Mães Empreendedoras – Gurizada Faceira

gurizada faceira
Conheci a Lu em um evento para mamães, onde fui palestrante e pouco tempo depois a Gurizada Faceira fez a recreação do aniversário de 6 anos da Juju. Nem preciso dizer que a festa foi um sucesso! Tanto eu quanto as meninas amaram a grande variedade de brincadeiras lúdicas, divertidas e super adequadas a idade das crianças. Nas palavras da Juju: “Amei tudo mamãe!”. Hoje a série Mães Empreendedoras aqui do blog tem o prazer de apresentar Luciane Bastos, a idealizadora do espaço kids itinerante Gurizada Faceira.
 
Me chamo Luciane Brito Bastos, 35 anos sou casadíssima e mãe de duas meninas, a Júlia de 8 anos e a Fernanda de 13 anos. Hoje trabalho com a minha empresa de espaço kids itinerante, voltada para casamentos e eventos sociais. Há 1 ano e meio, após trabalhar durante 3 anos em uma empresa privada, conciliava as gurias na escola no mesmo turno e no turno inverso da escola elas ficavam em casa, uma cuidando da outra enquanto eu trabalhava. Nesse período de três anos houve muitas perdas, minha sogra e um ano depois minha mãe. Assim levei minha vida durante esse período, mas no ano passado soube que a menor ia estudar no turno da tarde, o que gelei na hora, meus pensamentos foram e voltaram, senti muita falta da minha mãe, da minha sogra que não estão mais aqui para darem aquela ajuda que a gente sabe que é valiosa. 
 
Somos eu e meu marido, e mais ninguém. Durante 3 meses fiquei remoendo dentro de mim uma solução para o nosso problema pois tinha que resolver a questão em 3 meses, de dezembro a março, que era o período de férias escolares. Minha primeira alternativa era pedir que meu chefe me demitisse para ganhar meus direitos, seguro desemprego, enfim não sair sem dinheiro algum. Tentativa frustrada, levei um sonoro NÃO e ele nem me deixou terminar a frase, chorei, pedi mais uma vez, mas a resposta era NÃO. 
 
O dilema estava instalado, entre o marido em casa que me dizia: “não pede demissão pois vai ficar muito apertado apenas uma renda”, por outro lado eu não tinha outra alternativa, não queria dicar faltando para ser demitida, não era o que eu queria, ser vista como a que está incomodando para ser demitida.
 
Até que um dia tomei coragem e pedi demissão. Pronto, meu mundo desabou! Pois no momento que tu toma a decisão a responsabilidade  e as consequências passam a ser todas tuas. Se der certo a culpa é tua, se der errado a culpa também é tua. Tive que cumprir aviso prévio durante 30 dias e durante o aviso eu já tinha me arrependido, óbvio, mais já era tarde demais e eu não tinha outra alternativa, não adiantava pensar em plano B, não tinha plano B.
 
Passou! aviso ok e eu rica com o meu salário do mês e nada mais, mas estava em casa cuidando das filhas, almoço, levando na escola, buscando da escola… assim foram exatos 6 meses, mas o que eu ia fazer no turno que ela estava na escola? Ia ficar de pernas para o ar, bitolada, sem me comunicar com ninguém, logo eu? Bem capaz!
 
Fui pesquisar na internet procurar algo, pois uma coisa eu sabia, que tinha internet e tempo disponível,  então mãos a obra! A ideia inicial era um blog sobre assuntos relacionados as crianças, durante minha pesquisa de material encontrei uma inspiração para montar e empresa que tenho hoje, pois ligava festas, crianças e eventos. Não deu outra, era isso que eu queria.
 
Pesquisa de mercado, com as cerimonialistas para saber a opinião delas referente ao item kids na lista de convidados e a recepção não poderia ter sido melhor. Todas com quem conversei, e não foram poucas, disseram para seguir em frente com o projeto e montar a empresa logo.
 
Consultei o marido e algumas pessoas para saber qual sua opinião e, claro que ninguém levou muita fé. Conversei muito com uma amiga empreendedora, que me disse “tira isso do papel e começa logo! Se for esperar toda estrutura, ter dinheiro, não vai tirar nunca do papel.” Mas o dinheiro? Era o que eu menos tinha no momento. Com um valor emprestado por outra amigona que enfrentou o marido para me ajudar, comecei a empresa. Na primeira festa eu que pedi para estar nela. Era uma formatura da irmã da minha comadre, só queria estar lá para ter as fotos. Aconteceu então de eu conseguir em Canoas ser contratada para uma formatura de matemática. Minha primeira festa com o espaço kids itinerante!
 
gurizada faceira
 
 
O mais marcante e assustador foi uma noiva me ligar em setembro, perguntando se eu faria o espaço kids em La Paloma no Uruguai. Eu respondi que sim, mas logo que desliguei o telefone não estava acreditando no que tinha acontecido. Meu mundo desabou! Corri para o telefone e pedi ajuda para uma cerimonialista amada que me ajudou muito a montar orçamento, me disse onde era que o casamento, e falou:” Luzinha que demais, tu vai né?!” Chegamos em La Paloma as 23:50 ficamos um dia antes do casamento. Na festa, das 13 crianças 11 eram argentinas, foi realmente desafiador, mais muito gratificante.
 
Gurizada faceira
 
Logo depois, um lindo casamento no Recanto das Hortênsias, com a cerimonialista que me ajudou no momento que mais precisei e desde então não paramos mais. O conceito do espaço kids é bem simples, brinquedos como bonecas, carrinhos, jogos, massinha de modelar, lápis de cor, giz de cera e muita folha para soltarem a imaginação. E é justamente isso que tem chamado muito a atenção dos pequenos e, principalmente de seu pais, que estão buscando esse tipo de atividade para seus filhos.
 
gurizada faceira
 
Desde então não paramos mais, chá de bebê , casamento em Gramado, entrevista para o Jornal do Comércio, aniversário do filho da jornalista Carla Fachim, festas do pijama onde realizamos o cantinho da beleza que elas adoram, como fizemos no aniversário da filha do jogador Réver do internacional, graças a belas parcerias, e hoje  é possível encontrar nosso espaço kids aos sábados no restaurante PPKB Kitchen & Bar na Carlos Gomes.
 
gurizada faceira
 
Enfim nesse um ano de trabalho tenho a relatar que aprendi muito, conheci pessoas incríveis, fiz trabalhos incríveis, crianças forma mais de 400 crianças que já passaram pelo nosso espaço kids, viagens, entrevistas, blogs estou muito feliz e quero muito mais.
 
Sobre empreender? nossa é desafiador, pois você quem cuida de todo empreendimento, trabalhar em casa mais difícil ainda, mas muito bom, estar perto dos filhotes, fazer nosso horário, marcar as reuniões após deixa- los na escola e terminar a tempo de buscar isso não tem preço. 
 
gurizada faceira

Lu e sua linda família

Obrigada Lu, pelo lindo depoimento, foi realmente uma enorme inspiração! Conheça mais sobre a Gurizada Faceira no Facebook e no Instagram e entre em contato com a Lu através do email:

gurizadafaceira@gmail.com

 

Gurizada faceira

 
 __________________________________________________
 
Leia outras entrevistas com Mães Empreendedoras para se inspirar ainda mais:
 
 
 
 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

7 comentários

  1. Chris Ferreira 30 de novembro de 2016, 00:12 comentar

    Muito legal conhecer histórias de mães que tiveram a coragem de largar o emprego e seguir um outro caminho e ter sucesso.
    Parabéns pela coragem e determinação.
    beijos
    Chris

  2. Ariane Baldassin 30 de novembro de 2016, 19:54 comentar

    Eu mesma fiz essa escolha duas vezes. A primeira, quando decidi ter a minha primeira filha. Deixei o trabalho com horário fixo, na indústria e fui lecionar algumas noites. Com a chegada da minha segunda, abri mão de tudo para cuidar delas. Mas pretendo retomar a vida profissional daqui a dois anos. E volto com uma super bagagem porque nós mães somos sim empreendedoras.

    • Claudia Bins 30 de novembro de 2016, 20:53 comentar

      Somos mesmo Ariane, afinal temos o trabalho mais difícil do mundo!

      Beijo,

      Clau

  3. Louise 30 de novembro de 2016, 21:22 comentar

    Largar o emprego pelos filhos é louvável. Eu fiz isso e bato palmas para mulheres guerreiras que façam o mesmo!

  4. Michele Gobbato 1 de dezembro de 2016, 01:37 comentar

    Adoro conhecer essas mães empreendedoras aqui e fico feliz que vão atrás dos sonhos e mesmo ao meio de dificuldade, dúvidas, entre um monte de outra coisa que vem junto, conseguem .. parabéns e sucesso

    Bjs Mi Gobbato

  5. Adri 2 de dezembro de 2016, 15:53 comentar

    Adoro esse espaço onde conheço um pouco mais sobre essas mães empreendedoras. Isso me inspira muito e fico feliz com o sucesso dessas mamães batalhadoras

  6. […] Gurizada Faceira, com Luciane Bastos   Portal Mãe Empreendedora, com Bárbara Brochedes   MiniDini – Soluções Geniais, com Graciela Dietze   Tapetes Happy Day, com Camila Fialho   Aqui a entrevista Olívia Bolos Caseiros   Entrevista Viver e Melhor   Entrevista Loja Ninho   Entrevista Atelier Materno […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.