Lisbon Under Stars Espetáculo Imersivo

Lisbon Under Stars

Lisboa é uma cidade encantadora por muitas razões e uma delas é a quantidade de oferta de atividades culturais que a cidade oferece. O ano todo é assim, mas quando chega o verão tudo se multiplica. Este ano, fomos brindados com o espetáculo imersivo Lisbon Under Stars, que combinou projeção multimídia com dança, música e muita história projetada nas paredes das Ruínas do Carmo.

Fui lá conferir, na companhia da minha querida amiga Carol @blogumolharnovo e no post de hoje conto aqui como foi. Isso porque, infelizmente, o espetáculo não é permanente, apesar da torcida da população local e dos turistas que viram o show nas redes sociais (gravamos algumas cenas que estão em nosso canal do IGTV @as_passeadeiras).

 

Lisbon Under Stars

Lisbon Under Stars

O espetáculo começa na hora marcada e o público fica dividido em, basicamente, três partes da antiga Igreja do Carmo. A parte da frente, onde as cenas principais são projetadas, é reservada Às pessoas que querem sentar. Alguns levaram almofadas, banquinhos dobráveis e mantas para por no chão.

A maior parte fica mesmo em pé e alguns que chegaram muito cedo conseguiram lugar sentados nas escadarias da entrada das ruínas.

Como o espetáculo dura 45 minutos, achamos que não teria problema em ficarmos em pé, no meio do terreno e, assim, poderíamos ver amplamente. Acertamos em cheio!

 

Lisbon Under Stars

Espetáculo Imersivo

O show é dividido em 12 atos, que contam através de som e imagens a história de Portugal e do Convento do Carmo, o grande protagonista, representado por uma dançarina.

Tudo começa com a Batalha de Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385, quando 7.000 portugueses derrotaram 40.000 castelhanos, sob o comando de D. João I e D. Nuno Álvares Pereira, garantindo a independência de Portugal. Aqui, os bailarinos encenam lutas e conflitos, representando a batalha.

Em 1389 seguiu-se a construção da Igreja do Carmo, como cumprimento de uma promessa de D. Nuno Álvares Pereira pela vitória na Batalha de Aljubarrota. A igreja surge representada por uma bailarina que dança enquanto imagens alusivas à construção do belo edifício enfeitam as paredes das ruínas. A música é envolvente e as cores, espetaculares.

1423 é o ano seguinte, quando D. Nuno Álvares Pereira torna-se monge carmelita, doa todos os seus bens à Ordem do Carmo, ingressa no convento, dedicando-se à vida monástica até o fim de sua vida.

O próximo ato conta sobre a partida de Vasco da Gama rumo à descoberta do caminho marítimo para as índias, em 1497, embalado pela música de Madredeus (O Pastor). A profusão de cores e efeitos luminosos é profundamente envolvente, com muitas imagens das índias e das caravelas.

 

Lisbon Under Stars

 

1755, o terrível ano do grande terremoto de Lisboa, seguido de um imenso incêndio e de um horrível maremoto. Sem dúvida a parte mais dramática do espetáculo, com os efeitos luminosos fazendo com que todos sentissem a presença do tremor de terra e toda a destruição de tamanha catástrofe. As imagens são fluídas, submersas e surpreendentes, com a bailarina que representa a Igreja do Carmo mergulhando em água azul, representando o maremoto.

Um ano depois, em 1756 a Reconstrução da Igreja do Carmo começa, liderada pelos Monges Carmelitas e a música que toda é Acordai, com o coro de Câmara Lisboa Cantat.

 

Lisbon Under Stars

 

A história segue com a extinção das ordens religiosas, em 1834, enquanto toca a música lindíssima na voz de Salvador Sobral, Amar pelos dois.

1864 é o ano da Fundação do Museu Arqueológico do Carmo, pelas mãos (e patrocínio) de Joaquim Possidónio Narciso da Silva. 

 

Lisbon Under Stars

 

O século XX inicia, com grandes nomes da cultura portuguesa, tais como a fadista Amália Rodrigues, o poeta Fernando Pessoa e o pintor Almada Negreiros. Amália aparece cantando enquanto imagens tipicamente portuguesas aparecem nas paredes. 

 

Lisbon Under Stars

 

25 de abril de 1974, o ano em que 40 anos de ditadura termina, em pleno Largo do Carmo, sob as mãos das forças armadas e do povo.

 

Lisbon Under Stars

 

O último ato traz a cantora Mariza, que entoa Ó Gente da Minha Terra e celebra a Lisboa de hoje em dia, multicultural, efervescente, que brinda seu patrimônio cultural, histórico e contemporâneo, simbolizado pelas obras de arte urbana de artistas como Vhils, Add Fuel, The Super Van e Eime. 

Emoção à flor da pele, momentos de nó na garganta e olhos mareados fazem com que 45 minutos voem. Quando termina o sentimento é de “quero mais”, “muito mais”, “já acabou”? E não há o que fazer, a não ser guardar as imagens no coração e torcer imensamente para que o espetáculo volte, continue, seja permanente. #FicaLisbonUnderStars

 

Convento do Carmo:

Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa

 

Lisbon Under Stars

u e Carol @blogumolharnovo no Topo Chiado

 

Quase ia esquecendo, mas antes de começar o show, Carol e eu fomos tomar um drink no Topo Chiado, logo atrás da Igreja do Carmo. Em um final de tarde espetacular, com aquela vista que já mostramos no post sobre o Topo Chiado, pedimos 2 gins deliciosos acompanhados de uma tábua de queijos.

 

Drinks antes do show, no Topo Chiado

Drinks antes do show, no Topo Chiado

 

Quer outras sugestões de experiências incríveis em Portugal? Colher cerejas no pé, visitar cavernas, visitar uma ilha misteriosa… essas e outras dicas incríveis aqui:

 

Portugal Experiences

 

____________________________________________________

 

Curtiu a dica? Então veja aí embaixo no post outras dicas de restaurantes e passeios por Lisboa e por Portugal.

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras

 

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

 

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

 

_____________________________________ 

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Veja todas as dicas de restaurantes em Portugal

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Ana Carolina Santos 2 de julho de 2018, 21:45 comentar

    Realmente um espetáculo lindo! Ficamos encantadas, né?!
    O realizador foi muito feliz na escolha do local, e de todas as cenas!
    Adorei nosso passeio, todos ficam mais legais quando estamos juntas!!
    Obrigada!! :)

    • Claudia Bins 3 de julho de 2018, 10:32 comentar

      Foi incrível! Fiquei encantada e amei a companhia! <3

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!