Quarto Montessoriano

quarto

Quarto Montessoriano

É o tema escolhido pelas arquitetas do nosso parceiro Studio Sigma, que hoje mostram aqui para vocês dicas lindas para decorar um quarto montessoriano. Dá só uma olhada que lindeza:

Buscando uma proposta diferente para o quarto dos seus filhos? Conhece o método Montessori? Ele foi criado em 1907 pela médica e educadora Maria Montessori e busca dar maior liberdade e segurança para que as crianças se expressem e busquem conhecimento em um ambiente estimulante para elas. Assim, ela poderia aprender através de experiências próprias, desenvolvendo capacidades livremente.

Este modelo de quarto deve ser feito sob a ótica da própria criança, e não dos adultos, portanto o primeiro passo é que a cama ou berço seja baixo, podendo ser até um simples colchão no chão (ou uma cama baixinha se a criança já for maior). O propósito é que a criança possa sair e voltar da cama conforme quiser.

Quarto Montessoriano

Quarto Montessoriano – Foto @Pinterest

Outro quesito para que o quarto seja Montessoriano é que tudo esteja ao alcance da criança, justamente para que ela possa encontrar seus brinquedos facilmente e brinque livremente, descobrindo tudo o que possui.

Além disso, a criança é quem deve organizar seu quarto (com a ajuda dos pais, claro) para que saiba onde estão seus brinquedos e qual o lugar deles.

Quarto Montessoriano

Decoração segura para bebês. Foto @Pinterest

Além dos brinquedos, quadros, estantes e demais decorações também devem ficar ao alcance do olhar da criança, afinal estão lá para estimulá-la, para que ela os perceba.

Quarto Montessoriano

Foto @Pinterest

Quarto Montessoriano

Foto @Pinterest

Outro fator chave no método Montessori é o espelho, que ajuda a criança a se conhecer, compreender os limites de seu corpo e sentir-se mais segura. Ele também deve estar ao alcance da criança, a uma altura que ela posse se enxergar. Existem opções de acrílico, mais seguras para este fim.

Quarto Montessoriano

Espelho seguro no quarto. Foto @Pinterest

É interessante também que haja uma barra no quarto, para que a criança possa apoiar-se e dar alguns passos por conta própria.

Quarto Montessoriano

Foto @Pinterest

Só é preciso ter cuidado com tomadas, brinquedos pequenos demais e elementos pontiagudos. Estes são itens que a criança definitivamente não precisa, nem deve, explorar livremente, portanto devem ficar fora do alcance dos pequenos.

Quarto Montessoriano

Foto @Pinterest

E, por último, é preciso bastante espaço livre para que os pequenos se movimentem e brinquem com liberdade. Um tapete fofo ou emborrachado é interessante para que o chão não fique tão duro e frio.

Quarto Montessoriano

Foto @Apuntesdemama.com

Quarto Montessoriano

Foto @Pinterest

Apesar de ser um método de mais de 100 anos, certamente é uma opção bem diferente que tem sido mais explorada hoje em dia. A ideia é que o quarto montessoriano seja um quarto minimalista, com cores suaves, não se trata de espalhar muitos brinquedos por tudo, mas da criança conhecer o que tem, e ter acesso a eles, assim evita-se também o acúmulo de brinquedos esquecidos. Trata-se de uma inspiração simples de fazer para o quarto das crianças, sem grandes complicações, apenas aproximando o quarto em si, à criança.

Quarto Montessoriano

Foto @Pinterest

Lindos, não? Dá até vontade de ter outro bebê só para montar um quartinho desses. Deixa eu ir ali no cantinho sentar e esperar a vontade passar! 😂 Obrigada Maísa por mais essa linda inspiração!

Veja aqui decoração com carrinhos

Papel de parede? Veja aqui nossas dicas de como usar e arrasar

Casinhas na decoração de quarto infantil

Quarto de irmãos? Veja aqui

Linda inspiração para cantinhos de estudo

Brinquedoteca para sonhar

maisa-2

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

5 comentários

  1. Ariane Baldassin 26 de setembro de 2016, 23:11 comentar

    Sou mega fã desse estilo. Acho que eles deixam as crianças mais independentes, além de serem uma fofura se bem decorados.

  2. Tatiana 27 de setembro de 2016, 14:29 comentar

    Aqui em casa não é bem montesaoriano, mas adapto várias idéias do estilo.

  3. Camila 28 de setembro de 2016, 00:15 comentar

    Acho quartos assim o máximo. As meninas não tiveram, mas pretendo fazer neste estilo para o Caio Henrique.
    E são lindos também!

  4. Louise Furtado de Aguiar 28 de setembro de 2016, 03:47 comentar

    Amei as dicas, Clau! Fiz um post recente sobre isso, acho a ideia sensacional!

  5. Chris Ferreira 3 de outubro de 2016, 14:54 comentar

    A proposta do quart montessoriano e muito lega e interessante. Adorei as dicas e sugestões. Não sabia que era tão antigo assim. Quando a minha primeira filha nasceu, há 17 anos, me parecia uma enorme novidade. Tanto que eu não encontrei grandes opções, dicas e gente usando e acabei não fazendo.
    beijos
    Chris

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.