Como é o Voo TAP com crianças

Voo TAP (1)

 

No último ano nós tivemos experiência com três companhias aéreas diferentes para vir e voltar do Brasil para Portugal. A Lufthansa, a Azul e a TAP. Sim, a Azul e a TAP fazem parte da mesma companhia, mas os voos foram diferentes, saindo de cidades diferentes, então acho que vale a ressalva. No post de hoje eu conto como foi nossa viagem pela TAP, em dezembro de 2017, com crianças.

 

voo tap com crianças

As Passeadeiras no voo TAP direto para Porto Alegre


Voo TAP com crianças

Comprei este voo pela internet, direto no site da TAP. Como sempre, usamos o Google Flights para pesquisar os melhores preços e datas. No caso, sairíamos de Lisboa com destino a Porto Alegre, no Brasil, 2 adultos e duas crianças.

Como os preços estavam muito altos para o período (as duas últimas semanas de dezembro), compramos a tarifa mais em conta. Na hora que comprei, não vi que a tal tarifa não dava direito a bagagem no porão do avião. Foi a primeira vez que isso aconteceu conosco. Depois que me dei conta disso tentei comprar o direito de despachar ao menos uma mala, mas o valor era alto demais e não compensava. 

A mesma tarifa não permitiu o check-in pela internet e ainda recebi um email dizendo que era preciso apresentar o cartão de crédito no balcão, na hora do check-in.

 

Voo TAP com crianças

O email recebido da TAP avisando sobre o Cartão de Crédito

 

Levamos malas pequenas, de mão e uma mochila cada, que colocamos na parte superior da cabine ou embaixo do assento. Como era verão e tínhamos roupas em Porto Alegre, deu tudo certo. Os presentes de natal que levamos, colocamos todos em uma das malas pequenas.

 

voo tap com crianças

Nossa bagagem de mão

 

Aqui um pequeno parênteses. Nosso voo era as 11:00 da manhã. Como o tempo estava bom e não precisávamos despachar as malas, resolvemos ir para o aeroporto à moda européia mesmo, ou seja, de trem e metrô.

Foi super tranquilo. Deixamos o carro estacionado perto da estação de trem (e ele ficou lá por duas semanas! <3). Pegamos o trem em Cascais até o Cais do Sodré e depois o metro, até o aeroporto, trocando uma vez a linha. Para o aeroporto pegamos a Linha Vermelha. O trajeto inteiro levou 45 minutos, super tranquilo. 

A estação do metro sai mesmo ao lado da porta de entrada para o aeroporto. Economizamos um bom $$ em estacionamento (eram 2 semanas! ou mesmo taxi/uber). Claro que com malas grandes seria desconfortável, mas ainda sim a gente vê muito. 

 

voo tap com crianças

No metro rumo ao aeroporto

 

Fizemos o check-in, apresentei o cartão de crédito e aproveitei para perguntar à atendente se esse procedimento era padrão. ela respondeu que não era. É um procedimento aleatório que fazem por motivos de segurança. Não entendi muito bem, mas insisti perguntando o que acontece se eu comprar a passagem para outra pessoa, por exemplo. Ela respondeu dizendo que o aviso que é necessário apresentar o cartão sempre vai por email. Se o passageiro for outra pessoa, quem comprou a passagem deve entrar em contato com a companhia, através do telefone ou email, e explicar, além de enviar uma cópia do cartão para liberação. Se não fizer isso, o passageiro corre o risco de não embarcar, acreditam? Pois é, melhor não arriscar!

 

voo tap com crianças

Cafezinho no aeroporto de Lisboa

 

Como chegamos cedo, aproveitamos para tomar um cafezinho e relaxar, antes do embarque. O café na área de embarque da TAP, no aeroporto de Lisboa é bem agradável e, ao contrário do Brasil, os preços não são nada abusivos. Pagamos 3,90€ por 3 cafés.

Uma hora antes do embarque fomos para o portão. Aqui fica um alerta. Após passar pela segurança, entramos na área das lojas e freeshops. Os guichês de controle de passaporte ficam bem depois, é preciso caminhar um bocado. Chegando lá, a fila estava imensa! Foi meio tenso e serviu de lição. É preciso chegar cedo mesmo, pois nunca sabemos como essa fila vai estar. Todos os guichês estavam funcionando, o caso é que haviam muitas pessoas!

Felizmente deu tudo certo, mas quando chegamos ao portão de embarque (que era super longe!) as pessoas já estavam embarcando.

Foi preciso pegar um ônibus, que nos levou até o avião, depois de percorrer uma enormidade de caminho. Parecia que estávamos no lado oposto ao local onde o avião estava, de tão longe…

Enfim embarcamos. Esqueci de mencionar que nossos assentos foram marcados no balcão e conseguimos ficar juntos. Sempre pedimos a fileira do meio, com os 4 assentos. Os adultos ficam nas pontas e as crianças no meio, assim cada um de nós ajuda uma das filhas.

 

voo tap com crianças

Voo TAP para Porto Alegre

 

Um pouco antes do almoço, que foi servido perto das 14:00, os comissários entregaram um saco colorido para as crianças, com algumas amenidades. Um baralho de cartas, escova de dentes, um travesseiro de pescoço e meias. Claro que as meninas curtiram os presentinhos. Como é de praxe, todos os assentos tem cobertores.

 

voo tap com crianças

Presentinhos da TAP para as meninas

 

O espaço para as pernas era confortável. O marido, que é alto, não reclamou. Cada poltrona tem seu aparelho de TV individual e ele tem um bom tamanho. Achei a oferta de filmes fraca, mas havia um ou outro bom. As meninas encontraram alguns infantis para olhar.

 

voo tap com crianças

Espaço na classe econômica

 

O almoço foi bem gostoso. Escolhemos um prato de frango e massa, vinha acompanhado de salada, sobremesa e bebida à vontade, incluindo vinho.  Achei bonitinho o detalhe das calçadas portuguesas no guardanapo e na bandeja.

Depois do almoço serviram café e chá para quem quisesse.

 

voo tap com crianças

Almoço no voo TAP

 

Eu gosto de voos diurnos. São cansativos, sim, mas o fato é que de dia já estamos acostumados a ficar acordados. eu li um livro, assisti filmes, ouvi música. As meninas jogaram, pintaram seus livrinhos, assistiram filmes e dormiram um pouquinho. Deu tudo certo e tivemos a sorte de pegar um voo sem turbulências ou sobressaltos.

Perto de São Paulo, mais ou menos, serviram um lanche, bem gostoso, que eu esqueci de fotografar :-S.

Chegamos em Porto Alegre no horário previsto (20:30) e, como não precisávamos pegar malas e depois de passarmos pela imigração, saímos direto para encontrar nossa família que nos aguardava.

O Voo de volta, saindo de Porto Alegre em direção à Lisboa, é noturno. Chegamos cedo no aeroporto, fizemos o check-in normalmente, como na ida, sem despachar malas. Não conseguimos marcar todos os assentos juntos, na hora do check-in, mas uma vez instalados no avião, pedimos à senhora que sentou na nossa fileira para trocar com o marido, que havia ficado atrás de mim. Ela foi super simpática e trocou, sem problemas. #gratidao

Na volta serviram o jantar, depois de entregar o saco com amenidades para as crianças. O voo foi tranquilo, mas eu, como sempre, não consigo dormir no avião, o que torna qualquer voo noturno interminável. Serviram o café da manhã, bem normal, com frutas, frios, pães, suco e café.

 

Voo tap com crianças

Café da manhã

 

O desembarque foi tranquilo e sem novidades. Havia uma fila enorme para a imigração, que decorreu sem problemas. Como já temos nosso cartão de residência, apresentamos junto com o passaporte.

E assim foi nossa experiência com o voo TAP entre Portugal e Brasil, com crianças.

E você, já fez esse voo? Prefere alguma outra companhia? Conte para a gente aí nos comentários!

Aproveite para seguir nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá! @as_passeadeiras

 

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

_____________________________________ 

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!