Diário de Portugal: Pousada Palácio de Estoi

Pousada Palacio de estoi

No post de hoje conto como é se hospedar na Pousada Palácio de Estoi, no Algarve. Ficamos lá por conta de nossa roadtrip por Portugal, em dezembro de 2016. Saímos de Lisboa no dia 18 de dezembro e fizemos uma viagem linda até o sul de Portugal. No post conto também sobre nossa visita às ruínas de Milreu, Faro e Tavira, que conhecemos durante os 3 dias que ficamos hospedados lá, além de dicas de outros pontos turísticos na região. 

 

Pousada Palácio de Estoi

As paisagens da viagem de Lisboa para o Algarve

Leia aqui como foi nossa viagem de Lisboa ao Algarve, parando para visitar castelos!

 

Palacio Pousada de estoi

Mapa de Portugal (Fonte: Wikipedia)

Algarve é o nome da região sul de Portugal, a terceira região mais rica do país e muito cobiçada por turistas, que buscam clima ameno e bons preços, não somente no verão, mas o ano todo. Em nossa roadtrip por Portugal, em dezembro de 2016, era natural que quiséssemos conhecer as lindas praias e as cidades que durante séculos foram dominadas pelos mouros e, antes disso, pelos romanos. 

Pousada de Estoi

Pousada Palácio de Estoi

Enquanto procurava hotel para nos hospedarmos, me deparei com a Pousada Palácio de Estoi, primeiro em fotos no Instagram e, depois, no booking.com. Para minha surpresa o palacete cuja construção iniciou em 1840, onde antes havia jardins e uma pequena residência que pertencia ao bispo de Faro, era muito mais barato do que eu poderia imaginar! O antigo palacete foi convertido em uma das Pousadas de Portugal, pertencentes ao grupo Pestana de Hotéis em 2009 e, desde então, oferece uma estadia inesquecível para quem não faz questão de ficar hospedado à beira-mar.

Pousada palacio de estoi

Promoção das Pousadas de Portugal em Janeiro 2017 (Fonte: Facebook)

 

A Pousada fica a 12 km do centro de Faro, a maior cidade do Algarve e Estoi tem algumas atrações para quem fica por lá. Vale a pena passear pelo centrinho histórico, a poucos metros de distância da Pousada para visitar a antiga igreja matriz, perambular na cidade e também visitar as ruínas romanas de Milreu, que ficam bem pertinho. 

Pousada Palácio de Estói

Panorâmica das Ruínas de Milreu, em Estoi

Milreu foi uma vila rústica romana com data anterior ao séc. I, que sofreu alterações ao longo do tempo, passando de fazenda de agricultura à Vila Romana com banhos termais até virar templo pagão e, mais tarde, santuário. Hoje pode-se ver as ruínas em uma grande área demarcada e identificada como construções agrícolas, lagares de vinho e azeite, termas, pavimentos revestidos de mosaicos coloridos e paredes com estuques pintados e um templo. Dizem ter sido a habitação do governador romano de Ossonoba  (nome romano de Faro) e que provavelmente este era aparentado com a família Imperial. No local tem um pequeno museu, bem na entrada, bastante interessante, não deixe de visitar. A casa branca que aparece na foto acima também faz as vezes de um pequeno museu. Por 1 euro você compra o mapinha explicativo do  local, na recepção.

 

Pousada palácio de estoi

Ruínas de Milreu em Estoi


Horário de abertura:

  • Verão: maio a setembro — das 10:30 h às 13:00 h e das 14:00 h às 18:30 h
  • Inverno: outubro a abril — das 9:30 h às 13:00 h e das 14:00 h às 17:00 h

Nota: última entrada 30 minutos antes do encerramento

Encerramento:

Às segundas-feiras e nos feriados de 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 7 de setembro (feriado municipal) e 25 de dezembro

Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês e crianças até 12 anos. Bilhete individual 2,00 euros.

Mais informações aqui: http://www.monumentosdoalgarve.pt/pt/monumentos-do-algarve/ruinas-romanas-de-milreu

Estoi

Estoi – Igreja Matriz e Pousada Palácio de Estoi

A Igreja Matriz de Estoi tem construção original do séc. XV, mas foi restaurada depois do terrível terremoto de 1755 e traz duas curiosidades. A madeira utilizada na construção dos altares foi previamente utilizada em navios e outras embarcações e um dos lados do altar é decorado com equipamento agrícola sobre as estátuas religiosas.

Estoi, a pequena cidade aos pés da Serra do Caldeirão, tem cerca de 3000 residentes que hoje moram em casas baixas, em sua maioria brancas, e desfrutam de uma vida tranquila cercada de história por todos os lados. 

 

Pousada de Estoi (1)

Pousada Palácio de Estoi – Review

 

O grande prédio rosado da Pousada Palácio de Estoi chama a atenção de quem passa por ali, com seu estilo romântico neo-barroco (eu não entendo nada de estilos arquitetônicos, mas estava escrito isso no folder do hotel!). Para chegar até ela siga as plaquinhas ou use o GPS, fica meio escondidinho em meio as ruelas de Estoi.

Foto do quadro no corredor da Pousada, mostrando a restauração do prédio.

Foto do quadro no corredor da Pousada, mostrando a restauração do prédio.

Na pousada, em alguns corredores pode-se ver quadros que mostram fotos do período de recuperação do prédio, que entrou em um período de decadência antes de ser adquirido e transformado em hotel.

Pousada Palacio de estoi

Recepção, jardins e terraço no Palácio de Estoi

Para quem chega, é possível estacionar o carro bem ao lado da entrada da Pousada, para o check in. A garagem (gratuita) fica poucos metros adiante e é preciso ter o cartão magnético para abrir a porta.

 Pousada de Estoi (6)

Nosso check-in foi rápido e simples, bem padrão e, sendo baixa temporada, havia poucos hóspedes. As meninas receberam livros de arte para crianças, de presente. Um mimo encantador, assim como os chocolatinhos no quarto! Ficamos em um quarto família lindamente localizado, com vista para os jardins através de uma grande sacada.

Pousada de Estoi (5)

A cama de casal era bem grande e o hotel colocou duas camas de solteiro para as meninas. Tudo muito confortável. O banheiro era grande e o chuveiro excelente. Alguns outros mimos como roupão e chinelos (para uso local somente) fazem parte do pacote de hospedagem, junto com o café da manhã, o que acabou sendo muito útil para as meninas, quando foram brincar na piscina térmica. A Pousada também conta com um restaurante bastante renomado na região, que acabamos não conhecendo e também com um SPA.

Pousada palácio de estoi

Detalhes do jardim da Pousada

A ala dos 60 quartos e 3 suites é moderna e fica separada da casa antiga, com seus lindos salões decorados, seu pátio interno, bar, cozinha, sala do café da manhã, entre outras áreas comuns internas. Mas o que enche os olhos (ao menos os meus) é o enorme jardim, dividido em várias áreas diferentes. Para se ter uma ideia, a construção e a ornamentação do palacete e dos jardins envolventes foram tão apreciadas na época, que o rei D. Carlos I, em 1906, deu a José Francisco da Silva, o proprietário, o título de Visconde de Estoi.

pousada palacio de estoi

Os jardins do Palácio de Estoi

 

Os jardins ficam especialmente lindos no final do dia, com a luz do crepúsculo, mas é durante o dia que podemos ver os detalhes espalhados em esculturas, fontes, colunas, painéis de azulejos, grutas, coretos e ajardinados que formam um enorme conjunto no alto da colina, de onde, lá ao fundo, podemos avistar o mar.

pousada palacio de estoi

Piscina externa da Pousada Palácio de Estoi

Completando o cenário, uma piscina ao ar livre, de um lado, e do outro, mesas que convidam a um vinho ou drink ao entardecer.

Pousada Palácio de Estoi

Passeando pelo jardim

Café da manhã na Pousada

Café da manhã na Pousada

O café da manhã da Pousada Palácio de Estoi é composto de pães, bolos, frutas, cereais e itens regionais, além da doçaria tradicional portuguesa (deliciosa) e queijos, além de sucos, café, leite e até espumante.  O salão do café tem vista para um jardim interno lindo, que você não pode perder de visitar.

pousada palácio de estoi

Muitas opções deliciosas no café da manhã!

Pousada Palácio de Estoi

Os salões da Pousada Palácio de Estoi

Com um hotel assim tão lindo é difícil querer sair, mas faça um esforço e vá conhecer ao menos Faro e Tavira, que ficam ali perto. Se tiver mais tempo, dê um pulinho em Loulé também.

_____________________________________

 

Procurando hotel no Algarve? Clique abaixo e veja as ofertas. Fazendo sua reserva aqui você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que ajuda o blog a continuar dando dicas bacanas de viagem para você!

 

_____________________________________

Palácio de estoi

Faro, o centro histórico e a marina junto à Ria Formosa


Algumas atrações de Faro (farei outro post depois com detalhes):

– Centro histórico

– Muralhas da cidade

– Restaurante O Castelo

– Parque natural da Ria Formosa

– Capela de Ossos na Igreja Nossa Senhora do Carmo

– Catedral de Faro (Sé)

– Paço Episcopal

– Arco da Vila

Tavira e a Ponte Romana e o Castelo

Tavira e a Ponte Romana e o Castelo


Algumas atrações de Tavira (Em breve post com detalhes):

 

Considerada uma das cidades mais pitorescas do Algarve, Tavira fica às margens do Rio Séqua/Gilão. Tem um centro histórico lindo e praias paradisíacas na Ilha de Tavira. Algumas atrações:

– Ponte Romana

– Praça da República

– Castelo de Tavira

– Convento da Graça (hoje faz parte das Pousadas de Portugal)

– Igreja de Santa Maria

– Comer Cataplana, um prato de arroz e marisco servido em panelas de cerâmica

– Visitar Santa Luzia, aldeia pesqueira ao lado de Tavira para ver a pesca do polvo

Algumas atrações de Loulé

 

Nós não chegamos a visitar Loulé em dezembro, mas pesquisei algumas atrações para quando voltarmos lá no verão, que compartilho aqui:

– Castelo de Loulé

– Capela de Nossa Senhora da Conceição

– Muralhas do século XIII

– Artesanato local

– Museu dos Frutos Secos

– Igreja Matriz de São Clemente, datada do século XIII

– Museu Municipal e o  Jardim dos Amuados ao lado

– O Mercado de Loulé é imperdível

– Se for na Páscoa, verá a Festa da Mãe Soberana

Pousada Palácio de Estoi

Por-do-sol na Pousada Palácio de Estoi

 

Nós ficamos duas noites na Pousada Palácio de Estoi e digo que foi pouco, gostaria de ter ficado mais.  No mínimo para visitar a feira que acontece todos os segundos domingos do mês na cidade e, se você visitar a cidade em maio poderá ver a tradicional Festa da Pinha, com direito a fogos de artifício, tochas e procissão de carruagens e cavaleiros.

O Algarve inteiro é riquíssimo e alguns poucos dias serviram somente para aguçar nossa vontade de ficar mais tempo por lá. Certamente a melhor época é quando estiver mais calor, para podermos aproveitar a praia (apesar de ser gelada e lotada). Mas super valeu  para termos um gostinho e ficar morrendo de vontade de voltar logo!

_________________________________________________________

 

Leia sobre como planejamos nossa viagem de férias a Portugal, com dicas de como economizar nos voos e hospedagem. 

Leia aqui sobre nossa experiência em um Intercâmbio Familiar nos Estados Unidos

Leia aqui sobre qual documentação levar quando viajar com crianças

Leia aqui 7 dicas para preparar as malas das crianças

Aqui tem 15 dicas para viajar de avião com crianças

Leia aqui como foi nosso primeiro natal em Portugal

__________________________________________________________ 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

12 comentários

  1. Simone Hara 10 de fevereiro de 2017, 04:49 comentar

    Que pousada é essa! Espetáculo! Imagino que as meninas ficaram fascinadas por se hospedar nesse palácio! Minhas filhas com certeza iam amar… Iam se sentir num conto de fadas, num daqueles castelos com jardins maravilhosos”

    • Claudia Bins 15 de fevereiro de 2017, 11:42 comentar

      Realmente Simone, a pousada é espetacular e o melhor de tudo, bem acessível!

      Clau

  2. […] Leia aqui como é se hospedar no Palácio de Estoi, a pérola do Algarve. […]

  3. […] Leia aqui como é se hospedar no Palácio de Estoi, a pérola do Algarve. […]

  4. […] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]

  5. […] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]

  6. […] à Faro e neste aqui nosso dia em Tavira, onde estivemos antes de seguir caminho para Portimão. Estávamos hospedados em Estói, e antes de pegarmos a estrada visitamos as ruínas romanas de Milreu e seu pequeno […]

  7. […] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]

  8. […] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]

  9. […] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]

  10. […] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]

  11. […] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.