Nossa experiência em comprar carro em Portugal

comprar carro em portugal

Uma coisa que definimos antes mesmo de mudar para Portugal, foi a questão do carro. Vendemos os dois carros que tínhamos no Brasil e definimos que compraríamos um só, depois da mudança. No post de hoje eu conto como foi que fizemos para comprar carro em Portugal. Definimos que não compraríamos carro zero km para não gastar muito assim no início e, mais abaixo no post eu falo sobre a questão de financiamento x pagamento à vista.

 

comprar carro em portugal

Foto: Pixabay

 

Comprar carro em Portugal

 

A primeira coisa que fizemos foi descobrir os sites de anúncios de carros e perguntamos a amigos quais eles recomendavam. Chegamos a seguinte lista:

 

Sites de busca:

https://www.standvirtual.com/

http://auto.sapo.pt/

https://www.autocompraevenda.pt/

https://www.custojusto.pt/

 

Nós cadastramos nosso email nos sites para receber as ofertas, mas isso é de cada um.

Depois, reunimos informações mais uma vez com amigos, sobre como procurar carros. Assim como para buscar apartamentos e casas, algumas nomenclaturas são diferentes das nossas no Brasil. 

 

Denominações:

Ligeiros = automóveis de passageiros (veículos leves)

Retoma = Aceita troca

Jantes = Aros

Estofos = Estofamentos

Pele = couro

Descapotável = Conversível

Tecto = Teto

Tecto de Abrir = Teto Solar

Caixa de Velocidades = Câmbio

Barras de Tejadilho = racks superiores

GPL = GLP (Gás)

Ecrã = Tela (GPS, computador de bordo)

 

Tipo de combustível:

Motores a Gasolina, Elétrico, Diesel ou Gasóleo, Híbrido e GPL 

 

Câmbio:

Assim como no Brasil, os carros automáticos são mais caros que os mecânicos. A oferta de mecânicos é bem maior do que a de automáticos.

 

Procura:

Nossos amigos recomendaram que procurássemos carros de empresa, aqui chamados viaturas de serviço. O conceito é bem diferente do que acontece no Brasil. Aqui, por exemplo, a empresa compra sua frota e dá a seus funcionários, que são responsáveis pela boa conservação do mesmo. No final de um certo período a empresa troca o carro, que vai para o mercado para ser vendido. Pergunte, se for este o caso, qual era a empresa e que tipo de funcionário (gerentes, diretores, etc).

Tendo tido boas referências deste tipo de carro, passamos a procurar também veículos com esta característica. Bem diferente do Brasil, onde sempre evitamos veículos de empresas pela má fama da conservação dos mesmos.

Encontramos algumas opções com preços que se encaixavam em nosso orçamento e trocamos emails e telefonamos às lojas e concessionárias. Acabamos escolhendo um, em uma loja que ficava em Lisboa, perto do Parque das Nações.

Outra dica que recebemos dos nossos amigos foi que deveríamos sempre comprar de lojas e não de pessoas físicas. É uma garantia que o veículo não terá problemas mecânicos, de documentação ou crédito e que você vai mesmo receber o veículo.

Infelizmente aqui em Portugal também acontecem golpes. Eu mesma fui testemunha do que aconteceu com uma conhecida, que comprou um carro anunciados em sites de compra e venda online e acabou caindo em um baita golpe. Pagou 5000,00 euros e nunca viu o carro.

 

Veja aqui alguns golpes já denunciados, em Portugal

 

O site Centro Europeu do Consumidor reuniu algumas dicas para evitar fraudes em compras online. Veja aqui.

 

Uma vez confirmado o interesse pelo carro, enviamos email para o vendedor, para mais informações. Uma das coisas que é bom perguntar é se existe alguma taxa ou valor a pagar além do valor anunciado pelo veículo. Às vezes acontece de cobrarem a averbação (transferência) em separado, por exemplo. É bom esclarecer antes. Caso respondam que não há nenhuma outra taxa, guarde este email e caso compre o carro, leve junto no dia do pagamento. Também é comum “esquecerem” que disseram que não havia outra taxa e acabarem cobrando. Aconteceu conosco, mas o marido tinha o email, mostrou na hora e o vendedor honrou o combinado.

 

Pagamento:

Você escolheu o carro, fez test-drive, checou as informações e agora quer concluir a transação. Normalmente você pode dar um sinal para reservar o carro, caso não vá concluir a compra na hora. Para comprar mesmo pode fazer isso através de pagamento bancário, à vista. Neste caso, assim como no Brasil, o vendedor passará o número da conta (aqui chamam IBAN) e você fará a transferência.  Uma vez confirmada a transferência bancária, o processo de transferência do veículo e a data da entrega será combinado entre você e o vendedor. Se for uma loja ou concessionária eles farão todo o processo. 

 

comprar carro em portugal

Documento do carro

 

Documentos:

Nós precisamos mostrar o passaporte e o NIF (ainda não tínhamos a Autorização de Residência).

Quando sai da loja você não sai com a documentação do veículo, mas o lojista vai dar uma declaração afirmando que você comprou o veículo. Com essa declaração você pode rodar pelo prazo da 90 dias, até que chegue a documentação oficial do veículo no seu endereço (morada). Se for parado pela polícia, apresente sua identificação, carta de condução e esta declaração impressa.

 

Vai pagar à vista?

Se precisar transferir dinheiro do Brasil para Portugal, recomendamos o Transferwise, serviço que utilizamos desde que viemos morar aqui. Para mais informações leia o post abaixo:

 

Como transferir dinheiro do Brasil para outros países ou vice-versa

 

Vai financiar? 

Se você optar por financiamento bancário, existem duas maneiras. Contratar financiamento através de seu banco, negociando diretamente com eles ou financiando através da financeira da loja/concessionária. Neste caso, o que temos visto é que eles exigem o IRS (o recibo da declaração do seu imposto de renda aqui em Portugal. Ainda não encontramos nenhuma financeira que não pedisse isso), além da autorização de residência e o NIF.

Como recém chegados ao país, ainda não temos o IRS local e não aceitaram nosso IR do Brasil. Sendo assim, só restava pagar à vista ou negociar com o banco.

 

Veja aqui como abrir conta bancária em Portugal

 

Seguro do veículo:

Geralmente as lojas e concessionários oferecem na hora um seguro de veículos. Em Portugal é obrigatório o seguro privado de veículos que visa indenizar danos ou lesões corporais causadas à terceiros e você tem prazo de 24 horas após a compra para contratar este seguro.  O restante das coberturas é a critério de cada um. Você pode optar por comprar na loja/concessionária ou em outra seguradora da sua escolha. 

Por exemplo, em 2017, uma cobertura de seguros considerada muito boa, que inclui atos de vandalismo, fenômenos da natureza (granizo, etc), assistência em viagens, emergências, fica em torno de 500 euros/ano à vista (em 6x, 3x ou mensal. No caso de fazer em vezes acresce alguns valores) para um carro médio em torno de 14000 euros.

 

Carta de condução:  Veja aqui como solicitar a troca de sua carta de condução brasileira pela portuguesa

 

Importante:

Note que aqui em Portugal é preciso manter o endereço do proprietário atualizado no documento do veículo. Ou seja, se você trocar de endereço depois que comprou o carro depois de receber o documento em sua casa, você deve se dirigir ao IMT (Instituto de Mobilidade e Transporte) e solicitar a atualização da morada (35 euros) sob pena de pagar uma multa se não o fizer.

 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Compartilhe! Pode ajudar alguém que também quer comprar carri aqui em Portugal e não sabe como fazer.

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Leia toda a nossa série sobre Morar em Portugal, com depoimentos de gente que mora em várias cidades do país

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. Fabiani 2 de maio de 2018, 21:46 comentar

    Ameiii o post! Compramos uma carrinha, mas o não sabe dessa da mudança de endereço, sempre é bom estar bem informada! Arrasou no post

    • Claudia Bins 3 de maio de 2018, 08:34 comentar

      Que bom saber Fabiani! Fico bem feliz que ajudou vocês :-).

      Beijos

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!