Mercado Medieval de Óbidos

mercado medieval de óbidos

A cidade queridinha de 9 entre 10 turistas que visitam Portugal, Óbidos sabe muito bem manter a atenção ao longo de todo o ano. Isso graças aos festivais e eventos que organiza tão bem, para alegria dos visitantes e do comércio local, pois não!

O Mercado Medieval de Óbidos é um dos eventos mais aguardados do ano, acontecendo sempre durante o verão. No ano passado, em julho de 2017, nós fomos lá conferir e o post de hoje traz as informações e tudo o que vimos por lá.

Já adianto que foi divertidíssimo! 

 

Mercado Medieva de Óbidos

As Princesas, quer dizer, As Passeadeiras em Óbidos


Mercado Medieval de Óbidos

 

O Mercado Medieval de Óbidos funciona de quintas a domingos e a programação divertida começa a partir das 17:00. Isso porque é verão e faz muito calor. Imagina os pobres cavaleiros vestindo armaduras sob aquele sol escaldante?

Então programamos nossa ida para as 16:00, assim teríamos bastante tempo para chegar, comprar os ingressos e alugar os tão esperados trajes de princesas para as meninas.

 

Mercado Medieval de Óbidos

Chegando à Óbidos

 

Sim, após comprar os bilhetes (super tranquilo, era uma quinta-feira e havia cerca de 5 ou 6 pessoas na nossa frente. Existem duas bilheterias para os eventos em Óbidos. A primeira fica logo na chegada à cidade, ainda do lado de fora das muralhas e perto do estacionamento, ao lado da Oficina de Turismo. A outra fica lá dentro da cidade, ao lado da Livraria de São Tiago (perto da porta de entrada do evento).

A entrada é gratuita até aos 11 anos, e o preço dos ingressos é de 7 euros a partir dessa idade. Para quem chegar vestindo trajes de época, tem desconto e paga 5 euros. Caso não tenha o traje (como nós) é possível alugar lá mesmo, na Casa do Pelourinho, a um valor de 5 euros cada (incluindo as vestes e o enfeite de cabelo).  Se quiser, até penteados pode fazer!

 

Mercado Medieval de Óbidos

Barba, cabelo e bigode! Tudo para quem quer entrar no espírito da festa, em Óbidos

 

Aos sábados e domingos, entre as 10:00 e as 16:00, o preço desce para os 4 euros e é quando o movimento triplica.

O tema do evento, em 2017, era “recriar o papel da mulher na sociedade medieval e recordar as lendas e histórias que envolvem rainha, princesas e mulheres comuns, mouras ou cristãs”.

 

Mercado Medieval de Óbidos

As Passeadeiras se divertiram experimentando roupas típicas

Mercado Medieval de Óbidos

Toda a família devidamente paramentada!

 

Acompanhamos o calendário do evento no site oficial, então sabíamos que naquele dia teria desfile de clãs, cortejos,  duelos de espada, duelos a cavalo, shows diversos e outras atrações.

 

Mercado Medieval de Óbidos

Desfiles e Cortejos em Óbidos

 

Na verdade, foram mais de 30 grupos de animação na área da música, teatro, dança e recriação histórica a animar o evento.

 

Mercado Medieval de Óbidos

Pode dizer, são duas princesinhas mesmo! <3

 

Uma das coisas que mais curtimos foram as tabernas e mercados, com produtos típicos da época e comidinhas, doces e bebidas atuais. Juju aí, se agarrou em um suspiro gigante e não largou mais!

 

Mercado Medieval de Óbidos

Banquete Medieval

 

Falando em comida, quem quiser pode comprar o jantar medieval, onde vai poder comer como um rei (ou rainha) assistindo a performances típicas da época. Imaginem!!!

 

Mercado Medieval de Óbidos

Combates entre cavaleiros

 

É uma grande festa, bonita de se ver. É turística? Claro que sim! Mas se você entrar no espírito da coisa, como a grande maioria dos visitantes, vai se deixar contagiar pela oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto com as crianças, que olham ao seu redor e veem aquela montão de gente, adultos inclusive, realmente vivendo o momento, se divertindo e homenageando o passado.

 

Mercado Medieval de Óbidos

Muitos participantes no Mercado Medieval de Óbidos

 

Em um determinado momento, paramos para descansar e conversamos com um senhor, bastante idoso, todo fantasiado de leproso. Ele contou que há 12 anos participa do festival como figurante e que tinha 87 anos! Que maravilha!

Nós gostamos muito, de verdade. Foi uma experiência que não esqueceremos jamais e trouxemos de Óbidos as mais belas lembranças. Podem ver nas fotos! As meninas se divertiram muito, fizeram milhões de perguntas sobre as vestes que viam, os clãs, as comidas, tudo!

 

Mercado Medieval de Óbidos

Comidinhas típicas

 

Há muitos mercados e Feiras Medievais que acontecem em todo o país, não só o de Óbidos. Ouvi falar que o de Santa Maria da Feira e o de Sintra também são muito bonitos. Mas se você curte este tipo de evento, pesquise e vá conhecer. Depois conte pra nós o que achou! 

 

Sabe o castelo que aparece lá em cima, no post? Pois ele é uma Pousada e você pode completar a experiência da visita ao Mercado Medieval, se hospedando no próprio Castelo de Óbidos! Já pensou? Clique aqui para fazer sua reserva:

 

Pousada Castelo de Óbidos – Para dormir como uma rainha (ou rei)

 

E você, já foi ou gostaria de ir no Mercado Medieval de Óbidos? Pois saiba que em 2018 o Mercado Medieval de Óbidos vai acontecer entre 12 de julho e 05 de agosto, de quintas a domingos. Programe-se e viva um dia como príncipe e/ou princesa que não vai esquecer!

 

Site oficial do evento: http://mercadomedievalobidos.pt/

 

Óbidos, como dissemos acima, promove vários eventos ao longo do ano. Veja no site oficial a Agenda: 

http://www.obidos.pt/

 

Leia aqui nossas dicas do que visitar em Óbidos, o que ver, onde se hospedar e como foi o Festival do Chocolate em Óbidos, em 2017.

 

Veja outro passeio incrível, pertinho de Óbidos: Ilhas Berlengas, Portugal como ninguém imagina

 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Compartilhe! São tantos lugares lindos a visitar em Portugal e muita gente ainda não conhece Évora Monte.

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Leia toda a nossa série sobre Morar em Portugal, com depoimentos de gente que mora em várias cidades do país

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!