Mães Empreendedoras – Caroll Scheffel Fotografias

Carol Scheffel

Nossa série de entrevistas com Mães Empreendedoras hoje traz Caroll Scheffel, mãe do Davi e fotógrafa profissional, que conta pra gente como é conciliar a maternidade e o trabalho em casa.  Bem-vinda Caroline e muito obrigada por participar de nossa série e por compartilhar conosco essas fotos maravilhosas!

 

Caroline Scheffel - Foto: Caroll Scheffel

Caroline Scheffel – Foto: Caroll Scheffel

 

1. Qual o seu nome? Conte um pouco sobre sua família, quantos filhos  tem e qual a idade deles.

Caroline Scheffel, tenho um filho chamado Davi de 11 anos. Acredito que por sermos nós dois na casa acabamos criando uma parceria muito grande, a idade que ele está também permite isso. Gostamos muito da companhia um do outro. Como trabalho em casa a compreensão dele é uma parte importantíssima do trabalho, no início foi dureza, mas como tudo na vida, depois de um tempo tudo se acerta.

Carol Scheffel

Fotografia: Caroll Scheffel

2. Qual sua formação ou experiência de trabalho?

Você já trabalhou como funcionária antes de abrir seu negócio? Estudei Publicidade e Propaganda, e antes de finalizar o curso fui morar na Austrália, na volta migrei para Jornalismo, foi então que engravidei e tranquei novamente. Cursei os dois cursos mas não cheguei a me formar. Antes de trabalhar com fotografia, trabalhei em agências de publicidade e diversos outros empregos como recepcionista, programadora em cia de exportação de calçado. A fotografia entrou na minha vida depois da gravidez.

Carol Scheffel

Fotografia: Caroll Scheffel

3. Você decidiu abrir seu próprio negócio. Pode contar qual é o negócio, a quanto tempo ele existe e porque tomou essa decisão?

Comecei a trabalhar com fotografia logo depois da gravidez e como fotografia é muito pessoal, cada fotógrafo tem o seu olhar, logo no início tive o desejo de ter meu negócio próprio, porém isso demorou bastante, com filho pequeno, mesmo que na época ainda estivesse casada, não é fácil. Trabalhei com fotografia como 2º profissão por longos 7 anos, mas foi a 4 anos atrás que decidi arriscar. Nessa época meu filho já estava com 7 anos, eu já estava cansada de trabalhar só pelo dinheiro e decidi que era a hora, desde então trabalho apenas com fotografia. Minha empresa leva meu nome Caroll Scheffel Fotografias.

Carol Scheffel

Fotografia: Caroll Scheffel

4. Como foi a reação da sua família quando decidiu abrir seu negócio? Em algum momento você se sentiu pressionada ou desestimulada? 

Abri meu negócio no mesmo ano que me separei, rsrsrs. As pessoas com quem troquei ideia foram meus pais e irmãos. Estavam todos apreensivos, mas me apoiaram desde o início.

Carol Scheffel

Fotografia: Caroll Scheffel

5. Quais foram os maiores desafios que encontrou até hoje?

Ser fotógrafa é uma coisa, abrir uma empresa é outra. Como não tinha dinheiro fiz tudo sozinha então num passe de mágica virei administradora, publicitária, vendedora, editora de imagem, design de embalagem e por aí vai. Como não sabia nada dessas áreas fui atrás de informações e nada era pago, tudo on line e gratuito. Foi bem difícil pois meu filho sentiu bastante. Nossos horários juntos diminuíram, eu estava sempre muito cansada, tive que ter muita persistência e acreditar de fato que valia apena e que era realmente o que amava fazer. Mas no fundo nós dois evoluímos com tudo isso, eu como profissional e ele se tornando mais independente. Profissionalmente essa busca foi o que mais exigiu de mim e ainda exigi. Acredito que desafios teremos sempre, mas isso faz parte do empreender e depois que vencemos é muito gratificante e quando não vencemos, depois da tristeza essa experiência acaba servindo de impulso para a mudança.

Carol Scheffel

Fotografia: Caroll Scheffel

6. Pode compartilhar algum erro ou situação que gostaria que não tivesse acontecido ou algo que teria feito diferente?

Cometi alguns erros anunciando em lugares que não me trouxeram retorno algum, no início queria aparecer, queria ser vista e então saí anunciando em tudo que é jornal, não tive retorno algum, neste caso eu mudei a forma para ser vista. Envio fotos dos meus clientes para as colunas sociais. Acredito que uma boa parceria as vezes vale mais que um anúncio em um veículo de comunicação.

Carol Scheffel

Fotografia: Caroll Scheffel

7. Você trabalha de casa ou tem um espaço seu ou compartilhado, fora de casa, para trabalhar?

Trabalho em casa e na rua. Os ensaios fotográficos faço na rua assim como eventos, mas toda a parte administrativa, de edição é feita em casa. 

Carol Scheffel

Fotografia: Caroll Scheffel

8. Quais conselhos você daria a pessoas que pensam em empreender também?

Ame o trabalho, o produto com o qual você quer empreender. É dureza, mas por ser algo que amamos não desistimos e é muito gratificante. Acredito que se arriscar também é necessário, as vezes você vê uma oportunidade que ninguém esta vendo e deixa passar, lá na frente alguém faz e se dá bem, aconteceu comigo isso. Hoje eu arrisco com responsabilidade. E o principal pra mim é, busque pessoas que te inspiram mas seja a alma da sua empresa, buscamos sempre diferencial mas nós somos diferentes, se nos colocarmos na empresa de fato ela terá um diferencial de cara e você estará sempre buscando novidades. 

Carol Scheffel

Fotografia: Carol Scheffel

9. Tem algum outro ponto que você gostaria de compartilhar conosco?

Obrigado por este trabalho lindo que vc está fazendo, eu aprendo muito escutando ou lendo histórias. Gratidão!! 

10. Deixe seus dados para contato, webpage e conte sobre seus produtos/serviços para que possamos conhecer melhor o seu trabalho.

Trabalho com fotografia de família. Dos  5 dias de vida aos 15 anos. Faço ensaios fotográficos e eventos. Passem no meu site para conhecer.  http://www. carollscheffel.com/, também estou no face  https://www.facebook.com/ carollscheffelfotografias e no instagram @carollscheffel. 

 

Obrigada Caroll, por dividir aqui conosco sua experiência e desde já convido nossas leitoras e conhecer o trabalho da Carol, através dos contatos acima!

 ___________________________________________

 

Veja aqui abaixo e conheça outras Mães Empreendedoras para se inspirar:

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

1 Comentário

  1. […] Carol Scheffel Fotografias […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!