Redes Sociais

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Olá!

No post de outubro conversamos sobre criação de Personas e sua importância para um bom direcionamento da criação de conteúdo na Internet. Agora que você já conhece o perfil do seu público, chegou a hora de definir quais Redes Sociais você irá utilizar.

Hoje existem infinitas Redes Sociais, para todos os tipos de públicos e objetivos, mas estar em todas elas não vai ser possível, afinal, a dedicação e os esforços vão aumentar cada vez mais. Por isso é importante escolher algumas delas (indico entre 2 ou 3 para começar) para, assim, estabelecer sua presença digital. Apresento abaixo as mais comuns e utilizadas pelo público em geral:

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Facebook: todo mundo está lá!

A rede criada por Mark Zuckerberg é a mais popular atualmente. Minha indicação é criar uma página corporativa, pois nela você pode reunir todas as informações da sua empresa ou blog, realizar anúncios altamente segmentados e analisar todos os dados fornecidos pela ferramenta para tomar novas decisões. Em resumo: é um ótimo espaço para atrair e criar relacionamento com os seus públicos.

Instagram: a Rede Social visual! 

O Instagram reúne pessoas que, basicamente, buscam inspiração em imagens criativas e bonitas. Para quem pretende criar conteúdo nessa rede, as dicas são: tenha em mente que o Instagram é uma Rede Social exclusivamente mobile, ou seja, seu público majoritário são pessoas conectadas, amantes de tecnologia e mais jovens. E não esqueça que o uso de hashtags é imprescindível para dar mais alcance às postagens e que agora o Instagram também conta com as Histórias e tem a possibilidade de anúncios.

Pinterest: para quem busca inspiração!

Essa Rede Social é mais nova no Brasil, mas faz muito sucesso entre mulheres e marcas que trabalham com produtos mais visuais. Isso porque ela tem uma abordagem bem visual, com fotos bem produzidas, em tons semelhantes. Com elas, é possível criar painéis, ou boards, “colando” imagens de um mesmo segmento, tom ou ideia. Depois os usuários podem escolher uma imagem e fazer um pin, basicamente colocar uma tachinha, da imagem em seu próprio mural. A dica aqui é usar essa Rede Social não tanto para interatividade dentro dela, mas para compartilhar em outras Redes com o objetivo de explicar uma ideia ou conceito.

LinkedIn: a rede social do mundo corporativo!

Essa é uma Rede Social voltada para o mundo business: para quem busca emprego, construção de carreira, novos negócios ou parcerias. Muitos departamentos de Recursos Humanos, por exemplo, já anunciam vagas e procuram novos talentos por lá. Minha sugestão é, em um primeiro momento, criar uma conta pessoa física para participar dos grupos de discussão que existem por lá, sempre bem interessantes e segmentados. No entanto, se você tem um negócio B2B, essa é a sua Rede, sem dúvidas!

YouTube: compartilhando vídeos!

Como o Facebook, o YouTube é bem conhecido e bastante utilizado aqui no Brasil. Ele funciona, principalmente, como armazenador de imagens em vídeo, que depois devem ser divulgadas em outros canais. Apesar de não ter um potencial de disseminação interno, é aqui que a maioria das pessoas vai atrás de conteúdo multimídia, então, utilizar palavras-chaves relevantes em cada nova publicação é muito importante. E não se assuste: os vídeos não precisam contar com alta produção, o importante é a criatividade e a relevância.

Twitter: posts curtos e breves!

O microblog Twitter é perfeito para textos curtos e diretos. O que mais acontece nessa Rede é: atendimentos ao consumidor, compartilhamento de dicas e links, divulgação das produções internas, promoções, etc. Mas atenção: pesquisas apontam que muitos usuários não fizeram nenhum tipo de movimentação na conta no Twitter nos últimos meses, ou seja, são inativos. Por isso, verifique se o público que você busca ainda é adepto da Rede Social do passarinho azul!

Pronto, agora é só escolher aquela ou aquelas que parecem atender melhor as expectativas das suas Personas, o lugar onde se relacionam e o tipo de conteúdo que as interessa mais. Lembre-se sempre que a Internet é um espaço para testes, erros e acertos, com ajustes constantes.

Gostaram? Obrigada! Dúvidas? É só deixar nos comentários!

E aguarde, pois em breve vou apresentar aqui algumas dicas de como criar conteúdo para essas Redes Sociais!

 

Leia aqui outras dicas sobre tecnologia e Mídias Sociais aqui no blog:

Leia aqui 5 dicas para o Instagram

O que é Persona?

Leia aqui sobre Pokémon Go

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Sobre o Autor : Claudia Bins

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