30 Lugares para passear no centro de Porto Alegre

lugares para passear no centro de porto alegre

A capital dos gaúchos tem o centro histórico localizado às margens do Guaíba e, como todo centro histórico que se preze oferece um sem número de atrações para quem quer visitar. Assim, seja você um turista que visita a cidade ou um morador que quer curtir um belo passeio, nós listamos aqui as nossas atrações favoritas. São 30 lugares para passear no centro de porto alegre!

Mas antes, quero fazer uma sugestão!  Convide as crianças para o passeio pelo centro histórico, visitando alguns dos pontos abaixo. Conte histórias, mostre os detalhes dos prédios, chame a atenção para as cores, os cheiros e as pessoas que passam. Ensine seus filhos a terem um “olhar de turista” na própria cidade onde vivem. Acredite, é a melhor maneira de treiná-los para viagens que virão. 

Vamos então a nossa lista de lugares para passear no centro de Porto Alegre:

Lugares para passear no centro de Porto Alegre

Praça da Matriz

1. Praça da Matriz

A Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, é um espaço público e histórico da cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Está localizada no coração da cidade e existe desde os primórdios da capital. Em 1858, seu nome foi alterado para Praça Dom Pedro II, por ocasião da visita do Imperador à capital da província. Em 24 de outubro de 1914 foi inaugurado o Monumento a Júlio de Castilhos, em homenagem ao grande estadista gaúcho. O monumento, em bronze, foi construído na gestão do governador Carlos Barbosa. Cercam a figura central do governante diversas personificações de virtudes, como a Coragem e a Prudência, e de valores e instituições, como a Educação e o Civismo. (Fonte: Wikipedia)

Lugares para passear no centro de Porto Alegre

Jardins do Palácio Piratini

2. Palácio do Governo

O Palácio Piratini, sede do governo do estado, já foi sede de governo de trinta e oito governadores e é aberto à visitação pública. Projetado pelo arquiteto francês Maurice Gras em 1909, somente na década de 1970 o palácio foi dado como concluído. Acompanhadas por guias, as visitas podem ser realizadas de segundas às sextas feiras, das 9 às 17 horas (menos nas quintas-feiras à tarde), em português, inglês, espanhol. A visitação pública infra-semanal só permite ver o Salão de Ingresso, dois carros antigos (um Ford Model T, 1919 e um carro alemão, 1929), a escada principal e o Salão Negrinho do Pastoreio. Uma visitação completa do complexo (incluindo mais salas, o jardim e a área residencial) é possível todo ultimo sábado de mês as 09:00 e as 14:00 horas.

passeios no centro de porto alegre

Catedral Metropolitana

3. Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre, ou Igreja Matriz de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, localiza-se no centro da cidade, na Praça da Matriz. Suas obras foram iniciadas em 1921 foi apenas em 1986 que a catedral pôde ser consagrada e dada como concluída, embora recentemente a cúpula tenha sido reformada, recebendo uma cobertura de bronze. A cúpula possui 65 metros de altura do nível da praça, com um diâmetro interno de quase 18 metros. Na fachada se destacam os mosaicos do frontispício, executados pela Academia de Mosaicos doVaticano, representando a história da Igreja no estado. Mostram a Padroeira Maria, a Mãe de Deus, ao centro, ladeada por São Francisco de Assis, o antigo orago, e os mártires jesuítas Roque Gonzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo. Do outro lado estão São Pedro, Padroeiro do Rio Grande do Sul, o Papa Pio IX, criador da diocese, e Santa Teresa de Ávila, protetora da fortaleza que existia no extremo sul do estado. Painéis laterais representam as cenas da Anunciação e da Crucificação, tendo o Pantocrator (representação de Jesus) acima, no tímpano.  O altar-mor possui uma bela estátua barroca da Virgem com o Menino Jesus aos braços, entronizada contra uma pintura mural de Aldo Locatelli. Nos braços do cruzeiro foram instalados dois enormes vitrais, um representando São Miguel, e outro Santa Teresa. (Fonte: Wikipedia)

lugares para passear no centro de porto alegre

4. Teatro São Pedro

O Teatro São Pedro, localizado também na Praça da Matriz, em Porto Alegre, teve suas obras iniciadas em 1834 mas o edifício em estilo neoclássico foi inaugurado somente em 27 de junho de 1858, com capacidade para 700 espectadores e decoração em veludo e ouro, numa época em que Porto Alegre tinha pouco mais de vinte mil habitantes. Desde então vem oferecendo à cidade espetáculos que promovem a cultura e as artes. o segundo andar do teatro, o café do teatro funciona nos horários de espetáculo.

lugares para passear no centro de porto alegre

5. Multipalco e Restaurante Du’Attos

Juntos, Multipalco e Theatro São Pedro formam um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço de mais de 25 mil m² no coração da capital gaúcha. Localizado na praça do Multipalco Theatro São Pedro, ao lado da concha acústica, o Du’Attos Restaurante Multipalco oferece de segunda a sábado, das 11h30 às 15h, buffet executivo com desconto de 10% para associados da Associação Amigos do Theatro São Pedro e tem como maior característica o eco telhado.

lugares para passear no centro de porto alegre

6. Café do Duque e Viaduto da Borges

O Viaduto Otávio Rocha está localizado no centro da cidade, servindo como leito da Rua Duque de Caxias, pertinho da Praça da Matriz, da Catedral e do teatro São Pedro, quando cruza por cima da Avenida Borges de Medeiros. A poucos metros do viaduto fica o Café do Duque, um encanto de café, onde você pode parar para um lanche, um suco, sorvete, doce, café e até almoço se bater aquela fome.

Endereço: R. Duque de Caxias, 1354 – Centro Histórico

Post sobre o Café do Duque aqui.

lugares para passear no centro de porto alegre

Café do Cofre

7. Santander Cultural e Café do Cofre

O Santander Cultural é um centro cultural brasileiro mantido pelo Banco Santander em um prédio histórico de Porto Alegre, na Praça da Alfândega.O antigo edifício, que já serviu de sede dos bancos da Província, Nacional do Comércio e Sul Brasileiro e Meridional foi restaurado e adaptado para ser um moderno centro de arte e cultura. O projeto de restauro manteve e recuperou ao seu esplendor original os grandes espaços, a ornamentação suntuosa, os ricos vitrais e mármores, que hojeabrigam exposições de arte contemporânea, shows de música popular e eventos diversos que acontecem ali. Na nossa opinião, é o prédio mais lindo do centro histórico de Porto Alegre.

Endereço: Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico

Post sobre o Santander Cultural aqui.

lugares para passear no centro de porto alegre

Memorial do RS

8. Museu dos Direitos Humanos do Mercosul

É a antiga sede dos Correios e Telégrafos na Capital. Erguido entre 1910 e 1914, foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, responsável por construções do começo do século passado na Capital, como a do Santander Cultural e da Casa de Cultura Mario Quintana.
O prédio foi tombado em 1980 e a partir de 1998, passou por uma restauração para recuperar as características originais.  O Memorial foi aberto em 2000. 

Post sobre o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul aqui.

lugares para passear no centro de porto alegre

MARGS

9. MARGS – Museu de Artes do Rio Grande do Sul

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS é uma das mais importantes instituições culturais do Estado. Seu acervo conta com mais de 3.660 obras de arte, que vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital, design, entre outros. A coleção do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.

Endereço: Praça Montevideo, s/n – Centro Histório

Post sobre o MARGS aqui.

Não deixe também de conferir a Agendinha POA Final de Semana, das Passeadeiras, publicada todas as quintas-feiras aqui no site e nas redes sociais.
 
__________________________________

Quer receber as dicas por email? Assine nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana, os artigos mais lidos aqui do blog. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes e brincadeiras todos os dias.

               * campo obrigatório

Veja um exemplo aqui

__________________________________

 

lugares para passear no centro de porto alegre

Brinquedoteca da CCMQ

10. Casa de Cultura Mário Quintana e Café Santo de Casa

A Casa de Cultura Mario Quintana é um prédio histórico brasileiro e um centro cultural da cidade de Porto Alegre. No local funcionava o antigo Hotel Majestic, onde o poeta que deu nome ao espaço morou durante anos. Inaugurado em 1923 e totalmente restaurada, a casa oferece arte e lazer para todas as idades. O centro cultural abriga 14 espaços dedicados a espetáculos de arte, restaurantes, cafés, livraria, biblioteca infanto-juvenil, teatro, salas de cinema, discoteca pública, galeria de arte, centro de convenções e sala de vídeo.

Um dos destaques é o último andar (terraço) da Casa de Cultura, de onde é possível observar o pôr-do-sol do Guaíba, no Café Santo de Casa. A novíssima atração do local reproduz, com objetos originais, o último quarto onde viveu Mario Quintana. A reconstituição foi efetuada pela sobrinha do poeta, Elena Quintana. Tem ainda, no quinto andar a biblioteca e a brinquedoteca, um espaço lúdico super bonitinho para crianças de até 07 anos de idade. Entrada franca!

Post sobre a Casa de Cultura Mário Quintana aqui. e sobre o Café Santo de Casa aqui.

Lugares para passear no centro de Porto Alegre

Chalé da Praça XV

11. Chalé da Praça XV

Um dos mais tradicionais bares e restaurantes de Porto Alegre localizado no Centro Histórico, o Chalé da Praça XV está instalado num prédio datado de 1911, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Seu estilo é eclético. Construído, em parte, com peças desmontáveis de aço, madeira e vidro. Intelectuais, políticos e pessoas de destaque da sociedade gaúcha fazem do Chalé seu ponto de encontro. O histórico Chalé presenciou décadas de histórias de porto-alegrenses e seus visitantes.

Endereço: Praça XV de Novembro, s/n – Centro

lugares para passear no centro de porto alegre

12. Café do Mercado

Nascida no Mercado Público, a marca foi uma das primeiras na cidade a servir os chamados cafés especiais. Um blend exclusivo, composto de grãos oriundos do sul de Minas e da região da Mogiana, em São Paulo, serve de matéria-prima para o expresso. Para acompanhar, o strudel de maçã, uva-passa e castanha têm sempre boa saída. O endereço também vende diferentes cafés torrados e moídos. 

Endereço: Mercado Público Central, loja 103 e banca F – centro

lugares para passear no centro de porto alegre

Mercado Público

13. Mercado Público

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre  integra o  Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e é um dos principais pontos comerciais da Capital. O prédio abriga 110 estabelecimentos com  várias atividades: restaurantes (cozinha macrobiótica, cozinha japonesa, cozinha portuguesa, carnes variadas e um com buffet), lancherias, cafeteria pastelaria, padarias, fruteiras, açougues, peixarias,  lojas de artigos para animais, barbearia, entre outras.

Endereço: Praça Montevideo – Centro Histórico

lugares para passear no centro de porto alegre

14. Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo é um centro cultural da cidade de Porto Alegre, voltado especialmente para as áreas da cultura relacionadas ao livro e à literatura.  Abriga-se no “Edifício Força e Luz”, cuja vocação inicial fica evidente no próprio nome – sediar a Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE). O prédio com arquitetura de inspiração francesa, erguido entre 1926 e 1928 pelo arquiteto Adolfo Stern, foi tombado em 1994, transformando-se no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo em 2002.

De lá para cá, a casa acolhe milhares de visitantes em atividades que englobam diferentes manifestações artísticas e formativas, como exposições, espetáculos cênicos e musicais, sessões de cinema, contação de histórias, cursos, seminários, oficinas, palestras, lançamento de livros, de filmes, debates. Enfim, o que de mais nobre se produz em termos de cultura no Estado passa pela casa, cumprindo ininterrupta agenda de iniciativa própria.

Endereço: R. dos Andradas, 1223 – Centro Histórico

lugares para passear no centro de porto alegre

Foto @Joel_Santana

15. Museu Duque de Caxias

O Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo museu do Rio Grande do Sul. Está instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre,  no centro da cidade. O acervo do museu é voltado para a preservação e divulgação de materiais de várias épocas e locais importantes para a história do Rio Grande do Sul.

Endereço: Rua Duque de Caxias 1231 e 1205

lugares para passear no centro de porto alegre

16. Café Memorial Livraria do Globo

No prédio da antiga Livraria do Globo (na Rua dos Andradas, quase na Esquina Democrática) no prédio onde agora funciona uma das lojas Renner, no terceiro andar, um café e um memorial que reúne objetos da velha livraria, um símbolo da capital gaúcha.  No Memorial Livraria do Globo podem ser apreciados objetos de acervo como uma máquina de calcular e outra de escrever, ambas da Royal – fábrica inglesa de máquinas distribuídas com exclusividade pela Globo -, matriz litográfica, matriz metálica para impressão de selos, quadros com matrizes metálicas, matriz tipográfica, fotografias de época, e livro dos 50 anos da Livraria.

Endereço: Rua dos Andradas 1416, 3º andar, Lojas Renner – Centro Histórico

lugares para passear no centro de porto alegre

17. Sal Fino Bistrô e Café

No andar inferior da clássica Galeria Chaves, no centro de Porto Alegre, o “Sal Fino – Bistrô e Café” é uma cafeteria escondidinha e charmosa. Serve cafés, almoço, lanches e doces e é uma boa opção para aquele descanso no coração da cidade.

Endereço: Rua dos Andradas 1444 – Centro na Galeria Chaves Subsolo |Acesso também pela José Montaury

Post sobre o Sal Fino Café aqui.

lugares para passear no centro de porto alegre

18. Igreja das Dores

A Igreja Nossa Senhora das Dores é uma igreja católica localizada na cidade de Porto Alegre. É a mais antiga igreja da cidade ainda de pé. Sua construção se arrastou por muito tempo e o plano da fachada foi modificado quando ainda estava em obras, exibindo hoje um estilo eclético, mas o interior é ricamente decorado com talha dourada num estilo Barroco tardio com elementos neoclássicos, além de possuir um importante grupo de estátuas barrocas de Cristo em tamanho natural representando o ciclo da Paixão.

Endereço: Rua dos Andradas, s/n

lugares para passear no centro de porto alegre

Usina do Gasômetro

19. Usina do Gasômetro

O Centro Cultural Usina do Gasômetro é um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. Funcionando na antiga usina projetada para gerar energia à base de carvão mineral, o prédio foi indicado como espaço Cultural, em 1989 e a partir de 1991 foi aberto à população como Centro Cultural, que abriga exposições, oficinas, teatro entre outras atividades.

Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551

passeios no centro de porto alegre

Barco POA 10

20. Passeio de Barco POA 10

O barco Porto Alegre 10 Possui 3 andares, com capacidade para 250 passageiros com todo o conforto e segurança. A embarcação cumpre com todas as normas e exigências da Marinha do Brasil, dispondo de equipamentos de salvatagem como aparelhos flutuantes e coletes salva vidas para todos os passageiros.  (Em virtude das obras de revitalização da Orla do Guaíba, os barcos de turismo estão saindo temporariamente do atracadouro da Colônia de Pescadores Z-5, localizada na Ilha da Pintada, na Rua Nossa Sra. Da Boa Viagem, 1916. As saídas acontecem diariamente somente com agendamento prévio. Informações e agendamentos pelos telefones: (51)3109.2312 / (51)3211.7665).

Post sobre o passeio de barco POA 10 em Porto Alegre aqui.

lugares para passear no centro de porto alegre

21. Freewalk POA

O Free Walk POA promove caminhadas pelo centro de Porto Alegre todos os sábados desde Julho de 2012. Contando as histórias e lendas sobre o centro da cidade, e o melhor totalmente de graça, você só paga aquilo que acha justo!  Para participar basta procurar nossos voluntários com a camiseta Azul e tenha um ótimo passeio! O roteiro do centro ocorre todos os sábados às 11h, parte da frente do Chalé da Praça XV.

lugares para passear no centro de porto alegre

22. Cais Mauá e Catamarã

O Cais Mauá é uma seção do porto fluvial de Porto Alegre, cujas características especiais o fizeram ser protegido pelos Patrimônios Históricos Nacional e Municipal. A importância histórica do Cais Mauá reside no fato de sua construção resultar de um grande esforço conjunto entre o governo e a sociedade gaúcha, que se empenhavam, no início do século XX, para modernizar a capital e incrementar a economia. O Catamarã é o transporte hidroviário que faz a travessia entre Porto Alegre e a cidade de Guaíba através de um barco tipo  catamarã.

Endereço: 1400 – Av. Mauá, 1326 – Centro Histórico

lugares para passear no centro de porto alegre

23. Centro-Histórico Cultural Santa Casa

O CHC compreende três galerias para exposições, biblioteca, loja de souvenires, bistrô e um teatro com 290 lugares. Fora desses espaços voltados ao público, ainda há salas destinadas a abrigar e recuperar documentos e instrumentos médicos de mais dois séculos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Localizado na Rua Independência, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa ocupa oito casas geminadas construídas na primeira década do século 20. 

Endereço: Av. Independência, 75 – Bairro Independência

lugares para passear no centro de porto alegre

Paço Municipal

24. Paço Municipal de Porto Alegre

O Paço Municipal de Porto Alegre, também conhecido como Prefeitura Velha ou Paço dos Açorianos, é a sede da prefeitura da Porto Alegre, sendo um dos seus mais característicos e importantes prédios históricos. No largo à sua frente está instalada a Fonte Talavera de La Reina, doada pela colônia espanhola em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, também um monumento tombado que, infelizmente, já foi depredado diversas vezes. 

A fonte é recoberta de azulejos espanhóis nas cores azul-cobalto e amarelo-ocre e originalmente apresentava uma grande bacia dupla inferior em dodecágono e uma bacia redonda também dupla ao centro, redonda, esta sobre um pedestal com quatro golfinhos.

Endereço: Praça Montevideo, 10 – Centro

passeios no centro de porto alegre

Café à Brasileira

25. Café À Brasileira

O Café À Brasileira, localizado na Rua Uruguai nº310, no centro de Porto Alegre, iniciou suas atividades em julho de 1992, juntamente  com a empresa denominada Tecidos À Brasileira, que quatro anos depois encerrou suas atividades.

Em maio de 1999, o Café À Brasileira foi adquirido pela atual proprietária e passou por reformas e ampliou seu espaço.Em 2014 novamente houve reformas para proporcionar mais conforto e modernidade a seus clientes.

Lugares para passear no centro de Porto Alegre

Confeitaria Rocco

26. Confeitaria Rocco

A Confeitaria Rocco é um prédio histórico de Porto Alegre, localizado na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores, junto à praça Conde de Porto Alegre, antiga Praça do Portão. Por sua importância histórica integra o rol dos bens tombados pela Prefeitura da capital gaúcha. 

Seu proprietário era Nicolau Rocco era italiano e, antes de radicar-se no Brasil trabalhou na famosa confeitaria El Molino, em Buenos Aires.

Com a experiência lá adquirida, chegando em Porto Alegre, em 1892 fundou a Confeitaria Sul-América. Com o crescimento da cidade e dos negócios, em 1910 encomendou a construção deste esplêndido prédio, que incluía fábrica de doces, confeitaria e salão de festas ao arquiteto Salvador Lambertini, que veio a falecer antes do término da obra. Os atlantes da fachada são obra de Giuseppe Gaudenzi, e o grupo no frontão é de Frederico Pellarin.

Endereço: R. Riachuelo, 1618 – Centro

lugares para passear no centro de porto alegre

27. Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Estado, criada oficialmente em abril de 1871, foi aberta ao público na sua sede definitiva, na Rua Riachuelo 1190, em 1922. Sua fachada, em estilo eclético, mostra uma das mais completas ilustrações do Calendário Positivista, com bustos de seus mais insignes vultos tutelares, constituindo um dos três únicos monumentos deste tipo no mundo. O acervo bibliográfico da BPE é constituído por cerca de 240 mil volumes. A coleção de livros raros da Biblioteca é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519. Publicações e documentos que registram a história e a literatura rio-grandenses, enciclopédias, dicionários e obras sobre todos os setores do conhecimento humano, além de jornais, revistas e folhetos, completam a coleção da instituição e encontram-se disponíveis para pesquisa.

Endereço: Rua Riachuelo, 1190 – Centro

lugares para passear no centro de porto alegre

28. Solar dos Câmara

O Solar dos Câmara, anteriormente denominado Palacete do Visconde de Pelotas, é um prédio histórico e um centro cultural da cidade brasileira de Porto Alegre. No salão nobre do solar estiveram os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, o Conde d’Eu, o Duque de Caxias e o botânico Auguste de Saint-Hilaire.  O Solar dos Câmara hoje em dia  é um espaço cultural completo, diponibilizando diferentes ambientes e programas à comunidade. Nele são realizadas apresentações artísticas e as mais variadas atividades culturais.

Na casa estão instalados um pequeno memorial, biblioteca e, também, o Departamento de Relações Institucionais da Assembleia. Além disso, ali também funciona a Escola do Legislativo, que busca promover educação para exercício da cidadania e para o fortalecimento do Poder Legislativo. 

Endereço: R. Duque de Caxias, 968 – Centro Histórico

lugares para passear no centro de porto alegre

29. Padaria La Tasca en el centro

Padaria, café e adega em um só lugar, a La Tasca serve brunch aos domingos quando, além da produção de pães e doces da casa também servem uma taça de espumante mais água saborizada, café e leite.

Lugares para passear no centro de Porto Alegre

Endereço: R. Duque de Caxias, 678

30. Escadaria 24 de Maio

Encravada entre as ruas Duque de Caxias e André da Rocha, no Centro de Porto Alegre, a Escadaria 24 de Maio corta ao meio um conjunto de prédios antigos, mas plenamente habitados. Deixada à míngua pelo poder público, reformada e novamente abandonada, a pitoresca ligação entre as duas vias ganha agora uma outra chance pelas mãos da artista plástica Clarissa Motta.

Inspirada na famosa escadaria que liga a Lapa ao convento de Santa Teresa, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, os degraus da escadaria gaúcha foram decorados com azulejos que, vistos de longe, formam um mosaico de cores. Em alguns, Clarissa escreveu frases de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Erasmo Carlos e Rita Lee. Em outros, colocou trechos de entrevistas que fez com os moradores dos prédios que ladeiam a escadaria.Encravada entre as ruas Duque de Caxias e André da Rocha, no Centro de Porto Alegre, a Escadaria 24 de Maio corta ao meio um conjunto de prédios antigos, mas plenamente habitados. Deixada à míngua pelo poder público, reformada e novamente abandonada, a pitoresca ligação entre as duas vias ganha agora uma outra chance pelas mãos da artista plástica Clarissa Motta.

Endereço: Rua 24 de Maio

_________________________________________

Veja outros lugares para passear em Porto Alegre aqui.

_________________________________________

E você, conhece mais algum lugar interessante no centro de Porto Alegre? Conte aí nos comentários que atualizamos a lista!

Obrigada pela visita e grande beijo das Passeadeiras!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

23 comentários

  1. Simone Hara 15 de julho de 2016, 22:44 comentar

    Adorei o post! Tantas opções de passeio!
    Com certezas várias já foram parar no meu caderninho de lugares para conhecer!

  2. Aline Figueiredo 16 de julho de 2016, 01:23 comentar

    Uau! Quanta opção boa! Um ótimo post, praticamente um guia pra quem quiser visitar POA!

  3. Melissa Lima 16 de julho de 2016, 03:50 comentar

    Este post tá tao completo que poderia certamente virar aplicativo! Quando eu tiver a oportunidade de conhecer irei com ele nas maos. Super parabéns ! Adorei e senti nao ter conhecido nada do Brasil antes de sair dele. Beijos.

  4. Juliana 16 de julho de 2016, 18:25 comentar

    Porto Alegre é um lugar encantador.
    E com essas dicas e as fotos dos locais para passear, fiquei ainda mais apaixonada.
    Minha cunhada é de Porto Alegre, e não vejo a hora de visitar…
    Amei.
    Beijos
    Ju

  5. Ariane Baldassin 17 de julho de 2016, 17:06 comentar

    Realmente muita coisa bacana pra fazer. Pena que sou de tão longe …

  6. Lilian Azevedo 18 de julho de 2016, 13:05 comentar

    A-M-E-I !!!!!!!
    Estive em POA pela 1ª vez em julho de 2015 e adorei. Pretendo voltar em 2017,vamos marcar um Tour com “As Passeadeiras” ?
    Lugares fantásticos !!!!! Parabéns !

    • Claudia Bins 18 de julho de 2016, 13:11 comentar

      Vai ser maravilhoso Lilian! Aguardaremos ansiosamente :-)

      Beijos

  7. Lele 18 de julho de 2016, 13:14 comentar

    Já era doida para conhecer POA, agora entao….
    AMEI AS DICAS
    bjs
    Lele

  8. Aline Patrícia 19 de julho de 2016, 02:25 comentar

    Adorei as dicas, fiquei com vontade de conhecer alguns desses lugares!
    Beijos!

  9. […] 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  10. […] 30 Passeios no Centro Histórico de Porto Alegre […]

  11. Cristian 4 de outubro de 2016, 19:50 comentar

    Boa Tarde

    Qual destes lugares ficam abertos sabado?

  12. Claudia Bins 4 de outubro de 2016, 20:19 comentar

    Cristian, todos com exceção da biblioteca pública.

    Abs,

    Claudia

  13. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  14. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  15. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  16. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  17. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  18. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  19. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  20. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  21. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

  22. […] Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.