótimas oportunidades para mostrar às crianças um pouco dos hábitos, da alimentação e cultura daquelas bandas.

Para brincar:

  1. Croissant, crepe, quiche, soufle… são agumas das comidas tipicamente fancesas. Que tal se aventurar na cozinha e fazer uma dessas comidinhas deliciosas para o lanche? Aqui tem 17 receitas para você se inspirar, desde as mais simples às mais sofisticadas. Leve a galerinha junto, não esqueça!
  2. Imprima a bandeira francesa para colorir.
    franca
  3. Imprima desenhos de ícones franceses tais como a Torre Eiffel, a Notre-Dame, o Arco do Triunfo
  4. Boinas, lencinhos no pescoço, calças cigarretes, sapatilhas e blusas listradas fazem parte do vestuário tipicamente françês. Você pode fazer um desfile, roupinhas de boneca ou desenhar com as crianças essas peças de roupa.
  5. Fale sobre os reis e rainhas franceses, Napoleão, Joana D’Arc. É possível ler sobre eles na Wikipedia.com.br e você pode mostrar os castelos que sempre encantam as crianças.
  6. Ensine as crianças uma música em francês, Frère Jaques, aqui no vídeo:

Este artigo é o primeiro da série. Vamos fazer outros com dicas sobre outros países. Esperamos que tenham gostado!

Leia outros artigos sobre viagens aqui e se quiser ver todas as viagens que já fizemos em família, visite nosso blog de viagens Mezzo Mondo

Tem dicas para brincadeiras ou filmes que lembrem viagens? Conta aí nos comentários e aproveite para seguir nossas redes sociais.

Beijo das Passeadeiras!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

5 comentários

  1. Lilian Azevedo de Moraes 9 de fevereiro de 2016, 11:46 comentar

    Claudia Bins, maravilhoso post !!!!!! As idéias de desdobramentos estão muito interessantes. Ampliam o horizonte das crianças,é importantíssimo mostrar diferentes costumes para que não construam visão cristalizada sobre as pessoas.
    Até para os adultos é legal assistir !

    • Claudia Bins 10 de fevereiro de 2016, 16:20 comentar

      Verdade Lilian! É uma experiência linda para adultos e crianças, com certeza! =)

  2. […] Filmes para viajar e brincar […]

  3. […] Leia aqui filmes para brincar e viajar. […]

  4. motoapk thank you 23 de abril de 2017, 01:14 comentar

    Im obliged for the article post. Awesome.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.