Natal pelo mundo

natal-pelo-mundo

A LigamaternaRS  é um grupo de amigas e blogueiras de maternidade do Rio Grande do Sul e hoje estamos fazendo uma blogagem coletiva em homenagem ao Natal. Cada uma de nós vai abordar um tema diferente, para trazer informações, dicas e sugestões incríveis aos nossos leitores. Convido vocês a conferirem todos os blogs participantes, os artigos estão listados no final deste post. Aproveite para conhecer e seguir os blogs, a página da LigaMaternaRS no Facebook e no Instagram @ligamaternars. 

Desejamos a todos um Feliz Natal, independentemente de suas crenças. Que seja uma festa de celebração à família e à esperança por um mundo mais justo e feliz. São os votos das Passeadeiras!

__________________________________________

O Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco e presépios. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças. (Fonte: Wikipedia)

Natal pelo Mundo

Fiz uma pequena pesquisa então, para mostrar a vocês algumas curiosidades sobre o Natal pelo mundo afora, mostrando um pouquinho de como é celebrada a data tão querida por aí:

Natal pelo mundo

Natal na Africa do Sul – Foto: Amna Mishal

África do Sul

Árvores de Natal com presentes são obrigatórias na África do Sul, porém, devido às quentes temperaturas, a ceia natalina acontece em mesas colocadas no jardim ou no quintal das famílias. (Fonte: vidaeestilo.com.br)

Natal pelo Mundo

Natal na Alemanha pelo blog Brasileiras pelo Mundo (Foto: Barbara Poplade Schmalz)

Alemanha

Segundo o blog brasileiraspelomundo.com.br, o Natal na Alemanha é o mais natalino de todos os Natais do mundo! Por lá, 4 domingos antes do natal os famosos mercados de Natal começam a funcionar e São Nicolau é quem distribui os presentes.

Saiba mais sobre o Natal na Alemanha aqui, no post do blog Brasileiras pelo Mundo

Leia aqui sobre o trem Maria Fumaça de Natal, na Alemanha, pelo blog Ligado em Viagem

Natal na Austrália - Foto: Quora.com

Natal na Austrália – Foto: Quora.com

Austrália

Assim como no Brasil, o natal por lá acontece no verão, então é bem comum as famílias se reunirem na praia, onde fazem piqueniques e ceias com base em frutos do mar. Mas assim como no Brasil, o peru tradicional também está presente.

 

Mercados de Natal na Áustria - Foto: Pinterest

Mercados de Natal na Áustria – Foto: Pinterest

 Áustria

Na Áustria, a data é a mais importante do ano. Restaurantes, teatros e cinemas fecham suas portas para que todos participem das festas, que acontecem em praças públicas, devidamente enfeitadas, onde fiéis, com lanternas, cantam o clássico “Noite Feliz”. Mas não é só isso, no dia 5 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demônio que puniria as crianças más. Na data, as pessoas saem às ruas fantasiadas como o tal capeta, batendo umas nas outras com uma vara, a arma do bicho. (Fonte: Mundoestranho.com.br) – Fröhliche Weihnachten!

Natal pelo Mundo

Sinterklaas, na Bélgica (Foto: Lidiane Santiago – blog A Casa na Mala)

Bélgica

No dia quatro de dezembro, as crianças da Bélgica começam a colocar cestas nas portas de suas casas. É nesse dia que São Nicolau distribui os presentes, que são geralmente doces ou dinheiro.

Leia aqui sobre a comemoração de Natal na Bélgica pelo blog A Casa na Mala aqui.

natal pelo mundo

Decoração de natal em Austin, Texas (Foto: Austin360.com)

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a época é comemorada efusivamente. Casas enfeitadas, parques com eventos especiais. Dentre as tradições: lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas e o costume de pendurar meias perto da lareira para que, na manhã de Natal, tenham sido abastecidas pelo Papai Noel, chamado de Santa Claus. Além disso é bem comum as pessoas enfeitarem suas casas com muitas luzinhas e existem até festivais (light trails) de caminhos enfeitados com luzes, além das árvores nas ruas. É lindo de ver!

 

natal pelo mundo

Natal na Lapônia, a terra do Papai Noel na Finlândia

 

Finlândia

Frequentar saunas e visitar os entes já falecidos nos cemitérios em plena véspera de Natal são curiosas tradições na Finlândia, onde as crianças cortam e enfeitam pinheiros que levam até suas casas com o auxílio de trenós.

natal pelo mundo

Natal na França (Foto: trekearth.com)

França

Visitar um desafeto levando uma garrafa de vinho é a famosa reconciliação de Natal praticada na França. Além do gesto, os franceses aderem aos presépios para enfeitar a casa e os pratos servidos na ceia variam de região para região. – Joyeux Noel! 

Leia aqui um post sobre a mais famosa feira de Natal da França, a feira da fofíssima Straßbourg,
pelo blog Ligado em Viagem

 

natal no mundo

Natal na Holanda (Fonte: www.holland.com)

Holanda

A troca de presentes na Holanda acontece no dia cinco de dezembro, já que os dias 25 e 26 são reservados para a confraternização. É costume das crianças holandesas colocar mimos em seus sapatos para atrair os cavalos de São Nicolau, personagem semelhante ao Papai Noel. –  Vrolijk Kerstfeest!

Leia sobre o Natal na Holanda a

natal pelo mundo

Natal na Inglaterra – Foto: Paul Hardy

Inglaterra

As festividades natalinas da Inglaterra são levadas muito a sério. Comemorado a mais de mil anos, o Natal inglês é composto por trocas de presentes, cartões, pinheiros decorados, guirlandas, cantigas, missas, ceias e grande quantidade de cartinhas para o Papai Noel feitas pelas crianças.

O Edson, do blog Ligado em Viagens conta aqui como é a mais famosa Feira de Natal de Londres,
Winter Wonderland, no Hyde Park

natal pelo mundo

Natal na Itália – Foto: mundoestranho-abril.com

Itália

Na terra da pizza, Papai Noel tem uma rival de peso. É a Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez. (Fonte: Mundoestranho.com.br).  -Buon Natale!

O blog Vou para Roma conta aqui algumas tradições de final de ano na Itália

natal pelo mundo

Natal no Japão – Foto: zoomingjapan.com

Japão

No Japão, apesar de existirem poucos cristãos e da data não ser feriado, o Natal é, sim, comemorado com a troca de presentes, e as cidades orientais são enfeitadas e preparadas para o comércio

 

natal pelo mundo

Natal na Suécia (Foto: Le Monde)

Suécia

Na Suécia, a bebida quente Glögg não pode faltar nas festas, que se iniciam no dia 13 de dezembro pelos cristãos, com procissões e tochas. As casas são decoradas com cortinas vermelhas e os pinheiros são enfeitados. Há 50 anos, um especial de Natal do Pato Donald é exibido na véspera e em alguns lugares são construídos bodes gigantes de palha que são queimados em enormes fogueiras comemorativas.

natal pelo mundo

Natal na Russia (Foto: Pinterest rt.com)

Russia

Na ceia russa não há espaço para carne, apenas mel, grãos e frutas. Comemorado no dia sete de janeiro, o feriado passou por diversas mudanças de costumes, como a proibição das árvores de Natal durante o regime comunista, revogada na Revolução de 1917

 

Conheça a lenda do Papai Noel, contada pelo Site Mundo Estranho:

“O mito do bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, um bispo católico que viveu no século 4 na cidade de Mira, atual Turquia. “Ele ficou conhecido em todo o Oriente por sua bondade e pela atenção com as crianças”, afirma o frei Luiz Carlos Susin, professor de teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Diz a lenda que Nicolau presenteava as crianças no dia de seu aniversário, em 6 de dezembro. Nos séculos seguintes, o mito se espalhou pela Europa e a data da entrega de presentes acabou se confundindo com o nascimento de Cristo. “Quando a história chegou à Alemanha, no século 19, o velhinho ganhou roupas de inverno, renas, um trenó de neve e uma nova casa: o Pólo Norte”, afirma Luiz.

Nessa época, Noel ainda era representado como um homem alto e magro com roupas que variavam de cor – dependendo do relato, elas eram azuis, amarelas, verdes ou vermelhas. A silhueta rechonchuda, o rosto barbudo e os trajes vermelhos que conhecemos hoje apareceram pela primeira vez na revista americana Harper’s Weekly, em 1881. A figura, desenhada pelo cartunista Thomas Nast, sofreu uma nova transformação em 1931. Na criação de um anúncio para a Coca-Cola, o desenhista Haddon Sundblom acrescentou um saco de presentes e um gorro ao personagem. A série de comerciais que mostrava Noel metido em situações engraçadas para entregar seus brinquedos rodou o mundo, popularizou essa imagem e, claro, turbinou as vendas do refrigerante.

O nome Santa Claus, como Noel é conhecido em inglês, é uma adaptação de Sinter Klaas, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses, que levaram suas tradições natalinas para colônias na América no século 17 (entre elas a região da cidade de Nova York). Já por aqui, a origem da expressão “Papai Noel” tem raízes no idioma francês, no qual Noël significa “Natal”. Ou seja, no Brasil, o bom velhinho ganhou um carinhoso nome que significa literalmente “Papai Natal”.”

_______________________________________________

 

Leia aqui todos os posts da Blogagem Coletiva de Natal LigaMaternaRS:

 

Blog BabyLo:

http://blogbabylo.com/natal-ideal/

 

Amigas e Mães:

 http://amigasemaes.com.br/coresanonovo/

 

Maria Clara Berguetti /4 Kids Brasil: 

http://4kidsbrasil.com.br/lifestyle/diy/item/256-diy-embalagens-para-os-presentes-de-natal-lindo-e-barato

  

Da Fertilidade à Maternidade:

 http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2016/11/papainoel.html

 

Mãe de Guri e Guria:

http://www.maedegurieguria.com.br/2016/12/decor-e-preparativos-de-natal-para.html

 

Blog Mamãe Gaúcha – Símbolos Natalinos:

 https://mamaegauchars.wordpress.com/2016/12/12/o-significado-dos-simbolos-natalinos

 

Mamãe em Construção:

http://www.mamaeemconstrucao.com.br/2016/12/make-para-natal-e-ano-novo.htm

 

Porto Materno: 

http://portomaterno.com/2016/12/12/noite-feliz/

 

Odisseia Materna:

http://www.odisseiamaterna.com.br/2016/12/festas-de-final-de-ano-na-escola-voce.html

 

Mamãe Cria e Brinca:

 http://www.mamaecriaebrinca.com.br/como-fazer-globo-de-natal/

 

Gravidez Planejada:

http://gravidezplanejada.com/2016/12/12/o-verdadeiro-significado-do-natal-e-os-presentes/

 

Mamãe do Sul:

https://www.facebook.com/Mamaedosul/posts/350925768614979

  

Mãezinha vai com as outras:

                        http://maezinhavaicomasoutras.com.br/por-que-fico-deprimido-na-epoca-de-natal-e-ano-novo/

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

16 comentários

  1. sarah 12 de dezembro de 2016, 09:49 comentar

    que sonho! tantos lugares lindos , tantas historias! amei

  2. Roberta Soares 12 de dezembro de 2016, 10:46 comentar

    Quero ir em todos!!! Que sonho isso!! Lindos lugares. Beijão!

  3. Roberta Duarte 12 de dezembro de 2016, 10:47 comentar

    Ameiiiiii, vontade de conhecer cada lugarzinho!!!

    Bjussss Amei o post 😉

  4. Raquel 12 de dezembro de 2016, 11:00 comentar

    Incrível post! Fiquei com vontade de estar presente em todos!! Obrigada pela viagem e magia que senti ao ler tudo bjo, Raquel @mamaecriaebrinca

  5. Ale 12 de dezembro de 2016, 16:03 comentar

    Claudia, que vontade de passar um Natal no jardim como os sulafricanos. Amei o post, vontade de viajar!!!

  6. aline berghetti 12 de dezembro de 2016, 17:42 comentar

    Simplesmente, adorei! Cultura é tudo, né? Conhecer os costumes de cada povo, de cada lugar é fascinante! Parabéns pelo post! Bjs, Aline Berghetti

  7. Adriano Bisker 13 de dezembro de 2016, 12:39 comentar

    Que máximo um sentimento universal, cada um com suas características e culturas… Adorei a postagem!!!

  8. fanny Carpentieri 13 de dezembro de 2016, 13:10 comentar

    Como não amar as decorações Natalinas? Tão coloridas! Tão ricas! Simplesmente fascinante
    beijos

  9. Viviane 13 de dezembro de 2016, 15:18 comentar

    Deus…..o que são estes lugares??? Quero muito conhecer cada um, em especial nesta época do ano, que parecem ser mágicos!!!

  10. Tatiane Gallas 14 de dezembro de 2016, 01:10 comentar

    Natal é Natal em qualquer parte do mundo! Quero ir em todos esses lugares, um sonho!

  11. fer Buffara 14 de dezembro de 2016, 18:02 comentar

    Muito legal Claudia!!! Vontade de viajar para todos estes lugares! Adorei! bjos Fer Buffara

  12. Luciana Emely 15 de dezembro de 2016, 12:37 comentar

    Cada lugar mais lindo… Já passei o Natal nos Estados Unidos e realmente é encantador. A neve caindo e as luzes por todos os lugares. É mágico. Mas o que mais me marcou foram as casas cheias de velas… É lindo de se ver.

  13. Michele Gobbato 15 de dezembro de 2016, 14:18 comentar

    Adorei conhecer um pouco de cada natal, acho lindo quando mostra na TV ou vejo pelas redes sociais os lugares enfeitados para o natal

    Bjs Mi Gobbato

  14. Sabrina Donatti Bruno 19 de dezembro de 2016, 18:28 comentar

    Cada lugar mais lindo que o outro!!! Vou me programar para ir em alguns, se Deus quiser!

  15. Camila 20 de dezembro de 2016, 14:23 comentar

    Nossa Claudia, Ameeeeeeeeeiii!
    Vontade passar um Natal em cada lugar desse :)

  16. Alê Nunes 21 de dezembro de 2016, 00:57 comentar

    Que lindo, fiz a volta ao mundo em um post, amei o Natal pelo mundo :)

    bj,
    Alê

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.