Flamenco Imaginário – espetáculo infantil

Flamenco Imaginário
  
A Cia de Flamenco Del Puerto comemora em 2016 17 anos de existência com um projeto inédito e inovador: um espetáculo de flamenco para crianças, que estreia no próximo dia 04 de junho no Teatro de Arena e fica em cartaz até o dia 26 de junho. Flamenco Imaginário é livremente inspirado na dramaturgia de “O corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo.
Flamenco imaginário
 
O FLAMENCO é uma arte popular aplicada ao modo particular de dançar, cantar e tocar guitarra proveniente da região de Andaluzia, no sul da Espanha. A Andaluzia é formada por oito províncias que são: Sevilla, Granada, Málaga, Córdoba, Jerez, Huelva, Cádiz e Almería. Aqui em casa temos uma paixão por esse tipo de dança e por toda cultura Andaluz. Minha bisavó, Cláudia, de quem herdei o nome veio de Málaga e seu marido, meu bisavô José, de Almería. Ou seja, aqui em casa o flamenco está no sangue!
 
Flamenco Imaginário

Foto: Cia Del Puerto

 
Tão logo vi que teríamos o espetáculo Flamenco Imaginário na cidade, corri para saber mais informações para contar aqui para vocês. Fui até o Teatro de Arena então para conversar com os dançarinos e saber mais sobre a montagem especial que foi vencedora do Prêmio de Incentivo às Artes Cênicas do Teatro de Arena de Porto Alegre e se propõe o desafio de desenvolver uma obra com identidade flamenca focada nos pequenos.
 
 
Flamenco Imaginário

Daniele Zill

 
Conversei com a Daniele Zill, que é professora de dança, bailarina, musicista e fisioterapeuta, que há mais de dez anos dá aulas de dança flamenca na Cia e Escola Del Puerto, em Porto Alegre. Ela conta que o maior desafio da companhia foi adaptar a linguagem forte e enérgica da dança flamenca ao universo lúdico infantil, sem perder a autenticidade e ainda manter o interesse dos pequenos que, segundo ela, são muito exigentes. 
 
Flamenco Imaginário

Os artistas do espetáculo

 
Daniele conta que o espetáculo foi livremente inspirado na dramaturgia do Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, que traz uma visão atemporal de questões como bullying, exclusão, preconceito, solidão e também alegria e beleza. Lembra que as dificuldades dos artistas medievais em Paris estão presentes em nossos dias também. “A ideia é passear sobre a linguagem do flamenco sem se fixar nela, usando suas características mais marcantes como o sapateado, os violões, as cores fortes, mas ir além disso.”
 
Flamenco Imaginário
 
Flamenco Imaginário conta com trilha sonora inédita composta especialmente para o projeto por Giovani Capeletti e figurinos de Antonio Rabadan. Idealizado por Daniele Zill, tem direção de Denis Gosch e coreografias de Juliana Prestes. No elenco, além de Daniele, Ana Medeiros, Juliana Kersting e Leonardo Dias. Adorei a proposta e estaremos lá, eu e As Passeadeiras, prestigiando e aprendendo um pouco mais sobre o Flamenco. Minha bisavó Cláudia e minha querida avó Nena vão ficar orgulhosas, lá onde estão agora, junto dos nossos antepassados andaluzes.
 
Flamenco Imaginário
 
O projeto conta ainda com uma série de contrapartidas, entre elas oficinas de dança e música, que serão oferecidas gratuitamente durante a temporada de estreia. As apresentações ocorrem até 26 de junho, com sessões às 16h nos sábados e às 11h e 16h aos domingos. Os ingressos custam entre R$ 15,00 e 30,00. O Teatro de Arena fica na Escadaria da Borges e possui estacionamento conveniado.
 
Flamenco Imaginário

Montagem do cenário e ensaio

 
A Cia Del Puerto foi fundada em 1999 e desde então realiza um intenso trabalho de pesquisa do flamenco como linguagem, envolvendo técnica, expressividade e aspectos histórico-culturais. O grupo já circulou por todo o país com suas montagens, recebeu prêmios e indicações, entre eles o troféu Açorianos de Melhor Espetáculo por Tablao e Las Cuatro Esquinas.
 
Para quem quiser ter uma ideia do que vai ver, clique aqui:

https://youtu.be/Ra9b7RtWoBU

 
Serviço:
 
Flamenco Imaginário
De 04 a 26 de junho
Sábados às 16h, Domingos às 11h e 16h
Ingressos: R$ 30,00 – descontos para Classe Artística, Estudantes e Idosos mediante comprovação
Local: Teatro de Arena
Estacionamento conveniado: Rua Duque de Caxias, 1247 (Safe Park)
 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.