Roteiro de Évora ao Porto em um dia

Roteiro de evora ao porto

Nas férias de inverno, em dezembro passado, nós fizemos uma Roadtrip linda, durante 15 dias. Rodamos o país de norte a sul e hoje eu conto qual foi nosso roteiro de Évora ao Porto em um dia de viagem, parando para conhecer algumas atrações incríveis pelo caminho.

Lembrando que nosso roteiro de férias, por 15 dias, foi o seguinte:

De Lisboa ao Algarve – Roteiro de 1 dia visitando castelos

Algarve visitando Estoi, Faro, Tavira e Portimão

Do Algarve à Évora em um dia, visitando castelos

Dica de hotel maravilhoso em Évora

Dica de apartamento de temporada, no Porto

Guimarães (em breve post)

Barcelos e Viana do Castelo (em breve post)

Braga e Ponte de Lima (em breve post)

Dica de Hotel em Aveiro

 

Foram 15 dias muito intensos e lindos. Tivemos uma sorte imensa de não pegar um dia nublado, sequer. O céu brilhou azul, intensamente, iluminando nossos caminhos, todos os dias e, apesar do frio, aproveitamos muito todos os passeios que fizemos.

roteiro de evora ao porto

Caminhão com cortiça nas estradas do Alentejo


Roteiro de Évora ao Porto

Mas vamos então ao Roteiro de Évora ao Porto, que fizemos partindo em uma manhã ensolarada, sem nuvens no céus, pelas estradas do Alentejo. Segundo o Google Maps teríamos 370 km a percorrer até a cidade do Porto e nosso primeiro destino, a poucos 23 km de Évora, era a cidade de Arraiolos, onde visitamos o emblemático castelo circular no alto da colina.

roteiro de evora ao porto

O Castelo de Arraiolo

A pequena cidade famosa pelos tapetes de lã bordados à mão, tem fundação atribuída aos celtas 300 a.C e seu Castelo data de 1305. Junto ao Castelo, do qual resta pouco mais que as muralhas, a Igreja do Salvador. Visitamos o castelo e cruzamos rapidamente a cidade, apinhada de casas brancas pintadas com moldura azul, segundo a lenda, para afastar o demônio.

A visita ao Castelo de Arraiolos é gratuita.

roteiro de evora ao porto

Detalhes de Arraiolos

Seguimos viagem em direção a Pavia, 18 km ao norte de Arraiolos. Ali fizemos uma rápida parada, para visitar a pequena capela construída em um Dólmen, conhecida como Anta de São Diniz. A Capela de Pavia, dedicada a São Diniz data do séc. XVII e é um dos monumentos megalíticos portugueses transformado em local de culto cristão. Neste caso, a câmara do Dólmen foi adaptada para servir de nave da capela e é, no mínimo, peculiar. Eu achei linda e curti muito essa pequena parada para admirar um monumento tão antigo.  A visita é gratuita e se você quiser entrar na capela basta pedir as chaves na cafetaria em frente.

Endereço: Rua de São Diniz, Pavia

roteiro de evora ao porto

O Dólmen de Pavia

Seguimos em frente, via N370 em direção à Tomar, onde almoçamos e depois seguimos para visitar o famoso Castelo/Convento de Cristo. Foram 145 km de viagem tranquila, cruzando o Rio Tejo ao longo do caminho.

Já na chegada a Tomar avistamos o castelo, em cima do morro. As muralhas, imponentes, dominam a paisagem.

roteiro de evora ao porto

Chegando ao Convento de Cristo

Escolhemos um pequeno restaurante em uma praça próxima e pedimos um Bacalhau à Lagareiro, que estava muito gostoso. Não nos demoramos pois havia muito a ver ainda. Depois do café seguimos rumos ao Castelo dos Templários, o famoso Convento de Cristo.

roteiro de evora ao porto

Bacalhau à Lagareiro

O Convento de Cristo merece um post exclusivo, mas deixo registrado aqui o quão impressionante é a construção que simboliza o apogeu dos Cavaleiros Templários, a ordem militar religiosa que participou de forma decisiva das cruzadas, na retomada da Península Ibérica aos Mouros. Ficamos cerca de 2 horas ali, tomamos um café na Cafetaria do Castelo antes de seguir viagem, desta vez rumo à cidade do Porto, nosso destino final, do dia.

roteiro de evora ao porto

Convento de Cristo em Tomar

A visita ao Convento de Cristo custou 6 euros para adultos (em dez 2016) e é gratuito para crianças menores de 12 anos e aos domingos e feriados até às 14.00h para todos os cidadãos residentes em território nacional.

De Tomar até o Porto são 254 km, quase em linha reta, passando por Coimbra. Chegamos ao Porto no final do dia e não tivemos dificuldade em encontrar nosso apartamento (lindo!) alugado via Airbnb às marges do Rio Douro.

apartamento para alugar na cidade do porto

Detalhes do apartamento que alugamos no Porto

Passamos os dias seguintes no Porto, curtindo a incrível luz e paisagem da cidade. Ali passamos o Natal, na melhor moda portuguesa. Com ceia regada à vinho e bacalhau, feita com muito amor e carinho, enquanto olhávamos Vila Nova de Gaia iluminando o Porto, da nossa janela.

apartamento para alugar no Porto

O bondinho (elétrico) no Porto

Nosso roteiro de Évora ao Porto em um dia foi um sucesso. É cansativo, sim, mas as ótimas estradas portuguesas ajudam muito, mesmo para quem viaja com crianças. Ao longo de todo o trajeto há pontos de parada e postos de gasolina, sem contar as cidades onde paramos para as visitas. Uma maneira interessantes de aproveitar bem o percurso!

Agora se você tem mais tempo, pode planejar ficar em Tomar 1 noite e conhecer também o Castelo de Torres Vedras, além de Coimbra, outra parada linda, que fica no caminho do roteiro.

Em breve mais posts com dicas de roteiros e deslocamentos por Portugal! Já conhece nosso grupo Passear em Portugal no Facebook?  Passa lá e pede para entrar, assim você acompanha as dicas de todos os membros do grupo, pessoas que, assim como nós, também amam passear na terrinha. 😉

Procurando hotel em Portugal? Além das dicas que listamos lá em cima no post você pode ver as ofertas com cancelamento grátis aqui no Booking.com:

 

Booking.com

 

_____________________________________

Leia outras dicas em Portugal, aqui:

 

Veja aqui sugestão de roteiro para conhecer o bairro Príncipe Real em Lisboa

 

Veja aqui sugestões de hospedagem para famílias, em Portugal, testadas e aprovadas por nós

 

Pensando em morar em Portugal? Leia nossas dicas aqui

 

Leia aqui sugestões de passeios bate-volta desde Lisboa

 

Aqui nossas dicas de passeios em Lisboa

 

Dicas no Alentejo

 

Dicas no Algarve

 

Dicas na Costa Vicentina

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!