Tanzânia e Zanzibar na África

Tanzânia e Zanzibar

 A Graziele Inácio fez um ano sabático, viajando pela Ásia, África e Europa e contou para nós aqui no blog. Hoje ela conta como foi visitar a Tanzânia e Zanzibar, em um post cheio de emoção. Veja no link abaixo o primeiro post dessa aventura linda da Grazi e viaje junto com a gente. Todas as fotos são de autoria da Grazi:

 

Um ano sabático, por Graziele Inácio

 

Tanzânia e Zanzibar

Por: Graziele Inácio @followmeporai

 

Tanzânia é um país maravilhoso e fiquei muito feliz de ter incluído no roteiro do meu ano sabático em 2017. Não conhecia muito sobre este lugar da África, mas sabia que queria conhecer Zanzibar, pois ouvi dizer que era “o caribe africano” (…e eu amo o Caribe! :)). Este arquipélago estava na minha lista de sonhos de viagem há muito tempo e nem acreditei que tive a chance de conhecer. Além de ver o mar mais azul turquesa do mundo, a Tanzânia me levou para o mundo fascinante dos animas selvagens e das paisagens verdes impressionantes. É impossível não se entregar perdidamente para os cheiros, sabores e cores de um país culturalmente tão cheio de vida. Curti a a Tanzânia no maior estilo “hakuna matata”* e claro que minha passagem por lá não poderia ter começado por outro lugar além de Zanzibar (o sonho!), este pedacinho semi-autônomo do país, que possui 3 ilhas grandes principais e onde a maioria da população é muçulmana.

* Expressão em swahili muito usada na Tanzânia e Quênia e que significa “sem problemas”. Ficou ainda mais popular depois do filme “O Rei Leão”.

 

Tanzânia e Zanzibar

Grazi em Paje

 

Meu roteiro passou pelas ilhas Unguja e Mnemba. No sul da ilha de Unguja, me hospedei numa praia chamada Paje e não poderia ter escolhido lugar melhor. Dizem ser uma das praias mais bonitas e, óbvio, foi paixão a primeira vista quando cheguei. A areia branca, a água cristalina e a tranquilidade não deixam outra opção a não ser morrer de amores! Eu fui no início de março, o mês que inicia a época de chuvas, mas o tempo estava ótimo e a ilha sem muitos turistas.

 

Tanzânia e Zanzibar

Praia de Paje

 

Paje é lindíssima e foi maravilhoso ter a praia praticamente deserta! Ela é mundialmente famosa entre os praticantes de kite surf, então se prepare para encontrar muitas escolas de kitesurf na areia e pessoas dentro d’água praticando.

 

Zanzibar (4) 

 

Por lá, me hospedei numa pousada linda chamada Demani Lodge Zanzibar, ela tinha piscina, o chão era todo pé na areia, o restaurante com frutos do mar frescos era maravilhoso e, para completar, ficava há poucos muitos caminhando da praia. Pura vibe boa!

 

Tanzânia e Zanzibar

Jambiani

 

Num dos dias pela ilha, resolvi ir de bike até uma praia chamada Jambiani. Para chegar lá passei por vilarejos locais e, quando avistei a praia, me deparei com um local bem virgem, ainda intocado pelo turismo, super simples e com uma paisagem linda. Para quem quiser alguns dias de muito relax , é o local certo para ir em Zanzibar! 😉

 

Tanzânia e Zanzibar

Crazy Man Hostel

 

Bom, depois de aproveitar uns dias pelo sul, parti para o norte para encontrar amigos, conhecer a praia Nungwi e curtir a “full moon party” (que achei que só existia na Tailândia, mas existe numa proporção bem menor em Zanzibar). Ela acontece todo mês na praia de Kendawa. Nesta região da ilha, me hospedei no hotel da festa e, também, no “Homeland swahili lodge“, o hostel do famoso “crazy man”. Este hostel é muito legal! Escolhi dormir no dormitório que ficava no segundo andar e não tinha portas e janelas, mas tinhamos uma cama de casal para cada um. Eles ofereciam café da manhã e todo dia o dono do hostel organizava a mesa de uma forma muito carinhosa, toda organizadinha para esperar os hóspedes. Parecia casa da família! Era uma energia muito boa pela manhã! O hostel conta, também, com uma cozinha toda equipada, onde o dono faz jantas por um preço mega camadara. Os dias por lá foram ótimos! E porque “crazy man”? Difícil explicar, só vendo e convivendo para entender hehe.

Aproveitando minha estadia no norte, fiz o passeio para Mnemba, uma pequena ilha na costa de Unguja. Este passeio foi simplesmente surreal, nem tanto pelo snorkling mas pela cor da água. A água no norte é de um azul turquesa tão fantástico que fica difícil até de explicar com palavras. Lugar maravilhoso e um passeio que vale muito a pena! Fechei este tour no próprio hostel, mas existem várias opções por lá.

 

Tanzânia e Zanzibar

Grazi em Stone Town

 

Depois dos dias de sol e mar pelas ilhas de Zanzibar, parti para Stone Town para encontrar a Rose, minha amiga viajante que conheci em Nairóbi. Ela viajou pela África através de um projeto de financiamento coletivo, com o ojetivo de cozinhar e trocar receitas com os locais de vilarejos remotos africanos. Ela foi até para o Congo! Projeto lindo coordenado pela própria Rose! Ela é “pastry chef” (confeiteira) em Nova York e tivemos a sorte de estarmos juntas num tour gastronômico pela parte histórica de Zanzibar. (Segue o @whiskmeawaycakes e confere as maravilhas que ela cria lá na América do Norte!)

Stone Town é um lugar mágico, cheio de história e que faz você sentir prazer em se perder de dia e de noite pelas ruas estreitas, descobrindo os segredos de cada cantinho daqueles prédios antigos com portas maravilhosas! Foi bom demais curtir o sabor da comida local, dos cafés, das frutas, do mercado noturno, das especiarias e principalmente dos restaurantes super renomados que tive a oportunidade de visitar.

 

Tanzânia e Zanzibar

Restaurante Emerson on Hurumzi

 

Um deles foi o “Emerson on Hurumzi”, um roof top com uma vista lindíssima 360 graus da cidade e que oferece um menu com entrada, prato principal e sobremesa. Tudo é explicado nos mínimos detalhes, incluindo a história, para os poucos clientes que eles recebem a cada noite. Experimentamos todos os pratos com vinho rosé sul africano delicioso! Uma noite, certamente, especial!

 

Tanzânia e Zanzibar

Restaurante The Secret Garden

 

O outro restaurante que visitamos foi o “The Secret Garden”, um prédio fascinante em ruinas onde a janta é acompanhada pela vista das estrelas. Ele é todo céu aberto, lindo! Mais uma vez serviço, comida e vinho africano nota 10! Ambos os lugares foram experiências sensacionais e valem muito a pena o investimento (já que não são lugares baratos)!

Além dos lugares super famosos, conheci um restaurante local chamado “Lukman” (dica do hotel), onde saboreamos uma comida africana deliciosa por um preço super honesto! Conheci, também, o “Travellers Cafe”, onde tomei um café com especiarias (spicy coffee) daqueles que você sonha na vida sentir o sabor novamente! Delícia total para uma amante de café como eu! Outra dica é o “Puzzle Coffee”, um café de um casal mineiro que vale dar uma passada, principalmente se você estiver viajando há tempo e com saudades de pão de queijo!

Uma experiência diferente e muito interessante em Stone Town foi participar do “Spicy tour”, onde fomos até uma fazenda e pudemos entender melhor sobre as especiarias produzidas nesta região da Tanzânia. Os cheiros eram simplesmente maravilhosos e cada especiaria foi explicada em detalhes pelo nosso guia ! Depois do tour, tive a oportunidade de ver a Rose entrevistar uma africana que nos mostrou, na própria casa de um vilarejo bem local, como cozinhar um prato africano. Aquelas experiências que te marcam muito e que fechou com chave de ouro nossa passagem por Zanzibar! Maravilhoso!

 

Tanzânia e Zanzibar

Arusha

 

De Zanzibar, seguimos para Arusha no menor avião que ja voei na vida! De lá, partiríamos para uma das experiências mais marcantes da minha vida: o safari.

Arusha é a principal porta de entrada da Tanzânia, e fui parar lá somente por causa do safari. De qualquer forma, não teve como não explorar a cidade e, de quebra, conhecer um pouco mais da cultura africana. A cidade não tem muitos atrativos, mas minha dica seria visitar o “Cultural Heritage Center” que é lindíssimo.

Tanzânia e Zanzibar

Cultural Heritage Center

 

Ele tem muitas lojas de souvenirs e uma galeria de arte simplesmente magnífica com obras de todo continente africano. Dizem ser a maior da África neste estilo. Além disto, se você curte ter contato com os locais, vale explorar as ruas mais escondidas e os mercados. O restaurante que adorei foi o “Little Zanzibar”, onde fui algumas vezes e comi um “beef wrap” de chapati delicioso! Chapati é um pão muito encontrado no Quênia, na Tanzânia e em outros países africanos. E é muito bom!

 

Tanzânia e Zanzibar

A caminho para o Serengueti

 

Safari

E chegou ….o dia do safari! Escolhemos o tour mais baixo custo que encontramos ($760), de 3 noites/4 dias, que passaria pelos parques Tarangire, o famoso Serengueti e a Cratera Ngorongoro. Existem vários tipos de safari, as opções vão de acampar em barracas simples até tendas super chiques com decoração africana. A escolha vai depender do estilo e orçamento de cada viajante.

 

Tanzânia e Zanzibar

Elefantes no Tanranguire

 

Nossa primeira parada foi no parque Tarangire, que é a casa do elefantes e das gigantes e maravilhosas “Baobad trees” (aquelas árvores africanas que vemos em filmes)! Este dia foi pura emoção, e rolou até lágrimas quando vi, pela primeira vez, os muitos elefantes vindo tomar água no lago e aquelas árvores lindas por todo lado.

 

Tanzânia e Zanzibar

Guerreiros Masai

 

No final do dia, ainda tive a raríssima e grata chance de tirar uma selfie com os garotos “warriors” (guerreiros), que são chamados assim porque quando são circuncisados, os seus rostos são pintados com pigmentos e lamas claras para realçar os traços adultos. Este é um dos momentos mais importantes da vida Masai. Os Masai são um grupo étnico africano de seminômades que vive no Quênia e no norte da Tanzânia, exatamente na região dos parques que visitamos.

 

Tanzânia e Zanzibar

Girafas no Serengueti

 

A segunda parada foi no famoso parque Serengueti e, no caminho, já foi possível ver as paisagens encantadoramente verdes, muitas montanhas e várias tribos masai com suas vacas, cabritos e burros (chamados de masai landrover!)! Tudo enchia os olhos de tão lindo. Quando ouvimos o “welcome to Serengueti” a minha sensação foi de êxtase! Uma paisagem plana verde que parecia infinita, era literalmente uma pintura cheia de animas e árvores! Surreal! Me senti num filme! Depois do “game drive” fomos para o camping e assisti um sunset especial, com cores vivas, um amarelo alaranjado brilhante que brindou o final do nosso dia perfeito. A noite, foi o momento de dormir na companhia das gazelas e búfalos que estavam ao redor do camping sob um céu absurdamente estrelado! A África foi o lugar onde vi o céu mais estrelado da vida!

 

Tanzânia e Zanzibar

Leões no Serengueti

 

No terceiro dia, acordamos cedo e fomos assistir o nascer do sol do parque Serengueti. Quando chegamos, fiquei sentada em cima da 4×4 curtindo aquela mistura de cores e o céu se transformando! Que emoção! Maravilhoso demaiss! Uma sensação impossível de explicar com palavras e um momento raro na vida! Durante o “game drive” deste dia, vimos muitos leões, hipopótamos, zebras, pássaros, gnus (“wildbeest”), gazelas, leopardos, chitas, macacos, girafas e muito outros animais! Uma diversidade gigantesca! Neste dia dormimos na Cratera Nogorongoro.

 

Tanzânia e Zanzibar

Cratera Nogorongoro

 

No quarto e último dia, acordamos novamente cedíssimo e descemos para explorar a cratera. Achei que já tinha visto todas as maravilhas possíveis mas, a cratera me surpreendeu completamente. Lugar mais incrível do tour! Um terreno verde impressionante no meio de um “buraco” gigante, cheio de animais selvagens e rodeado por montanhas! Um atmosfera super envolvente e que te faz mergulhar na natureza. Novamente vimos uma quantidade enorme de animais e a diferença é que lá tivemos que usar mais o binóculo, porque eles ficam mais afastados. Neste parque existe uma questão mais séria com a preservação, não que os outros não tenham, mas neste é mais forte. Tive a sorte de ver um rinoceronte, mas muito de longe! Os rinocerontes estão em extinção e não é mais tão simples encontrá-los! De qualquer forma, fiquei muito feliz de ter visto, durante o safari, todos os “big 5″ da África: elefantes, leões, leopardos, rinocerontes e búfalos.

Posso dizer que o safari não é um passeio barato de se fazer na África, mas ele vale cada centavo de dólar investido. Nenhum dinheiro paga a experiência enriquecedora que ele proporciona. Já visitei muitos países, mas nada que vi e vivi chegou perto da emoção de estar ao lado de animais selvagens no seu habitat natural. Foi incrível!

 

Tanzânia e Zanzibar

Grazi em Arusha

 

Voltei para Arusha e fui visitar a cidade de Moshi na companhia do meu querido amigo africano Louis. A viagem durou aproximadamente 3 horas de carro e fui até lá apenas para ver o imponente monte Kimilanjaro, o ponto mais alto da África. O tempo não me ajudou, então acabei apreciando ele apenas da estrada na hora de ir embora. Lembrando que é possível fazer caminhadas guiadas na montanha, mas este item ficou na minha lista de aventuras futuras na África! Era hora de partir para o próximo país….

 

Tanzânia e Zanzibar

Kendawa

 

A viagem pela Tanzânia foi linda, “pole pole”* e pura emoção! Foi o país onde vi animais selvagens pela primeira vez na minha vida e que me fez sentir medo e felicidade ao mesmo tempo, onde realizei o sonho de conhecer o paraíso chamado Zanzibar e onde pude viver e sentir, ainda mais, a real cultura Africana que já tinha me encantado no Quênia. África é um continente intensamente tocante e mal posso esperar para explorar um pouco mais deste lugar tão maravilhoso desse nosso mundão! “Asante Sana” (Muito Obrigada) Tanzânia!

* Palavra em swahili que significa “Devagar, Devagar”. Tudo é “pole pole” na África. :)

Para mais detalhes sobre os meus relatos de viagem acessa o https://www.followmeporai.com.br/ ou me segue lá no @followmeporai. :) Para mais informações sobre os projetos de voluntariado que fiz durante o ano sabático, clique abaixo:

Hai África

https://www.facebook.com/haiafrica

@haiafrica

SAE LAO

http: //www.saelaoproject.com

https://www.facebook.com/saelaoproject/

DSE Cambodia

http://dsecambodia.wixsite.com/dolphinschool

https://www.facebook.com/dolphinschoolofenglish/

@dolphin_school_of_english

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos para sua viagem? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

GuimarãesLiving – Travel & Adventure 

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!