Morar em Braga por Mara Azevedo

Morar em Braga

Hoje nossa convidada especial é a Mara, do @roteirokidsbraga. Conheci a Mara quando estivemos visitando Braga, no carnaval de 2018 e deu para sentir toda a energia boa que ela emana. Convidei-a então para dar seu depoimento aqui no blog, contando para nós como é morar em Braga, com duas meninas adolescentes, há quase dez anos.

Obrigada Mara, por aceitar nosso convite e parabéns pelo trabalho no @roteirokidsbraga.Com certeza é de grande ajuda para quem mora na cidade e tem crianças.

**Todas as fotos do post são de autoria de Mara Azevedo.

 

Morar em Braga

por Mara Azevedo 

 

Olá!

Sou Mara e moro em Braga, Portugal há quase dez anos. Meu marido veio fazer um mestrado na Universidade do Minho (Uminho) e nos mudamos todos: marido, eu e nossas duas filhas. Braga tem sido nosso lar desde então.

Conhecida como Bracara Augusta, a cidade foi eleita “Cidade Criativa da UNESCO” na categoria Media Arts e em 2018 também recebeu o título de “Cidade Europeia do Desporto”. A história de Braga, iniciada na Roma Antiga com sua fundação em 16 a.C., permite-nos conhecer a história do país com maior profundidade. Mas por aqui o histórico convive bem com o moderno e o contemporâneo. A cidade mais antiga de Portugal chegou a ser distinguida em 2012 como “Capital Europeia da Juventude”.

Quem visita a cidade pela primeira vez vai certamente se deliciar com o centro histórico da cidade, onde encontramos vários cafés, pequenos parques para as crianças, jardins e lojas com produtos típicos.

 

Morar em Braga

Centro de Braga todo florido

 

Vivendo em Braga

Morar em Braga é bem tranquilo e agradável. Mesmo gostando de metrópoles, tivemos uma boa adaptação e nos habituamos ao silêncio, calmaria gostosa e poucas filas em quase todos os lugares que vamos. A cidade tem bons restaurantes, boas escolas e shoppings, portanto não fica nada a dever às grandes cidades. Para nós, sairmos pelo centro de Braga e escolhermos um dos nossos lugares especiais para apreciarmos um café, um chocolate quente e conversarmos com nossas adolescentes tranquilamente  faz parte de uma rotina boa. Quase todos os dias somos presenteados com alguma novidade.

A cidade conta com uma população jovem e o número de residentes imigrantes tem aumentado nesses últimos anos.  O Centro Histórico aos poucos tem sofrido reformas, melhorando cada vez mais o conforto e dando opções aos turistas. Já contamos com Uber, AirBnB, Hostels e em abril será inaugurado o edifício do Forum Braga, a segunda maior sala de espetáculos do país e o maior auditório do norte de Portugal.

 

morar em braga

Livraria FNAC em Braga

 

No quesito educação, um ponto importante para mim; há escolas públicas e privadas, todas bem procuradas.  Mas há também, para quem não sabe, a existência da legalidade do ensino doméstico, bastando para tal estar inscrito numa escola pública e preencher alguns requisitos. Além disso, algumas metodologias denominadas “alternativas” como Montessori, Waldorf, entre outras, têm despertado o interesse e a curiosidade de vários pais e educadores.

 

Morar em Braga

Praias fluviais em Braga

Algo que encanta quem passa a conhecer melhor Braga é que a disposição geográfica da cidade proporciona passeios entre praias, montanhas, e até mesmo outros países… O que não falta são muitas oportunidades para os que aqui vivem. Que tal passar um dia na Espanha e à noite já dormir na sua própria cama?

 

Vai visitar Braga e procura um hotel BBB? Veja aqui nossa experiência no Hotel Residencial Dora, em Braga.

 

Nesses dez anos vimos boas mudanças na cidade e isso nos empolga bastante. Gostamos de uma mistura de cidade “grande” mas acolhedora e Braga proporciona esta experiência para os que escolhem morar aqui.

E nos últimos quatro anos Braga tem experimentado um grande desenvolvimento – não apenas pelo aumento populacional nos últimos dois anos – em vários setores.

 

Morar em Braga

Miradouro em Bom Jesus do Monte

 

Curtindo Braga

Ano passado iniciei um projeto para facilitar a vida dos pais na hora de procurar atividades para as crianças e adolescentes na cidade de Braga e imediações, principalmente nos feriados e fins de semana. Muitos pais não sabem, mas há muito o que fazer com os filhos. O Roteiro Kids Braga tem dicas de eventos e atividades não somente para residentes, mas também aos turistas com filhos. Você pode dar uma conferida no Instagram em @roteirokidsbraga e no Facebook em  www.facebook.com/roteirokidsbraga.

 

Morar em Braga

Gerês no verão

 

Com a chegada da primavera aumentam as possibilidades de entretenimento em lugares externos, sempre quando as chuvas permitem… rsrsrs. Porém há muito para todas as estações: boliche, dança, hipismo, escaladas, corridas, patinagem artística, hóquei, piscinas climatizadas e uma Biblioteca muito ativa. Em Braga a dança de salão é bem procurada devido a possibilidade de participarem de concursos existentes em todo o país e na Europa e o escUtismo são muito fortes. É uma boa forma para crianças e adolescentes recém-chegados fazerem amigos.

Muito perto da cidade está o parque do Gerês, um local fantástico, próximo da natureza, especial para no verão curtir um picnic com a família à beira do Rio Cávado ou aventurar-se por inúmeras trilhas e no inverno curtir o friozinho (e talvez alguma neve) em algum chalé ou spa… Imagine!

 

Morar em Braga

Como é morar em Braga

Para os mais animados, Braga fervilha de festas já conhecidas e frequentadas por portugueses de todo o país e dos muitos que emigram para França, Inglaterra, Luxemburgo e Suíça – além dos muitos estrangeiros, é claro. Uma das principais é certamente a Bracara Romana, que este ano celebra sua XV edição de 23 a 28 de maio. Esta festa apresenta o estilo de vida dos “bracaraugustanos” na época em que a cidade integrava o Império Romano, com o título de cidade-capital da província da Galécia. “Nestas festividades, é recriado um mercado romano que é palco de artes circenses, representações dramáticas, simulações bélicas, personificações mitológicas, malabarismos, interpretações musicais e bailados da época de Bracara Augusta” (Wikipedia). Outra festa bastante conhecida é o São João de Braga, onde centenas de milhares de foliões andam pela cidade trocando marteladinhas na cabeça uns dos outros… rsrsr

 

morar em braga

Anabel com roupa do “Braga Romana” no desfile da escola

 

No finalzinho do verão, em setembro, os bracarenses celebram a Noite Branca, um evento com música para todos os gostos e muita descontração por toda a cidade.

Pois é… É dito que Braga é a cidade dos três P´s: Paz, Pessoas e Pátria. Isso é mesmo verdade. “Sendo considerada a cidade mais feliz de Portugal as portas estão sempre abertas para ti”.

 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Tem alguma pergunta para a Mara? Deixe aí nos comentários! Compartilhe! Talvez possa ajudar quem pensa em morar aqui ou recém chegou. Sempre é bom saber a opinião de quem está no país a algum tempo!

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Leia toda a nossa série sobre Morar em Portugal, com depoimentos de gente que mora em várias cidades do país

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

6 comentários

  1. Natalia 21 de abril de 2018, 13:35 comentar

    Amei ! Sigo o roteirokidsbraga há algum tempo. É nossa versão querida do agendinha poa rsrss Obrigada Mara pela partilha. Fiquei curiosa em saber qual é a praia fluvial da foto. A legenda está genérica. bjs a Mara e a Clau amada.

  2. Amanda 23 de abril de 2018, 19:02 comentar

    Boa tarde Mara, tudo bem? Achei ótimo o seu blog, estou indo fazer mestrado na Universidade do Minho, porém meu marido trabalhará no Porto. Gostaria de saber se é viável eu fazer esse deslocamento diariamente para estudar no Minho? Obrigada

  3. Mara 23 de abril de 2018, 20:05 comentar

    Olá Natália!
    A praia fluvial é a de ERMAL em Vieira do Minho, próximo à cidade de Braga. Fica no Norte de Portugal. Mas há outras praia fluviais pelo Norte igualmente bonitas!

    Beijinhos e obrigada por acompanhar o @roteirokidsbraga

  4. Mara 23 de abril de 2018, 20:16 comentar

    Olá Amanda!
    O blog As Passeadeiras é da querida Claudia. Eu fiz uma pequena participação.

    Então…muitas pessoas moram em Braga e estudam e/ou trabalham no Porto. O inverso pode ser feito sem problema. É viáve, mas dependendo dos horários do curso, possa ser cansativo. Se o seu mestrado for na sexta e sábado, é mais tranquilo. No caso, vai depender muito da sua disponibilidade. Beijinhos e boa sorte!

  5. Anna 18 de setembro de 2018, 15:42 comentar

    Olá. Sou brasileira, aposentada, tenho cidadania portuguesa e carteira cidadão. Estou com vontade de morar um ano em Braga. Qual nivel de dificuldade teria para alugar um apartamento, me inscrever no sistema de saúde, enfim, me regularizar como portuguesa.?

    • Claudia Bins 18 de setembro de 2018, 16:52 comentar

      Acredito que nenhuma dificuldade Anna. O mais difícil que é a cidadania, você já tem. O resto é tempo, recurso e disposição.

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!