Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Na série sobre Morar em Portugal, convidamos algumas amigas para contarem suas experiências como estudantes de mestrado em Portugal. Hoje é a vez da querida Ana Carolina, advogada e editora do blog Um Olhar Novo, que descreve o processo para fazer a matrícula e conta como funciona o mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa. A Carol foi super generosa em partilhar suas percepções sobre o curso, o que enriquece muito seu relato. Recomendo a leitura fortemente para quem pensa em fazer o mesmo!

Sigam a Carol no IG @blogumolharnovo, leiam as dicas de passeios lá no blog e deixem as perguntas que tiverem aqui nos comentários!

Obrigada Carol, por participar aqui e contar sua experiência para a gente! Seja sempre muito bem-vinda!

 

 Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Por: Ana Carolina

 

Para ter acesso ao Mestrado em Direito é preciso ficar atento às datas das inscrições – elas ocorrem entre março e maio, para o semestre que se inicia em setembro do mesmo ano. A inscrição pode ser realizada pelo site da Universidade, e a Universidade Nova de Lisboa solicitou o histórico escolar, curriculum no modelo europeu e uma carta de motivação.

 Neste ano de 2018, as inscrições da Universidade Nova de Lisboa se encerram em 30 de abril. É possível se candidatar através do link: https://netpa.fd.unl.pt/cssnet/page

Cada Universidade especifica os documentos necessários para a inscrição, bem como seus critérios de avaliação. Na Nova, atualmente, são os seguintes critérios de avaliação:

– Nota final do curso superior com que se candidata (50%);

– Relevância e adequação do percurso anterior para o curso de mestrado (50%) (o júri atribui a cada candidato/a uma classificação na escala de 0 a 20, com base numa análise de carta de motivação e curriculum vitae, podendo os membros do júri deliberar a realização de entrevistas a todos ou alguns dos candidatos.

Nesta questão da relevância e adequação do percurso anterior, a Universidade analisa as razões para a escolha do mestrado. É importante colocar na Carta de Motivação o porquê de ter escolhido, por exemplo, o Direito Público – especifique onde trabalhou, estágios, cursos anteriores, eventual pós-graduação. Tudo é avaliado.

Eu trabalhava com improbidade administrativa no Brasil (combate à corrupção), motivo pelo qual tinha completa relação com o Direito Público.

A Universidade exclui automaticamente os candidatos com uma classificação inferior a 9,5, mas como há limites de vagas, em regra, são aprovados aqueles que possuem nova igual ou superior a 14 (de 0 a 20).

Para se candidatar (on line) no Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa é preciso:

 – Preenchimento do impresso de candidatura (online);

– Pagamento da taxa de candidatura através das referências multibanco que surgirão no decurso da candidatura (51€);

– Submissão online dos seguintes documentos: carta de motivação, curriculum vitae (modelo europeu), cópia do certificado de conclusão do(s) curso(s); comprovativo de nif; comprovativo de identificação;

– Histórico escolar com o coeficiente de rendimento e declaração da média final da licenciatura/bacharelado.

 

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Prédio da Universidade Nova de Lisboa (Foto: Ana Carolina @blogumolharnovo)

 

Para quem ainda não terminou a licenciatura, é preciso enviar o histórico escolar (parcial) com as disciplinas já realizadas e a nota final, bem como declaração sob compromisso de honra onde conste curso, faculdade, média esperada e data para finalização da graduação (declaração pessoal). Importante colacionar uma declaração da Instituição onde estuda que comprove esta situação acadêmica.

Feita a inscrição, aguarda-se a análise dos documentos, sendo atribuídos pontos para todos os documentos entregues.

Sendo admitido, faz-se o pagamento da primeira parcela (matrícula e 1ª mensalidade da propina). Mesmo em instituições públicas – como a Universidade Nova de Lisboa – há pagamento de valores, que se denominam propinas. A diferença é que são menores que das faculdades particulares.

Os valores dependem do curso, mas todos são pagos. Algumas Faculdades exigem valores diferentes (a menor) para Portugueses, mas a Universidade Nova de Lisboa não faz esta diferenciação.

As aulas se iniciam em meados de setembro, e o primeiro ano é de aulas presenciais. Na Faculdade de Direito da Nova a presença não é obrigatória, mas alguns Professores atribuem nota de participação. Os critérios de avaliação mudam a depender da disciplina: podem ser exames (provas) ou trabalhos.

Depois, há 1 (um) ano para escrever a sua dissertação e entregá-la. Não há muita demora em marcar a defesa (em aproximadamente 6 meses já são marcadas).

Eu acreditava que a admissão seria a parte mais difícil do mestrado, pois, no mais, bastaria estudar, e isso eu já estava acostumada – meu maior engano!

Os Professores Portugueses são muito diferentes dos Brasileiros. Em sua maioria, pontuam um distanciamento com o qual não estamos acostumados, não toleram brincadeiras, não sorriem, e possuem um sarcasmo incomum. Senti uma pressão inexplicável, e confesso que, em alguns momentos, sentia a respiração mínima para viver kkkk. Brincava que ganharia o concurso de apneia. Não questiono o conhecimento deles, ao contrário, são profissionais muito bem qualificados e de renome no mundo jurídico português, europeu e até mundial.

Esta forma diferente de pensar e se relacionar é também expressa nos exames, e o que seria lógico para os Brasileiros, não faz qualquer sentido para muitos de nós. É preciso justificar pormenorizadamente cada questão, e mesmo assim, não será suficiente. Há uma lenda de que ninguém consegue nota superior a 16 valores (0 a 20 valores), mas, o que vi, é que notas superiores a 14 valores já se mostram como exceção.

Além disso, a verdade é que chegamos na faculdade com uma carga de que “os brasileiros só passam aqui para fazer turismo”… e nesta leva, colocam todos os alunos, tanto os que estão cumprindo seriamente suas obrigações, como aqueles que aproveitam ao máximo as passagens low cost para toda a Europa. Essa ideia fez com que alguns trabalhos em dupla (brasileiro e português) recebessem notas diferentes (avaliação que fizemos por aqui).

Com o tempo, algumas coisas melhoraram. Tenho Professores queridos, e outros que provavelmente não terei mais contato. A verdade é que eu sou eu mesma, mas nem todos estão dispostos a retirar a “armadura” e ter contato com diferentes culturas. Tem sido uma experiência enorme, muito válida, mas é preciso considerar as pressões psicológicas que serão suportadas.

 

Para saber como obter o visto de estudante para Portugal, leia o post da Natália aqui:

Como obter o visto de estudante para Portugal

 

Para saber quais licenciaturas e mestrados oferecidos pela Universidade Nova de Lisboa clique aqui:

http://www.unl.pt/ensino/candidatos-nacionais/licenciaturas-e-mestrados-integrados

 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Compartilhe e siga nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Leia toda a nossa série sobre Morar em Portugal, com depoimentos de gente que mora em várias cidades do país

Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

6 comentários

  1. Ana Carolina Santos 13 de abril de 2018, 13:16 comentar

    Obrigada pela gentileza do convite!

    Estudar fora do Brasil requer, além de tudo, muita maturidade psicológica para aprender com tantas diferenças.

    • Claudia Bins 13 de abril de 2018, 18:15 comentar

      Eu que agradeço a participação mais que especial! <3

      Beijão querida,

      Clau

  2. Melissa 13 de abril de 2018, 14:54 comentar

    Gostei e muito. Obrigada aninha por compartilhar sua experiência que me enriqueceu pois coisas que vc disse eu nao sabia.

    Tenho perguntas. Qual o modelo de curriculp europeu? Como foi em Portugal vc nao teve que traduzir nada ne… mesmo com nossas diferencas no português.. penso em talvez fazer em outro país e ai talvez tenha essa etapa da tradução..

    O que é exatamente essa carta de motivação? É “apenas” voce escrever e justificar sua vontade dr fazer o mestrado? No que pretende usar? Alguém tem que te recomendar? Algum profissional da área?

    Muito obrigada bjs

  3. Ana Carolina Santos 14 de abril de 2018, 08:56 comentar

    Oi Melissa!
    Não precisamos traduzir nada, embora realmente existam alguma diferenças no português.
    Quanto ao curriculum, se você jogar no Google “curriculum europeu”, já aparecerá o site para preencher. Depois é só salvar e baixar para seu computador.
    A carta de motivação é uma carta mesmo, explicando suas razões para a escolha do mestrado, da área escolhida, justificando nela a sua trajetória e como o mestrado vai enriquecer seu percurso profissional. Não precisa de recomendação alguma (de profissionais, professores etc).
    Sucesso na escolha!! Beijinhos!

  4. Sérgio Araújo 16 de maio de 2018, 21:59 comentar

    Oi, Cláudia! Adorei o post.
    Hoje tive a notícia de que fui aprovado pra o Mestrado em Direito e Mercados Financeiros na UNLisboa. E vaaaárias dúvidas surgiram, confesso.

    Qual o teu mestrado? Alguns deles são lecionados em inglês, certo? Morro de medo de não conseguir acompanhar. E alojamentos universitários? Existem?

    To mega animado, mas mais ou menos um milhão de dúvidas nessa complexidade tomam conta da minha cabeça nesse momento haha.

    Muito obrigado! E quem sabe nos esbarraremos em breve pelos corredores da UNL, não é?

    Abração!

    • Claudia Bins 17 de maio de 2018, 08:54 comentar

      Oi Sérgio,

      Parabéns pela aprovação!
      Na verdade, como você deve ter lido no post, quem faz o curso é a Carol. Este é um guest post (quando eu convido alguém para escrever sobre o assunto).

      Boa sorte,

      Claudia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!