Meus apps de fotografia favoritos

apps

Quero começar dizendo que não entendo nada de fotografia. Fiz um curso de fotografia com SmartPhones, com a Lisa Roos, que foi ótimo, por sinal, mas foi só isso.

Mas vou dizer que amo fotografar. Quase tanto quanto amo viajar. Adoro registrar os momentos enquanto estão acontecendo. Vou contar aqui baixinho, que tenho um ritual… em qualquer situação que seja, quando tenho intenção de fotografar eu primeiro olho ao redor. Como um scanner eu procuro registrar primeiro na memória aquilo que estou prestes a fotografar. Para mim, é meio sacrilégio partir diretamente para a foto sem olhar com meus próprios olhos antes… sei lá, cada um com suas manias né?

2

Para aprimorar meus registros, eu procuro prestar a atenção no que vejo, em termos de fotografia. Certa vez eu ouvi um professor de design gráfico dizer que para nos tornarmos bons em algo é preciso “consumir” informação a respeito. Concordo plenamente e é isso que procuro fazer.

Sigo perfis no instagram, blogs de fotografia, leio revistas e procuro dicas na internet, sempre que posso. Por isso tudo, acredito que já acumulei alguma bagagem que hoje vou dividir aqui com vocês. Seguidamente recebo elogios pelas fotos, principalmente no Instagram, então para ajudar os papais e mamães que, assim como eu, não tem tempo de ficar editando fotografias nem grana para usar programas caríssimos de computador, aqui vão meus aplicativos favoritos para edição de fotos, junto com algumas dicas para fotografar as crianças. Espero que curtam!

picasa1

No Computador

Picasa – No computador eu uso o Picasa que é um programa que permite edição digital de fotografias, com filtros, cortes, textos, edição de filmes, colagens, etc… e te ajuda a organizar a sua coleção de fotos digitais no computador, de forma a facilitar a procura por fotografias específicas que você procure, através de álbuns. O programa tem total integração com o serviço gratuito Picasa Web, de armazenamento e compartilhamento de fotos online, também do Google. Além do que, com ele dá para diminuir a resolução da foto e colocar uma marca d’água bem facilmente. Infelizmente o Google já anunciou que o programa vai ser descontinuado, e o serviço Google Photos vai substituí-lo. Hoje, no entanto, o Google Photos não permite a edição de fotos assim como no Picasa. Talvez no futuro isso venha a mudar. Espero que sim! De qualquer forma, aqui você encontrará  7 alternativas para substituir o Picasa.

Picasa

Tela do Picasa e seu gerenciador de arquivos (álbuns)

 

Google Photos – Uso muito, principalmente pela possibilidade de sincronização que existe com as fotos tiradas pelo celular. Você configura seu telefone com seu email do google, o gmail e habilita a sincronização. Depois disso não precisa mais se preocupar em fazer backup das fotos do celular. Cada vez que estiver conectado o Google vai cuidar de “enviar” suas fotos para a “nuvem”, leia-se Google Photos. Lá você poderá organizá-las em álbuns como quiser e até compartilhá-las com mais alguém. Uma vez lá, você acessa suas fotos, todas as que quiser, de qualquer aparelho, basta estar conectado à internet com sua conta gmail. Bom né?

googlefotos1

No Celular

insta

Instagram – Sim, minha primeira opção de edição de fotos é o Instagram mesmo. Gosto de usar alguns filtros, mas prefiro ainda utilizar as opções de ajustes como zoom, brilho, estrutura, contraste. Se você ainda não utiliza, deveria, pois faz uma enorme diferença nas fotos. Não se acanhe, brinque, faça testes e você vai encontrar as “mexidas” que mais lhe agrada. Verá também que o resultado obtido vai ser incrível.

IMG_0739

Foto original

tilt1

Foto com edição de brilho, estrutura, recorte e filtro Tilt Shift

BeFunky – Aplicativo fácil, leve e muito útil. Bom para ajustes rápidos, filtros, colagens e texto na foto. Ótimo para fazer cards, ainda te dá opções de efeitos, molduras, adesivos e outras brincadeiras. Gratuito no Play Store.

Mano-março 123-1

Foto editada no BeFunky

Snapseed – Cheio de filtros e opções de edição é outro queridinho dos aplicativos de fotografia. Fácil de usar, bem intuitivo e permite compartilhar as fotos depois de editá-las. Também é do Google e está disponível para Android e iOS. Gratuito.

Foto original

Foto original

Foto editada no Snapseed com filtro Drama

Foto editada no Snapseed com filtro Drama

VSCOcam – O mais cool dos aplicativos para fotografias e queridinho dos fotógrafos por se tratar também de uma rede social de fotografias. É ótimo para “exercitar o olhar”, aprender mais e conhecer gente super talentosa na arte de fotografar. Também oferece filtros e recursos para edição, mas eu acho ele mais complicadinho de usar. Disponível para Apple, Android e iOS gratuitamente.

IMG_7932

Sem edição

IMG_7932-001

Com edição de sombra e cor

Adobe Photoshop Express – É photoshop, nem precisaria dizer mais nada não é? O aplicativo é gratuito mas nem de perto se equivale ao programa de computador – daí o nome express – mas ainda assim oferece toda a gama de facilidades para edição de fotografias pelo celular. Eu acho ele pesado, no entanto.

Pip Camera –  Aplicativo fofo para editar fotos diferentes e divertidas. Com certeza você já viu algumas do tipo, por aí, e pode curtir bastante a brincadeira de sobreposição que ele oferece. Gratuito e disponível para Apple, Android e iOS.

pip

InstaGrid – Aplicativo para cortar um foto em fotos menores, formando uma grade. Corta suas fotos em 3×1, 3×2, 3×3, 3×4, 3×5 grades e faze upload diretamente para Instagram. Gratuito para Android. Dá para fazer efeitos lindos, mas é meio chatinho ter que publicar os quadradinhos um a um.

Meus aplicativos

Foto Original

Screenshot_2016-04-09-14-13-53


Dicas para fotografar as crianças

1. Conte uma história

Fotografe a cena que está acontecendo e não somente as pessoas. Imagine que você é o diretor de um filme e quer contar uma história. As pessoas em um filme não fazem poses, certo? Elas vão e vem naturalmente (ou pelo menos é assim que parece) e a câmera registra seus movimentos. 

fotos

2. Tire muitas fotos e escolha depois a que mais lhe agrada

Aqui a regra é que “o que abunda não prejudica”. Clique mesmo, sem piedade. Mas lembre-se de ter memória e bateria suficiente. Isso é básico!

 

foto3
3. Enquadramento é ouro

Existe uma regra na fotografia, a regra de ouro dos terços, que diz que nós devemos dividir a cena em quadros e posicionar o objeto em foco em um deles. Segundo o site Photopro: ” …dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em alguns casos, manter o assunto principal da foto em algum desses pontos chamará mais a atenção, ou seja, um assunto centralizado não significa uma foto mais equilibrada.

hytrade

Muitas câmeras e celulares hoje em dia permitem que seja feita a configuração das linhas, para ajudar. OK, mas como diz o texto acima isso vale “em alguns casos”. No caso das fotos, a regra serve para ser quebrada conforme o objeto/assunto da foto. Parece complicado? Também acho, mas o efeito é incrível. Veja o post do site Photopro sobre esse assunto, para mais informações aqui.

4. Edite a foto

Sem medo, sem dó nem piedade. Corte, aproxime, ajuste o brilho, a cor, a intensidade, use HDR, efeitos, aumente a nitidez, diminua a nitidez, o contraste, desentorte… brinque, use filtros, tente, volte atrás. Com o tempo você vai encontrar seu estilo e perceber que algumas fotos ficam mais bonitas de um jeito ou de outro. Vira “uma cachaça, um vício”. E o resultado é, no mínimo, compensador.

IMG_5448-001

Foto com edição

IMG_5448

Foto sem edição

Alguns perfis no Instagram que nós amamos, pra te inspirar!

Fotos de viagens: 

@worldwanderlust
@marlonpegoraro
@globetotting
@viajandocompimpolhos
@viajandocomarte
@claudiarodriguespegoraro
@claudia_bins (do nosso blog mezzo Mondo)

Fotos de maternidade:

@mamawatters
@oldjoy
@mamakoza
@momswithcameras
@siblinghoodlove
@as_passeadeiras (nosso perfil)

Curtiu? Conta pra gente se você costuma editar as fotos, se curte fotografar, se usa algum aplicativo ou programa de computador. Nós vamos adorar saber!

insta3

___________________________________________

Leia outros artigos sobre tecnologia aqui.

___________________________________________

Beijo das Passeadeiras!

 ___________________________________________

Quer receber as dicas por email? Assine nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana, os artigos mais lidos aqui do blog. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias.

               * campo obrigatório

Veja um exemplo aqui

___________________________________________

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

29 comentários

  1. Luciana Emely 14 de abril de 2016, 14:57 comentar

    Muito legal, alguns aplicativos eu já conhecia e outros já baixei… Parabéns. Beijos

  2. Tatiane Gallas 14 de abril de 2016, 15:07 comentar

    Adoro fotografias!! E ainda quero fazer um curso, enquanto isso vou “fuçando”, testando, editando, cortando…adorei as dicas e vou testar alguns desses aplicativos! Bjo

  3. Deia Tomaz 15 de abril de 2016, 02:20 comentar

    Amei as dicas!! Ja anotei todos os apps!!
    Adoro fotografar, mas tb nao entendo nadica de nada…

    Deia Tomaz – http://www.lancheiradojoao.com

  4. Fabiana 15 de abril de 2016, 11:16 comentar

    Ótimas dicas!! Conhecia alguns dos App, uso o instasize. Vou testar outros!

    Também amo fotografar!

  5. Adriano Bisker 15 de abril de 2016, 13:49 comentar

    Ahhhh! Agora entendi por que as suas fotos são incríveis!!!!
    E quanto ao post, gostei tanto que salvei na minha página, quero testar todas as suas dicas, amo fotografar!!! Super obrigado por este post!!!

    • Claudia Bins 15 de abril de 2016, 13:56 comentar

      kkkk Que bom que você gostou Bisker! A ideia é essa mesmo, ajudar :-).

      Beijo

  6. Juliana Carreras 15 de abril de 2016, 18:27 comentar

    Adorei as dicas! Tb amo fotografar! Vou testar os que ainda não conhecia!

  7. Mariana Ferreira 15 de abril de 2016, 18:49 comentar

    Amei, não conhecia uns aplicativos vou usar nas próximas fotos. Bju

  8. Alê Nunes 15 de abril de 2016, 19:13 comentar

    Adorei as dicas, vou baixar alguns desses apps para testar.
    Eu gosto muito do Cymera tb, uso no Android.
    bj,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/

  9. @caroleassinhazinhas 18 de abril de 2016, 02:59 comentar

    Claudia, quero ser igual a vc quando crescer! Demais! Mal consigo fazer uma selfie! Rs

    • Claudia Bins 18 de abril de 2016, 17:21 comentar

      hahaha Capaz Carol! 😉 Usa as dicas aí que dá certo!

      beijo

  10. Jacky lima 18 de abril de 2016, 14:16 comentar

    Adorei os aplicativos, já vou baixar alguns!

  11. Nicácio Belfort 19 de abril de 2016, 01:34 comentar

    Super legais esses aplicativos 😉

  12. Michele Gobbato 19 de abril de 2016, 21:30 comentar

    Adorei as dicas, vou instalar uns aqui para brincar

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das mamães

  13. Pauleni Gomes 20 de abril de 2016, 00:20 comentar

    Adoro também fotografia, só não entendo.de.fotografar, mas seu post me ajudou muito com dicas valiosas. Obrigada.

    @nossasaogemeos

  14. Marcelle Tabosa 20 de abril de 2016, 12:53 comentar

    Ótimas dicas de apps, sem contar as dicas pra tirar foto de criança, Heitor não para quieto nem a pau, pra tirar foto! Kkkkk

  15. Gabi Miranda 20 de abril de 2016, 16:18 comentar

    Eu gosto de fotografia, já fiz curso, mas não manjo nada. Rsrs Só o básico! E tenho apenas o Instagram. Vergonha… Rs

  16. Marta Gomis 20 de abril de 2016, 16:25 comentar

    Adorei as dicas bem legais.

    O picada eu não aprendo a mexer nem a pauta kkkkk

  17. Adriana 20 de abril de 2016, 16:57 comentar

    Adorei as dicas e adoro usar app que me ajudem com as fotos!!! Vou testar todos!!!!

  18. Tatiana 20 de abril de 2016, 23:49 comentar

    Amo fotografia. Alguns apps ja conheço, mas outros são novos. Vou experimenta_los.

  19. Chris Ferreira 22 de abril de 2016, 16:23 comentar

    Adorei as dicas dos aplicativos. Eu uso o PhotoScape no computador e no celular eu acabo fazendo as edições no próprio instagram. Vou experimentar alguns sugeridos.
    Gostei também das dicas dos IGs para inspirar.
    beijos
    Chris

  20. Tatiane Lopes 22 de abril de 2016, 23:40 comentar

    Clau adorei as dicas, amo foto! vou baixar alguns bj

  21. Mariana 24 de abril de 2016, 22:22 comentar

    Adorei os aplicativos Clau alguns já conhecia e outros não vou testar.
    Bjs
    Mari
    Vamosmamaes.blogspot. com.br

  22. Fanny 25 de abril de 2016, 13:10 comentar

    Eu amo esses app!! Acho q as fotos ficam perfeitas!! Beijos

  23. Louise 25 de abril de 2016, 18:50 comentar

    Adorei e já vou baixar alguns!!

  24. Laís Sass 25 de abril de 2016, 19:57 comentar

    Já baixei 3 app agora no meu cel, pois estava enjoada dos que uso!!! rs Obrigada pelas dicas! Muita diferença nas fotos editadas! bem mais lindas!!!! <3

  25. Aline Patrícia 26 de abril de 2016, 05:17 comentar

    Fico até com vergonha, pq desses apps só utilizo o instagram e o picarts! No PC o photoscape! Vou salvar as dicas!!!

  26. […] Veja nossas dicas aqui de como deixar suas fotos mais bonitas. […]

  27. Redes Sociais - As Passeadeiras 3 de janeiro de 2017, 08:14 comentar

    […] Leia aqui sobre meus apps de fotografia favoritos […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.