O bebê nasceu. E agora?

o Bebê nasceu

Hoje minha xará Claudia volta aqui para nos falar um pouco mais sobre a saúde bucal, dessa vez dos bebês. Assunto super importante e que nós, pais e mães devemos prestar a maior atenção. Vamos lá?

Dentre as maiores dúvidas das mamães, depois do nascimento dos seus filhotes, é se devem ou não limpar a boquinha dos pequenos. Mas será que precisa mesmo? Tão pequenininhos, frágeis e sem nenhum dentinho. Tem certeza?

Sim, a higienização da cavidade bucal dos bebês inicia desde sempre. Ainda que só tomem leitinho materno, vale lembrar que a boca é um lugar com uma temperatura ótima para “criar” alguns bichinhos. Nem todos tão do bem. Com certeza todas as mamães já ouviram falar do “sapinho”. Que nada mais é do que a candidíase. Fungos que se formam quando a limpeza não está adequada, quando a imunidade está baixa ou as duas coisas. E os pequenos quando chegam, lentamente vão criando defesas a tudo isso. Mas podemos ajudar!

É importante fazer uma rotina de higiene. Pode ser uma vez por dia, bem feita. Na hora do banho gostoso, que tal? O uso de uma gaze, uma fraldinha macia, ou dedeiras de pano pode ajudar neste início. O ideal é que seja feito com a água morninha do banho, e antes dele começar, pois é certo que a água vai estar limpinha e mesmo que o bebê se irrite, logo vai adorar brincar na água.

 

Mesmo tomando apenas o leite materno, tem uma “natinha” que vai se formando. É bem comum que ela fique grudada no palato do bebê. Mais conhecido como “céu-da-boca”. Ela é bem molinha e fácil de ser removida. Região das gengivas, bochechas e a língua também é preciso limpar. Mesmo que no início eles estranhem, o importante é começar. Assim, quando chegarem os primeiros dentinhos, aceitarão mais facilmente a higiene correta.

As consultas odontológicas para os bebês não costumam ser de rotina enquanto não existem os dentinhos. Neste período são muitas as vacinas, idas ao pediatra e tudo isso demanda tempo. Para as mamães, este pós-parto também importa. Pois fazem tantas coisas, que muitas vezes esquecem-se de si. Adormecem sem tomar banho. É normal e plenamente entendido. Por isso é preciso atenção.

Muitas vezes os pediatras já resolvem a maioria das dúvidas, mas é importante lembrar que quando existirem maiores questionamentos em relação à boquinha do bebê, nascimento dos dentinhos ou qualquer parte da cavidade bucal, não deixar de conversar com o Dentista da família ou com um Dentista especializado em crianças. Só ele vai ter uma atenção e uma conduta adequada e diferenciada para cada paciente.

A importância de manter em dia a higiene bucal de toda família, dos pais frequentarem o Dentista e saberem o quanto vale este começo, é um processo de prevenção fácil e barato. Vale a pena!

 

Leia aqui artigo sobre o Cuidado com os Dentes na Gravidez

Leia aqui sobre Malácia ou Má Formação na Laringe

E aqui sobre os Cuidados com o Sol

Aqui sobre Cuidados com os Olhinhos

Leia nossa entrevista com Ana Emília Cardoso, A Mamãe é Rock

 

claudia-modena

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

9 comentários

  1. Adriano Bisker 9 de novembro de 2016, 16:35 comentar

    Nasceu Calma! Inspira e respira! Vocês vão sobreviver! rsrsrs
    Super dica de limpar a boca, a gente esquece deste pequeno e importante detalhe! Em casa sempre limpamos com fraldinha e até facilitou a transição para a primeira escova de dentes.

  2. Beatriz Borges 9 de novembro de 2016, 22:46 comentar

    Verdade seja dita, a higiene bucal não é só quando começam a apontar os dentes do bebê. Que bacana ver que vocês trouxeram esta informação para as mamãe já ficarem preparadas.
    Excelente

  3. Ana Claudia 9 de novembro de 2016, 23:41 comentar

    Realmente a saúde bucal é algo super importante. A higiene começa cedo e devemos estar atentas a isso também. Muito bom você compartilhar esse assunto.

  4. Tatiane Gallas 11 de novembro de 2016, 11:06 comentar

    Precisamos prestar mais atenção nisso, pois com a correria do dia-a-dia acabamos esquecendo dessa limpeza tao importante.

  5. Ariane Baldassin 11 de novembro de 2016, 17:23 comentar

    realmente super importante. Essa semana levei Lara ao dentista e a bebê vou levar semana que vem. Só tem um ano mas já tem seis dentes e precisa de cuidados, que aliás, começam assim que eles nascem.

  6. fanny Carpentieri 12 de novembro de 2016, 21:32 comentar

    Nossa eu não sabia que deveríamos limpar desde sempre… só comecei a escovar os dentinhos do Rafa quando eles nasceram! Adorei saber! beijos

  7. Lele 13 de novembro de 2016, 23:02 comentar

    Tenho uma amiga odonto pediatra que sempre me ajudou e me tranquilizou sobre isso
    Bjs
    Lele

  8. Chris Ferreira 14 de novembro de 2016, 12:01 comentar

    Ótimo post. A saúde bucal do bebê é muito importante e perdida em muitos cuidados e afazeres, às vezes, não damos a devida importância justamente pelo fato do bebê só mamar. Eu usava gaze enrolada no meu dedo para essa rotina.
    beijos
    Chris

  9. Mariana 16 de novembro de 2016, 13:32 comentar

    Otimo post, sempre me preocupei muito com a saude bucal do meu pequeno, então sempre estava atenta a tudo, hoje ele escova os dentes sozinho e adora.
    Beijos
    Mari

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.