Marketing Digital: Produção de Conteúdo

produção de conteúdo

Anna Laura hoje traz um artigo sobre Produção de Conteúdo, mostrando alguns conceitos básicos para quem produz conteúdos na Internet. Obrigada Anninha e seja sempre muito bem-vinda!

 

Olá!

Estou de volta, para dessa vez falar sobre produção de conteúdo. Mas antes de abordar a criação para cada uma das Redes Sociais mais comuns, é interessante compartilhar o quanto a realização de um planejamento inicial do conteúdo, de forma ampla, pode ser útil para a criação e condução das suas estratégias.

Para começar, é importante observar que o processo de planejamento do conteúdo possui 3 etapas importantes:

– Propósito – analise qual o seu objetivo final com a produção de conteúdo. Onde você quer chegar?

– Persona – como sua persona consome conteúdo? Será que sua persona aprende mais por meio visual, por exemplo? (relembre a explicação de Persona, aqui). Dessa forma, você pode definir, previamente, quais os formatos você irá utilizar (texto, infográfico, vídeo)

– Tema – sobre o que você vai escrever? É preciso pensar na jornada da sua persona. Quem você quer atrair, converter, aproximar? Qual conteúdo vai ser útil para ela? É bom lembrar que o conteúdo sempre tem uma intenção educacional e que precisa ser entendido pelo seu público.

Com o planejamento pronto, é chegada a hora da criação do conteúdo. Nessa etapa, é interessante observar que existem 3 tipos de conteúdos diferentes:

– Conteúdo Herói – um conteúdo que dura muito tempo, mas que exige um esforço especial para ser desenvolvido e por isso é utilizado apenas de 2 ou 3 vezes ao ano. Por exemplo: uma série de vídeos, entrevistas com especialistas, um e-book com as informações completas.

– Conteúdo Hub – desenvolvido regularmente, periódico, com aquilo que sua persona gosta, com foco nos problemas dela, por exemplo.

– Conteúdo Hygiene – conteúdos mais breves, desenvolvidos para responder as dúvidas mais recorrentes da sua persona, normalmente reagindo às tendências do mercado/segmento onde você atua. Aconteceu algo relevante, como você vai abordar o assunto?

Enfim, acredito que criar conteúdo é como contar uma história e por isso as 2 Estruturas de Histórias mais comuns podem ajudar nessa tarefa:

– SCQA ou o princípio da pirâmide de Minto – situação (estado atual das coisas), complicação (o que muda e dificulta as coisas), pergunta (o que devemos fazer?) e resposta.

– Pixar’s Framework – era uma vez (um protagonista com um objetivo), todo dia (sua rotina), até que um dia (algo crucial muda tudo), por causa disso (vem o resultado), até que finalmente (alcança o objetivo de uma forma inesperada), desde então (como personagem e situação mudaram).

Gostaram? Obrigada! Dúvidas? É só deixar nos comentários!

anna-laura

_________________________________________________

 

Leia aqui outros artigos aqui no blog sobre tecnologia, Internet e Redes Sociais:

 

O que é Persona e para que serve?

Leia aqui 5 dicas para o Instagram

Leia aqui sobre Pokémon Go

Leia aqui sobre Whatsapp

Leia aqui sobre meus apps de fotografia favoritos

Leia aqui sobre app para ajudar a organizar seu dia a dia

Leia aqui sobre jogos eletrônicos e crianças

Leia aqui sobre a menina que queria ser astronauta

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.