Tapioca Napolitana

Tapioca Napolitana

Aqui em casa As Passeadeiras andam bem empolgadas com a cozinha. Nós amamos fazer comidinhas e estamos empenhadas em aprender mais a cada dia. Como mãe, vejo que há um envolvimento verdadeiro por parte das meninas. Elas realmente gostam de participar de todo o processo e eu noto, a cada dia, sua evolução tanto nas habilidades quanto nas responsabilidades que estão adquirindo. Como exemplo, tem o uso das facas. No início eu ficava super tensa, achando que elas iriam se machucar. Mas fui ensinando como cortar os alimentos e elas aprenderam. Nunca tivemos acidentes! A dica de cozinha de hoje então é o preparo da Tapioca Napolitana, uma delícia que frequentemente fazemos para o lanche da noite, variando os ingredientes.  Aí vai!

Preparando os ingredientes

Preparando os ingredientes


Tapioca Napolitana – Ingredientes:

  • 100 g de presunto
  • 100 g de queijo lanche ou mussarela
  • 1 tomate sem casca, picado ou tomates cerejas lavados e cortados em pedacinhos
  • 2 xícaras de chá de farinha de tapioca
  • Orégano, manjericão e sal
Cortando os tomatinhos

Cortando os tomatinhos


Modo de preparo:

Fazemos a tapioca napolitana de modo bem simples e você pode substituir os ingredientes por outros de sua preferência (usar queijo minas, queijo coalho, blanquet de peru, por exemplo).

Aqueça a frigideira e coloque a farinha de tapioca em uma camada bem fina, o suficiente para que fique espessa o suficiente para dar liga mas não muito grossa. O próprio calor fará com que ela se transforme em uma massa, como uma panqueca.

A dica é colocar a farinha com a frigideira fora  do fogo, espalhar a farinha de forma a ficar uniforme e só então levar ao fogo médio. Assim  que a tapioca der liga vire do outro lado. Retire novamente do fogo e coloque os ingredientes na metade da tapioca. Tempere a gosto (nós usamos sal, orégano e manjericão), dobre a tapioca cobrindo o recheio e volte ao fogo por alguns instantes, para que o queijo derreta um pouco e os ingredientes aqueçam.

Retire com cuidado e repita o processo. Fica uma delícia!

Dobrando a tapioca napolitana

Dobrando a tapioca napolitana

Notem que eu supervisiono o tempo todo. Usamos uma frigideira pequena e o cabo da frigideira está em cima do fogão, minimizando a possibilidade de virar. Durante o preparo dos ingredientes eu oriento quanto à utilização de facas e cortadores e ajudo sempre que preciso. Nunca deixo as meninas sozinhas.

Nós incentivamos as crianças a participarem das atividades na cozinha, de forma divertida e participativa, sempre que elas quiserem. Porém, sempre com supervisão e muito carinho. Sempre é uma diversão.

Quais os desafios? Disputa entre elas, risco de se machucarem, bagunça generalizada! Mas, como sempre digo, trabalho dá sim, mas quem não quer esse tipo de trabalho, pense muito bem antes de ter filhos. Mas não se engane, o trabalho acha a gente! Faça do trabalho uma diversão, tenha atitude positiva e crie as melhores lembranças para seus filhos.

Gostou? Conta pra gente, compartilhe com as amigas e se tiver alguma receita gostosa (e fácil) que quer ver As Passeadeiras fazendo manda para o nosso email: claudia.bins@aspasseadeiras.com.br ou deixa nos comentários. Beijo das Passeadeiras!

Já segue nossas redes sociais? É só clicar aí nos botões e para ver mais receitas, clique aqui.

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

1 Comentário

  1. […] viu nossa dica para fazer tapiocas napolitanas? É mais uma opção de lanche muito gostosa! Mas se estiver procurando uma sobremesa diferente, […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!