Nós moramos na zona sul de Porto Alegre e seguidamente alguém nos pede dicas de passeios com crianças por aqui. Resolvi então montar este post com dicas dos lugares que mais curtimos ir com as meninas. Vejam que tem de tudo: pracinhas, parques, restaurantes, cafés… Aproveite sem moderação, compartilhe com os amigos e deixe suas dicas nos comentários!
18 passeios com crianças na zona sul de Porto Alegre
1. Calçadão de Ipanema
Clássico na cidade, perfeito para andar de bicicleta, patins, patinete ou mesmo caminhar despreocupadamente. Existem 2 pracinhas para as crianças brincarem por ali. Uma bem no início do calçadão, quem vem da rua Dea Coufal, à direita. A outra fica mais adiante, ao lado da praça de ginástica. Além de passear, dá para fazer piquenique, ver a galera nos barquinhos, jet ski, SUP e outras atividades. Sempre tem vendedores ambulantes e, para quem quer algo mais, aproveite os cafés e bares. O Nina café abriu recentemente e é ótima opção para aquela pausa. Só tenha em mente que os finais de tarde são super concorridos no calçadão. Culpa do pôr do sol espetacular, claro!
Endereço: Avenida Guaíba, Ipanema
2. Floricultura Winge
Nosso lugar favorito na zona sul. Com uma área ampla e bem cuidada a floricultura só já seria um passeio super gostoso. Tem laguinho com peixes, cantinhos e recantos, flores e árvores lindas e, para coroar o passeio, o Café e Prosa. A casinha antiga foi reformada para abrigar o charmoso café que também conta com mesas do lado de fora. Comidinhas, chás, clericot, cafés e chocolates vão acompanhar alguma das delícias que vocês terão dificuldade em escolher, diante das várias opções. Difícil é sair dali!
Leia mais sobre a Floricultura Winge e o Café e Prosa aqui.
Rua Dr. Mário Totta, 963 – Tristeza
3. Paseo Zona Sul
Parada obrigatória para comprinhas, um café, almoço ou jantar, além do happy hour, além das lojas e restaurantes, uma pracinha fofa, pontes e muito verde para a família passear. Pode levar seu pet e o chimarrão (lá tem chimarródromo) e, se as crianças quiserem, tem um mini clubinho à disposição, ao estilo clube da criança, além da mini pracinha. Tem estacionamento e espaço para os pequenos correrem e brincarem.
Veja mais detalhes sobre o Paseo Zona Sul aqui.
Endereço: Av. Wenceslau Escobar, 1823
4. Pracinha da Tristeza
A pracinha da Tristeza fica estrategicamente localizada no coração no bairro e tem à sua volta restaurantes, cafés e lojinhas. Aos sábados e domingos tem uma feirinha, para quem curte artesanato. Aos sábados, em frente à Igreja também tem a feira de produtos orgânicos.
No caminho faça um pit stop para ver o Teatro Yolanda Trebbi, o templo grego da Assunção. Saiba mais sobre essa construção curiosa aqui.
Endereço: Avenida Otto Niemeyer, Esquina com a Wenceslau Escobar, Tristeza
5. Santuário de Schoenstatt
A simpática igrejinha na zona sul de Porto Alegre faz parte do Movimento de Schoenstatt que abrange cerca de 200 santuários semelhantes no mundo. Desses, 22 ficam no Brasil. O movimento foi fundado pelo Padre Joé Kentenich, devoto de Nossa Senhora, em 1914 na Alemanha, depois de ter passado vários anos em um campo de concentração.
É um passeio bonito e o lugar tem uma energia ótima. Entre, faça uma oração, acenda uma vela e passeie por volta do santuário. Bem em frente tem uma pracinha bem ampla para as crianças correrem e brincarem à vontade.
Endereço: Rua Carajá, 259 – Vila Assunção
6. Clube dos Jangadeiros
Na beira do Guaíba e com uma ilha pra chamar de sua, o clube abre as portas para não-sócios para eventos, escola de vela, lojinha e academia. Mas o que nós mais gostamos é o almoço no Bistrô Pimenta Rosa que fica logo na entrada do clube e oferece um buffet delicioso além de espaço no jardim para as crianças correrem e brincarem à vontade.
Post dos Destemperados, contando mais detalhes aqui.
Endereço: Rua Ernesto Paiva, 139
7. Fundação Iberê Camargo
Criada por Maria Courssirat Camargo (viúva de Iberê) em 1995, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do artista, procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea. Sua sede foi projetada pelo arquiteto Português Álvaro Siza e, além das exposições, oferece atelier e oficinas. Mas além de visitar a Fundação, nós curtimos muito tomar um café, com vista para o Guaíba. O ponto é muito disputado aos finais de semana onde a “prainha do Iberê” fica cheia de gente bonita que vai ali bater-papo, tomar chimarrão e apreciar o visual. Bom para visitar, passear, caminhar e curtir.
Endereço: Av. Padre Cacique, 2000
Website: www.iberecamargo.org.br
8. Machry Café
O Machry é mais que um Café, é um restaurante, confeitaria, lojinha e ponto de encontro. Lá você vai se deliciar com as tortas (a de banana é famosíssima) e o chocolate quente é de beber ajoelhado em glorificação. Sem exagero. Lá você também encontra aqueles biscoitos decorados que são mimos perfeitos para as datas festivas além de biscoitinhos amanteigados para aquele chá da tarde.
Veja mais sobre o Machry Café aqui.
Endereço: Rua Doutor Armando Barbedo, 257 – Tristeza
9. Positano Café
Nosso mais novo queridinho da lista, o Positano é o típico Café para sentar e curtir a vida se sentindo em algum lugar longe daqui. Sério, parece que estamos visitando alguma outra cidade, turistando por aí. Adoro o pão de queijo e o Chai, mas o cheescake de frutas vermelhas é o favorito da Manô.
Leia mais sobre o Positano Café aqui.
Endereço: R. Vicente Failace, 155 – Tristeza
10. Móveis do Bem Café
Um pedacinho da serra gaúcha em plena zona sul da cidade? Temos! Sabe aqueles lugares com pelo de ovelha nas cadeiras, aquecedores, muita madeira de demolição e um dos melhores cafés da cidade? Pois é, bem assim. O atendimento é incrível, o wi-fi ótimo (seguidamente vou trabalhar de lá) e aos finais de semana tem música ao vivo e eventos variados com food-trucks e comidinhas. Uma delícia.
Temos um post sobre o Móveis do Bem Café aqui.
Endereço: Av. Cel. Marcos, 2470
11. Barra Shopping Sul
Tá, vou dizer que passear em shopping não é exatamente nosso passeio favorito, mas vou contar o que nós gostamos de fazer aqui (não espalhem, por favor): gostamos de visitar as livrarias onde sentamos para tomar um café, procurar guias de viagem e conversar enquanto as meninas se divertem olhando os livros e assistindo filminhos. A-do-ro!
Endereço: Av. Diário de Notícias, 300
12. Madame Antonieta
Essa dica é para quem tem bebês ou crianças maiores, que não fiquem correndo cheias de energia :-). É que o Madame Antonieta é bem pequenininho. Mas o tamanho dele é inversamente proporcional as delícias que você vai encontrar lá. Manoela é fã ( e eu também). Quando queremos um gostinho da França, comer macarons ou algum outro doce lindo, corremos para lá. Mas vou contar só pra vocês que quando quero fazer um agradinho para as meninas e o marido, passo lá e pego mini cucas de maçã, que sirvo quentinhas em casa. Vocês não tem noção…
Veja mais sobre o Madame Antonieta aqui.
Endereço: Rua Padre João Batista Reus, 911
Telefone: 3307-9683
13. Floricultura Recantos Inesquecíveis
Já deu pra notar que curtimos floriculturas não é? Pois essa aqui é para encher os olhos com tanta belezura. Uma esquina decorada com madeira colorida, um jardim frontal super fofo, fontes e objetos de decoração, tudo lá dentro encanta. Seguidamente vamos lá atrás de flores e também ervas aromáticas e chás para nosso mini jardim e acabamos ficando horas. Uma graça!
Endereço: Av. Tramandaí, 128 – Ipanema
Telefone: 3391-0000
14. Restaurante Al Nur
A filial do tradicional restaurante árabe da cidade fica em uma casa linda em uma rua tranquila pertinho do Paseo Zona Sul. Além da comida deliciosa o Al Nur tem um espaço kids super fofo e amplo que as crianças adoram. Somos fãs.
Leia mais sobre o restaurante Al Nur aqui.
Endereço: Av. Pereira Passos, 1067
15. Restaurante La Piedra
A dica aqui é o brunch de domingo ou o happy hour. No verão é incrível, fica na beira do rio e você pode sentar no gazebo enquanto olha a galera do SUP se divertir dentro da água. Mas são vários recantos deliciosos na casa administrada pelo chef argentino Manolo Doyle. Tem bastante espaço para as crianças e, às vezes, tem música ao vivo.
Veja mais sobre o Restaurante La Piedra aqui.
Endereço: Av. Cel. Marcos, 329 – Pedra Redonda
Telefone: 3268-6886
16. Parque Natural do Morro do Osso
São 220 hectares de área natural pertinho de Ipanema, na zona sul, transformada em área de preservação natural em 1979 e em em parque em 1990. A trilha começa atrás do condomínio Jardim do Sol, onde tem um amplo estacionamento. São 143m morro acima e quando chegamos lá temos uma vista de 360º com uma visão incrível do Guaíba. Para visitas guiadas (grupos e escolas) você pode ligar no número abaixo. Vale um picnic e, de vez em quando, rola um campeonato de pipas.
Endereço: rua Irmã Jacobina Veronese, s/nº
Telefone: 3263-3769 e 3289-5071
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18h
Website: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/default.php?p_secao=158
17. Parque Knijinik
São quase 12 hectares de área verde com pracinha, árvores frutíferas, trilhas e instalações no parque doado ao município pelo engenheiro Gabriel Knijinik. É possível fazer visita guiada, ligando no telefone abaixo. Veja mais informações aqui no post do blog Viver em POA.
Endereço: Estrada Amapá, 2.001
Telefone: 3266-8120
Website: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/default.php?reg=5&p_secao=226
18. Passeio de catamarã
O catamarã que faz a travessia até a cidade de Guaíba sai do terminal em frente ao Barra Shopping Sul. O serviço oferecido pela CatSul começa nos terminais de passageiros, com salas de embarque climatizadas. Nos barcos, TVs, 120 poltronas e acesso à Internet.
A aquisição das passagens pode ser feita com até 30 dias de antecedência, nos horários oferecidos em cada sentido da viagem. O trajeto entre a sala de embarque e o catamarã é feito em passarela coberta, evitando que os passageiros fiquem expostos a sol e chuva. A viagem dura cerca de 20 minutos.
A dica é sair de Porto Alegre e almoçar no restaurante Caisinho, em Guaíba, ao lado do terminal de desembarque.
http://www.travessiapoaguaiba.com.br/site/default.asp
_____________________________________
Quer ver outras dicas de passeios em Porto Alegre? Clique aqui.
__________________________________
Assine nossa Newsletter para receber novidades por email, uma vez por semana, além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias se você estiver na região.
__________________________________
Claudia, quantas dicas lindas! Eu só conheço POA de passagem, das 3 vezes que fui a Gramado, só passamos mesmo! E vejo que estou perdendo muito, pois não conheço NADA de POA, tirando um shopping que almocei e o aeroporto! Adorei as dicas, principalmente dos cafés, hummm!
Tens que voltar Guaciara :-)!
beijos
Parabens pelas dicas. Acho que esse é o grande defeito da nossa secretaria de turismo(não falo somente da gestão atual) de Porto Alegre. Para se chegar em Gramado, um dos caminhos é por Porto Alegre. Entretanto os turistas(caso da Guaciara e de tantos outros) passam por aqui e não ficam para conhecer. Temos que investir mais em turismo em Porto Alegre.
Parece tudo divertido e interessante! E vamos que vamos que logo tem feriado e ficar em casa não dá né?
Beijinho
Torcendo muito para fazer dia bonito Poliana!
Beijo,
Claudia
Cláudia, cada lugar bacana que eu nem fazia ideia! Fiquei com muita vontade de conhecer especialmente o Café e Prosa e a igreja da Nossa Sra. de Schoenstatt! beijos
O Café e Prosa é nosso café favorito por aqui. Tem tanta coisa boa pra ver… é preciso passear em nossa cidade como se fossemos turistas também. 😉
Beijos
Amo Porto Alegre, é uma cidade linda, cheia de parques. Quando eu a visitei, estava grávida. Agora, a ideia é ir com a pequena!
Será muito bem vinda Érica, venha sim!
beijo,
Claudia
Quanta dica legal! Já foi pro meu caderninho! Ainda não conheço Porto Alegre, mas está nos nossos planos!
Completamente encantada, cada dica mais maravilhosa que a outra.
Sugestão para Amigas Comentadeiras : comprar passagem para POA e fazer esse roteiro em um fds ciceroneadas pelas Passeadeiras e mamãe Mezzo Mondo. Podemos abrir inscrições para outros interessados.
Ai que ideia linda Lilian! Estamos aqui à disposição 🙂
Beijos
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] 18 passeios com crianças na zona sul […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] 18 passeios com crianças na zona sul […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] 18 passeios com crianças na zona sul […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
[…] Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre […]
Café e restaurante não é sugestão para crianças. Além disso ainda sugerem um local que diz para NAO levar criança que goste de correr. Que vergonha
Criança não come???