Diário de Portugal: Roteiro pelo Príncipe Real

Roteiro pelo príncipe real

Este post inaugura uma nova série aqui no blog e vamos começar dando uma sugestão de roteiro de um dia no Príncipe Real. A nova série trará sugestões do que fazer com a família em um dia de passeio, considerando pontos de interesse, cafés e restaurantes para passear na cidade, um bairro ou região de cada vez.

Leia os roteiros, guarde os nomes e endereços e, durante seu passeio, escolha o que visitar e onde fazer aquela paradinha estratégica para um café ou refeição. Nós mostramos as opções e você escolhe!

 

Começamos então pelo Príncipe Real, uma região descolada, ao lado do Chiado e no Bairro Alto.  Como sugestão de Roteiro, espicharemos a área abrangida pelo passeio para incluir o Museu da Marioneta, que fica no bairro Santos-o-Velho.

Podendo, planeje-se para fazer o roteiro em um domingo, assim o trânsito será bem tranquilo na região e você não pagará o ingresso de 5€ (adultos) e 3€ (crianças e maiores de 65 anos) do Museu da Marioneta, chegando até o meio-dia. Famílias pagam 13 (em abril de 2017). Se for de carro há um estacionamento público no Largo Vitorino Damásio. Se for de transporte público, lá não há metrô. Mas você pode pegar os ônibus (Autocarros) 706 – 713 – 714 – 727  ou então o charmosos Eléctrico linha 25.

Roteiro pelo príncipe real

Entrada do Museu da Marioneta – O antigo Convento das Bernardas


Museu da Marioneta

Situado no antigo Convento das Bernardas, abriga uma coleção da antiga arte dos bonecos animados, as marionetes. O Convento foi fundado em 1653 e era dedicado a Nossa Senhora de Nazaré. O prédio foi praticamente destruído no terremoto de 1755 e, mais tarde, reconstruído dando lugar a vários espaço até tornar-se o presente Museu.

A coleção não é grande mas é bem interessante e há marionetas interativas, que as crianças podem brincar e, em uma hora, no máximo 1:30 de visita, você poderá conhecer tudo. 

Endereço: Rua da Esperança, 146
Website: http://www.museudamarioneta.pt/

Roteiro pelo príncipe real

Chafariz da Esperança


Chafariz da Esperança

Saindo do Museu da Marioneta e descendo a Rua da Esperança, em 280 metros você chegará na esquina da Avenida D. Carlos I.  À sua esquerda, um Chafariz do século XVIII, o Chafariz da Esperança, enfeita o largo com seus dois andares, no estilo barroco. Quando foi construído, era parte do complexo do Aqueduto das Águas Livres, que endereçava a questão do abastecimento de água em Lisboa.

Suba a Av. Dom Carlos I por 400 metros, acompanhando os trilhos dos bondinhos elétricos, e você logo verá o prédio gigante da Assembléia da República.

Roteiro pelo príncipe real

O Palácio de São Bento onde funciona a Assembléia da República


Assembléia da República

A Assembléia da República funciona no Palácio de São Bento, ou Palácio das Cortes, o enorme prédio em estilo neoclássico, guardado pela guarda republicana, no alto da colina. É ali que reúnem-se diariamente, desde 1834, o Parlamento Português, com seus 230 deputados eleitos para um mandato de 4 anos.  É possível visitar o prédio no último sábado de cada mês às 15:oo e às 16:00. As visitas são gratuitas e temáticas e para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Roteiro pelo príncipe real

Street Art de Drawing Jesus, artista português


Street Art by Drawing Jesus

Siga caminhando e passe em frente da Assembléia da República, passando em frente a guarda e aproveite para fotografar o prédio e a vista em frente, com seu casario colorido. Siga em frente em direção ao Café de São Bento, na Rua de São Bento e você logo avistará um painel de Street Art do artista português Nelson Jesus, conhecido como Drawing Jesus. A obra intrigante foi executada para o Festival Todos, em 2014, e apresenta traços da fisionomia ocidental, asiática e africana em um único rosto.

Siga em frente, passando pelo Café de São Bento e dobre na primeira rua à sua direita, a Rua Nova da Piedade. Siga por 2 quadras até a Travessa São José. Atravesse a rua e você chega no Café Tease, um lugarzinho perfeito para uma paradinha estratégica, um doce, um café, um lanche, um smoothie… enfim, um descanso para o corpo e para a alma.

Roteiro pelo príncipe real

Café Tease


Café Tease

Especializado em cupcakes e outras delícias, esse charmoso café tem tudo o que a gente gosta. Decoração impecável sem afetação, ambiente descontraído, atendimento carinhoso (marshmellow grátis), café delicioso e wi-fi. Praticamente o paraíso depois de uma boa caminhada. Se chegar cedo pega o Brunch, aos domingos. Cedo ou não, é uma bela opção bem no meio do nosso roteiro, que continua a seguir, na Praça das Flores.

Roteiro pelo príncipe real

Kioske na Praça das Flores


Praça das Flores

Quase em frente ao Tease fica uma pequena e arborizada praça, a Praça das Flores. Lugarzinho gostoso para sentar, com mini parquinho, uma fonte (sem água), muitos casais de namorados e um simpático Quioske lilás, na esquina.

Roteiro pelo príncipe real

Pão com Canela


Pão de Canela

Ali na praça fica um restaurante também famoso por seu Brunch nos domingos, com espaço kids e o característico charme lisboeta, o Pão de Canela.  Abastecido e descansado, siga em frente e suba a rua São Marçal por 400 metros. Já aviso que é uma pernada boa. Para compensar, curta as ruas charmosas, repare nas fachadas dos prédios coloridos e descubra uma Lisboa encantadora. Lá em cima você chega a Rua da Escola Politécnica. Aqui bem em frente da Rua São Marçal, no número 40, fica o famoso O Prego da Peixaria, 

O Prego da Peixaria

O fast food português, conhecido como Prego (pão com bife) encontrou representantes apaixonados nos proprietários do Restaurante Sea Me. O negócio deu tão certo que acabaram abrindo outras filiais. Além dos pregos tem também hambúrgueres de peixe (atum, bacalhau, salmão ou camarão) e opções vegetarianas.  

Roteiro pelo príncipe real

Museu de Ciências Naturais e Jardim Botânico


Museu Nacional de História Natural e da Ciência

À esquerda do Prego da Peixaria fica o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que aos finais de semana abre das 11:00 às 18:00.  Além do Museu, ali fica também o Jardim Botânico e o Borboletário. Infelizmente quando estivemos lá, em abril de 2017, tanto o Jardim Botânico quanto o Borboletário estavam fechados para renovação. Para quem quiser visitar, os preços e mais informações você encontra clicando aqui.

Roteiro pelo Príncipe Real

Jardins (e café) do Príncipe Real


Jardins do Príncipe Real

À direita do Prego da Peixaria, caminhando 150 metros você chega a Praça Jardim França Borges Príncipe Real, ou Jardim do Príncipe Real, como é mais conhecida. Ali vai encontrar outro oásis de descanso, bancos na praça, kioske e um café charmosinho. Se for aos sábados poderá visitar um dos antigos reservatórios de água da cidade o Reservatório Patriarcal

Em frente ao meio da praça, na Rua da Escola Politécnica, esquina com a Calçada da Patriarca fica a Galeria Embaixada, que você não pode deixar de conhecer.

roteiro pelo príncipe real

Restaurante Gin Lovers – Less na Galeria Embaixada


Galeria Embaixada

O palacete construído em 1877 a mando do próspero comerciante José Ribeiro da Cunha abriga hoje em dia uma pequena galeria comercial, com lojas de artigos portugueses, um restaurante especializado em carnes, o Atalho, e o Gin Lovers – Less. Se não pensa em comer (ou beber) por ali (o que seria uma pena), nem fazer compras, ao menos entre para conhecer o lindo prédio por dentro. Duvido que resista a pedir um café ao menos no pátio interior todo decorado em estilo mourisco.

Convento dos Cardaes

A beleza histórica do edifício só se compara ao legado de heroísmo que carrega o antigo Convento. O edifício construído no século XVII resistiu ao terramoto de 1755. As irmãs que ali viviam resistiram a revolução de 1910 e mesmo nos tempos difíceis, passando fome, não se desfizeram das peças de arte e relíquias do Convento. Ainda é habitado pelas Irmãs Dominicanas até os dias de hoje. Painéis de azulejos, pinturas sacras e entalhes dourados são as atrações principais. A entrada é paga (5, adultos e 4 estudantes e maiores de 65 anos).

roteiro pelo príncipe real

Pastelaria São Roque


Pastelaria São Roque

Das 7 lojas espalhadas por Lisboa, essa aqui no Príncipe Real consta na lista dos Café Mais Bonitos de Lisboa, pela Revista Lisbon Lux. É pequeninho e simplesmente lindo, com suas colunas de mármore rosado e detalhes dourados na decoração. Famoso pelo Bolo Rei, até os itens mais simples, como pães e pastéis, são deliciosos. 

roteiro pelo Príncipe Real

Gelateria Nannarella 

É a sorveteria de origem italiana que tem sempre fila na porta. É lá mesmo, e parte do sucesso se deve aos sabores aportuguesados que seus donos, um casal de italianos, adaptaram quando resolveram morar na Terrinha. Os sorvetes artesanais são naturais, sem corantes nem conservantes e os sabores, além dos clássicos, tem alguns bem inusitados, como o de flor de manjericão, avelã, manga, maçã e canela, feito com maçã assada. Bela pedida antes de terminar o dia, não é?

 

Aqui estão nossas sugestões para o roteiro pelo bairro Príncipe Real! Tem mais alguma dica de lugar bacana para visitar ali? Deixa nos comentários e a gente atualiza o post, dando os devidos créditos, claro. As Passeadeiras adoram sugestões!

Aguardem novos roteiros, dicas de passeios bate-volta, cafés e restaurantes em Portugal! Você não perde por esperar :-)! 

_______________________________________________

 

Procurando hotel em Portugal? Clique aqui para fazer sua reserva. Somos parceiros do Booking, que oferece ótimos preços e cancelamento gratuito e fazendo aqui sua reserva não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog!

 

____________________________________________

 

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

O que é e como solicitar o PB4

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

21 comentários

  1. Talita Rodrigues Nunes 27 de abril de 2017, 17:20 comentar

    Adorei a série de posts! Certamente vai ajudar muitas famílias a preparar seus roteiros de viagem. Inclusive a minha, quando finalmente conseguirmos concretizar o sonho de conhecer Portugal.

    • Claudia Bins 27 de abril de 2017, 18:06 comentar

      Essa é a intenção Talita! E quando vierem avisem pra gente marcar um encontrinho :-).

      Clau

  2. Ana Claudia 28 de abril de 2017, 01:19 comentar

    Nossa quanta coisa legal. Assim fica fácil preparar um roteiro. Um dia ainda vou conhecer Portugal.

  3. Suelen 28 de abril de 2017, 03:29 comentar

    Post incrível, para quem pretende viajar vai ser maravilhoso essas dicas!

  4. Ariane Baldassin 29 de abril de 2017, 13:56 comentar

    Realmente um mega roteiro. Vou voltar aqui para anotar as dicas quando for visitar a terrinha do marido.

  5. Michela Borges Nunes 29 de abril de 2017, 23:35 comentar

    Que sugestão de roteiro legal. Adorei! Ah, eu adoro Lisboa, na verdade. Então, não foi difícil me apaixonar pelo post, hehehehe, que, aliás, está muito bom e completo. Parabéns!

  6. Marianne 29 de abril de 2017, 23:52 comentar

    Adorei o roteiro! Principalmente as dicas dos cafés e sorveteria! hehehe

  7. Tina Wells 30 de abril de 2017, 07:11 comentar

    Muito legal sua idéia da série e as dicas são excelentes e vão ajudar muito quem viaja pra terrinha! Bateu a maior saudade de Lisboa!

  8. lid costa 30 de abril de 2017, 07:45 comentar

    Confesso que já fui a Lisboa 2 vezes e nunca nem ouvi falar nessa região. Pareceu me interessante! Na próxima vez vou tentar ir aí pra conferir a dica.

  9. Karine 30 de abril de 2017, 20:01 comentar

    Muito legal mesmo essa idéia de fazer uma série de posts. Adorei o roteiro pelo Príncipe Real e com certeza vou acompanhar os próximos posts da série! Vai me ajudar muito quando for a Portugal! :)

  10. Dani Bispo 30 de abril de 2017, 20:32 comentar

    Ossa já fui duas vezes à Lisboa e não conhecia esse bairro. Achei uma graca. Agora tenho bons motivos para voltar rs

    Bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

  11. Ana Carolina Miranda 1 de maio de 2017, 00:04 comentar

    Acredita que quando fui a Lisboa não experimentei os pastéis da Pastelaria São Roque. Mas já tinha ouvido falar sobre eles. Adorei as dicas! Obrigada

  12. Chris Ferreira 1 de maio de 2017, 13:17 comentar

    Adorei o roteiro. Só fico pensando nas comidas. Bateu desejo de comer Pão de Canela. Eu fui na pastelaria. É sansacional.
    beijos
    Chris

  13. Michele Gobbato 1 de maio de 2017, 15:57 comentar

    Clau que delícia de roteiro, estou adorando conhecer mesmo que virtualmente os lugares ai de Portugal e vou te falar está entrando na lista de País que quero conhecer

    Bjs Mi Gobbato

  14. Renata Rocha Inforzato 1 de maio de 2017, 20:30 comentar

    Adorei as dicas e as fotos: tudo muito claro, bem explicado e bem-feito. Mesmo sem planos de ir em breve a Portugal, é gostoso de ler seu texto. A gente viaja junto

  15. Pauleni 2 de maio de 2017, 00:36 comentar

    Preciso muito conhecer esse país, minha amiga trabalha em um desses museus.
    Adoro seus post, me colocam em Portugal junto com vocês.

    bjs

  16. Luiz Jr. Fernandes 2 de maio de 2017, 12:20 comentar

    Fotos espetaculares e dicas preciosas! Já é um dos meus posts favoritos sobre Portugal (ainda não conheço, porém já estou maluco por visitar!) Abraços!

  17. […] Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa […]

  18. […] Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa […]

  19. […] Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa […]

  20. […] Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.