Cadernos customizados em casa, você já pensou nisso? Hoje quero contar pra vocês um episódio que aconteceu no início das aulas da Manô e como nós fizemos para transformar uma situação de frustração e stress em um motivo de orgulho para ela.
Na escola das meninas nós pagamos uma taxa de material escolar, junto com a matrícula. Não tem choro nem vela, é uma grana danada de uma só vez que vai cobrir todo (ou quase todo) o material escolar delas, desde a mochila, livros didáticos, cadernos, pastas,…
Acontece que quem tem filhos sabe como é depois. As crianças curtem mochilas coloridas, com personagens. Adoram cadernos diferentes, com capas bonitas e acabam não querendo usar os cadernos bem sem graça que vem da escola. Resultado? Alguns pais acabam pagando o material duas vezes.
Quem nos acompanha aqui, sabe que nós “tiramos leite de pedra”. Somos bem cuidadosos em relação às mensagens sobre consumo consciente, economia doméstica e educação financeira para as crianças, então vi aqui uma boa oportunidade e quero contar pra vocês.
__________________________________
Assine nossa Newsletter para receber novidades uma vez por semana, além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias se você estiver na região.
__________________________________
No segundo dia de aula Manô chegou em casa toda jururu, com beiço, dizendo que só havia ganho 2 cadernos e que precisava de mais dois. Falei pra ela pedir pra professora, pois estavam incluídos no material. Ela deu uma desculpa, disse que não queria pedir… e eu notei que era algo mais. O pai veio conversar também e eu só observando.
Ela começou a ficar bem estressada e chegou a encher os olhos de água, tadinha! Então perguntei qual era o real motivo da incomodação dela. “Tu não quer pedir os cadernos porque eles são feinhos e sem graça e tu queres cadernos bonitos?” Ela, na hora, respondeu que sim, era isso!
“Então, vamos fazer cadernos customizados, ao invés de comprarmos cadernos novos!” Assim teus cadernos serão lindos e únicos, ninguém mais terá cadernos iguais aos teus. Além disso, reciclamos materiais que temos em casa e ainda economizamos.
Ela curtiu a ideia e, no outro dia veio bem contente com dois cadernos da escola, para começarmos os trabalhos.
Eu tinha alguns materiais para scrapbook, um hobby que tenho por conta dos álbuns de viagem. Reuni tudo, separei os que ela poderia usar e começamos a customização. Usamos uma folha mais durinha como base, cortamos e colamos enfeites e adesivos e finalizamos com papel contact transparente. Simples, fácil e rápido. Levamos 30 minutos para terminar o caderno. As duas participaram o tempo todo, escolhendo os enfeites, ajudando a cortar e colar. Foi um momento bem divertido.
O segundo caderno foi diferente. Ela queria com as personagens da novela Cúmplices de um Resgate, que elas assistem com alguma frequência. E agora? O que eu vou fazer?
Aproveitei a saída para comprar o papel contact transparente e passamos em uma banca de revistas. Pensei em fazer uma colagem com as fotos de uma revista que tivesse os personagens da novelinha. Mas demos sorte e tinha algo muito melhor. Uma revista com 215 adesivos dos personagens, por 19,00. Fiz uma análise rápida e vi que poderíamos customizar até 4 cadernos com aqueles adesivos. Perfeito!
Saiu melhor que a encomenda. Foi super rápido de fazer, já que era só colar os adesivos diretamente na capa do caderno e depois finalizar com o papel contact.
O resultado está aí, podem ver. Cadernos customizados em casa, por todas nós, trabalho em família, gastando pouco e usando materiais que já tínhamos em casa, com exceção do papel contact e dos adesivos do Cúmplices de um resgate. Mas o melhor ainda estava por vir…
Alguns dias depois, Manô chegou em casa eufórica, não cabia em si. Me abraçou, me encheu de beijos e disse que eu era a melhor mãe do mundo! Nem preciso dizer que só de escrever isso eu me emociono…
Foi super elogiada pelas professoras, as colegas amaram, pediram pra ela um igual, perguntaram como nós fizemos… enfim, virou assunto, teve total aceitação. Ficou numa felicidade só!
Juju não ficou de fora, não! Fizemos um caderno pra ela também, apesar dela não usar ainda na escola. Mas como ela gosta de “fazer tema de casa” junto com a irmã (enquanto a irmã estuda eu mesma passo algumas “tarefas” pra Juju fazer), também ganhou seu caderno customizado do “cumplices”, como ela diz.
Não foi uma boa solução? Criatividade, economia e atividades em família. Tudo o que a gente tenta ensinar para as meninas diariamente. Uma tarefa que nem sempre é fácil. Demanda tempo, disponibilidade, vontade de fazer, mas que vale cada segundo investido. O retorno não é só financeiro. São os valores, o aprendizado, o exemplo que passamos ao mostrar que podemos fazer melhor do que copiar o que os outros fazem. É só querer!
E vocês, costumam fazer customizações com as crianças? Vale roupa, sapato, materiais diversos… reciclar é um hábito inteligente não somente para nossos bolsos mas também para o nosso planeta. Conta pra gente!
leia outras dicas de economia aqui.
Já segue nossas redes sociais? Lá tem mais dicas de passeios, programação infantil e muito mais! Clique aí nos botões.
Beijo das Passeadeiras e volte sempre!