Valentine’s Day ou dia de São Valentim

1

Valentine’s Day ou dia de São Valentim é o dia em que se comemora o amor em suas várias formas. Diferente daqui do Brasil, no dia de São Valentim as pessoas celebram a amizade, o amor pelos parentes, professores, namorados, enfim, qualquer pessoa pode ser seu “valentine” e ser, assim, homenageada. 

As comemorações envolvem trocas de cartões e presentes, mimos que ajudem a expressar e materializar os sentimentos. 

Valentine's Day ou dia de São Valentim

Foto: Flickr


Valentine’s Day ou dia de São Valentim

A história acerca de São Valentim é bem complexa. A igreja católica, por exemplo, reconhece 3 santos chamados Valentim. Uma das lendas que um deles era padre e realizava casamentos em segredo por conta de um decreto do imperador que proibia casamentos. Outra diz que foi aprisionado e apaixonou-se pela filha do carcereiro. 

Uma teoria fala sobre um ritual da Roma antiga, que fazia um tipo de “loteria” entre os solteiros, para formar casais, o que acabou sendo abolida e considerada anti-cristã, mais tarde. Uma outra teoria diz que o dia 14 de fevereiro, na idade média, era considerado o início da temporada de acasalamento dos pássaros (frequentemente associados à fertilidade e romance).

A Luciana Misura, do site www.colagem.com traduziu um artigo do canal History Channel contando, em detalhes, o que eu resumi aí em cima, aqui neste post caso alguém queira conhecer melhor as histórias.

Valentie's day ou dia de são valentim

Na Dinamarca

A data é  muito comemorada nos países de língua inglesa, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e outros, mas não somente nestes. Em outros países, como o Japão, é um dia de demonstrar gratidão e sentimentos, quando as meninas oferecem chocolates ao meninos que, se corresponderem, um mês depois retribuem com chocolates brancos. Na Dinamarca, os enamorados fazem cartões enigmáticos, chamados gaekkebrev, entregues com flores brancas prensadas e sem assinatura. Se a moça adivinhar o remetente, ganha chocolates na páscoa!

Valentine's Day ou dia de São Valentim

Macarrão para os solteiros na Coreia do Sul

Na Coreia do Sul a celebração começa em fevereiro, quando as mulheres presenteiam os homens com chocolates, velas e flores! Em março, é a vez dos homens retribuírem com o mesmo, mais um presente. E em abril é a vez dos solteiros celebrarem sua solteirice comendo jajangmyeon, ou macarrão escurecido (uma forma de luto por ainda estar solteiro).

Na África do Sul, as mulheres costuram corações com os nomes dos amados bordados, nas mangas das blusas. Dessa maneira os homens ficam sabendo quem está interessado neles. Já pensou?

No México a ocasião é formal e a Melissa Lima conta pra gente em detalhes, como é, neste post do blog Viviendo en el Mexico Magico.

Aqui no Brasil o dia dos namorados é celebrado dia 12 de junho, vocês sabem, em função de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Ainda assim acho muito bacana conhecer os costumes e os hábitos culturais do nosso mundo, cada vez mais globalizado.

Você conhece algum hábito ou celebração do Valentine’s Day que não esteja listado aqui? Conte pra gente aí nos comentários, vai ser muito legal descobrir!

Já que o assunto é romance, você conhece a história de Abelardo e Heloísa, uma daquelas tragédias de amor arrebatado que é super famosa na França e já foi assunto de filme? E se quiser conhecer uma das lendas urbanas mais famosas em Paris, leia aqui o post onde conto tudo sobre Victor Noir, o milagreiro procurado pelas francesas que não conseguem engravidar. Spoiler: eu fui e deu certo! :-)

 

 

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.