Strudel de Ricota

strudel de ricota

Aqui em casa somos doidos por strudel. Eu sou, ao menos! Sempre que aparece uma na minha frente eu nem penso duas vezes: ataco! Gosto do strudel de maçã, claro, mas adoro experimentar quando tem outros sabores. A primeira vez que provei Strudel de Ricota foi no verão passado, em Santa Catarina. Durante nossa viagem de férias, quando visitamos a serra catarinense, passamos uns dias nas Termas de Gravatal e visitamos a cidade de São Martinho.

Leia sobre nossa visita a São Martinho e ao Café Colonial Fluss Haus

Lá, no interior da cidade fica um lugar lindo, com um café colonial espetacular, onde provei o melhor Strudel de Ricota que poderia imaginar. Tudo lá era gostoso, mas esse strudel era inesquecível. A lembrança do sabor de canela misturado ao queijo, com aquela casquinha crocante por fora me deixa com água na boca e, desde que voltamos de lá eu coloquei na cabeça que ia aprender como fazer.

Fiz algumas tentativas, mas não tive muito sucesso. O gosto ficava bom, mas ficava meio seco, sabe? Até que resolvi inventar (e antes que me perguntem, não procurei a receita na internet, quis fazer sozinha!) e, finalmente acertei!

Gente ficou tão bom, mas tão bom que hoje vou compartilhar com vocês a receita! Agora que acertei o ponto posso dizer que é super fácil! Preparados? Então vamos lá!

 

Strudel De Ricota

Ingredientes:

3 ovos

açúcar

1 pacote de massa folheada

1 ricota

Um pouco de leite

Canela em pó

Papel manteiga

Forma para assar

Strudel de Ricota

Ingredientes para o Strudel de Ricota

Modo de Fazer:

Desmanche a ricota até ficar uma farofa grossa e reserve.

Bata uma gemada bem fluida, com as gemas e o açúcar. Eu usei 2 ovos na primeira vez que fiz, mas achei melhor usar 3 na segunda e ficou mais gostoso mesmo. Se a gemada ficar muito espessa, acrescente um pouco de leite até ela ficar cremosa o suficiente para misturar com a ricota de modo a ficar molhadinha. Misture as passas de uva e polvilhe canela em pó a gosto.

 

Strudel de Ricota

Misture a gemada por último, cuide para que tenha o suficiente e para a mistura não ficar nem grossa demais nem molhada demais. Algo um pouco mais úmido que essa foto aqui:

Strudel de maçã

 

Em seguida forre a assadeira com papel toalha e abra a massa folheada. Não cometa o mesmo erro que eu, que não esperei a massa descongelar e quando fui abrir ela quebrou um pedaço:

strudel de maçã

 

Acabei por colocar a massa no microondas por 20 segundos para descongelar e só então terminei de abrir. Deixei a massa sobre o plástico que vinha envolto nela e coloquei a mistura da ricota no canto direito:

 

strudel de maçã

 

Em seguida, com delicadeza, enrolei como um rocambole, enquanto soltava o plástico.

strudel de maçã

 

Salpiquei mais canela e um pouquinho de açúcar por cima do strudel e levei ao forno pré-aquecido por 25 minutos (180º).

strudel de ricota

 

Ficou uma delícia! Super crocante por fora, macia e molhadinha por dentro. Servi em um prato bem bonito acompanhado de sorvete de doce de leite e um cafezinho passado na hora. Será que fez sucesso? 😋

strudel de ricota

strudel de ricota

 

Conta pra gente o que achou e se resolver fazer, posta a foto com a hashtag #aspasseadeiras! A gente vai amar ver o resultado!

Para ver outras receitas deliciosas aqui no blog clique aqui:

 

Apple Roses

Crumble de frutas vermelhas

Bombom de morango funcional

Projeto verão

Bolsos de queijo e tomate

Sanduíches no palito

Bolo de milho light

Pão de queijo com batata e chia

Bolinhos de grão de bico

Muffin de maçã e aveia

Trufa funcional

Danoninho caseiro

Milkshake de morango

cooks

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.