Aqui nós já definimos nosso destino para as próximas férias de julho, vamos levar as meninas para conhecerem Paraty, no Rio de Janeiro. Como vamos fazer uma super viagem (surpresa!) no final do ano, queríamos um destino mais próximo e que não fosse muito caro. Pesquisa vai, pesquisa vem, Paraty pareceu uma ótima opção.
Pensando em ajudar então quem ainda não se programou, fiz uma lista de lugares bem variada, pensando em todos os bolsos e gostos, para 1 semana de férias com crianças aqui pertinho de nós, para começar a série. Depois, vamos ganhar o Brasil e, quem sabe, o mundo! Apertem os cintos e boa escolha!
6 Destinos para as férias de julho no Rio Grande do Sul:
1. Gramado e Canela
Clássico dos clássicos, uma semaninha entre as duas cidades e vocês vão não só poder curtir boa comida, cafés charmosos, com alguma sorte até ver neve e ainda por cima divertir a garotada com muitas opções de lazer e cultura. Entre as tantas atrações das duas cidades, você não pode deixar de ver o básico: Mini Mundo, Lago Negro, Fábrica de Chocolates Caracol (ver o museu do cacau), Aldeia do Papai Noel, Rua Coberta, Gramado Zoo, Snowland, Parque do Caracol, Castelinho do Caracol, Parque Florybal, Alpen Park, Parque de Lavandas Le Jardin, entre outros.
Veja posts detalhando passeios, restaurantes e dicas de hospedagem em Gramado e Canela aqui, aqui e aqui.
2. Bento Gonçalves
Você pode achar que é uma região mais para adultos, por conta da cultura do vinho, mas a cidade é uma delícia para famílias também. Nossa dica é começar pelos caminhos de Pedra e ficar um dia inteiro por lá. Visite as várias casas ao longo do caminho: Casa da ovelha, Casa da erva-mate, casa do tomate,… aproveite para mostrar às crianças como era a vida dos imigrantes italianos que colonizaram a região. No outro dia percorra os caminhos do vale dos vinhos de montanha. Faça um piquenique em uma das tantas vinícolas da região, visite as outras para degustação de sucos e vinhos e aproveite para se esbaldar nas fotos. Outro passeio imperdível é a Maria Fumaça e a Aldeia do Imigrante. Além disso tudo, tem um sem número de restaurantes deliciosos pelo caminho.
Leia todos os posts com dicas de restaurantes e passeios em Bento Gonçalves aqui e aqui.
3. Cambará do Sul
Você pode pensar que cânions e crianças não combinam, mas não é bem assim. O parque do Itaimbezinho e o do Malacara tem trilhas bem família para aquela família que adora uma aventura. As opções de hospedagem são muito variadas na região, indo das pousadas simples até hotéis com todo o conforto que você pode imaginar. Não perca o rodízio de truta, no restaurante O Casarão, na cidade de Cambará. Aproveite para comprar pinhão e mel puríssimo na cidade, também.
Leia nossos posts sobre Cambará do Sul aqui.
4. Pelotas e São Lourenço
Nós visitamos Pelotas durante uma roadtrip para o Uruguai e nos encantamos com a história da cidade e arredores. Ficamos hospedados na sede de uma antiga fazenda, a Charqueada Santa Rita e também na Fazenda do Sobrado, que começou sua história como Estância São Lourenço, construída no final do Séc. XVIII por José da Costa Santos que era marido de Dona Anna Joaquina Gonçalves dos Santos, irmã de Bento Gonçalves. Serviu de quartel general para Bento Gonçalves e seus comandados durante a Revolução Farroupilha e ficou conhecida como A Casa das 7 Mulheres, pois enquanto os homens estavam em guerra as mulheres se reuniam ali. Em Pelotas, visite o Museu Municipal Parque da Baronesa, as confeitarias e casas de doces, no centro, o Museu do Doce e o Museu de História Natural da UCPel. Pelotas tem várias Charqueadas, que viraram pousadas de charme, além da Santa Rita tem a São João, a Boa Vista. Se quiser uma experiência mais local, visite o Sítio Panamar para lazer e café colonial.
Leia mais sobre nossa visita à Pelotas e São Lourenço do Sul aqui e aqui.
5. Três Coroas e Igrejinha
Pertinho de Porto Alegre, em Três Coroas fica o famoso templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, o restaurante, Espaço Tibet Tashi Ling, e ali perto, em Igrejinha, o hotel fazenda Ecoland, além de Parques com corredeiras para prática de rafting e esportes de aventura, para quem quer emoção e não se importar com o frio!
Leia mais sobre Três Coroas aqui e aqui.
6. São Francisco de Paula
Para uma paisagem européia, um piquenique à beira do Lago São Bernardo, um café na Miragem Livraria, trekking no Parque das 8 cachoeiras ou para, simplesmente, relaxar, São Francisco é uma gracinha de cidade, pequeninha mas muito acolhedora. Não tem muito o que fazer por lá, então dá até para conjugar passeios, como nós fizemos em um feriado na serra gaúcha, que foi tão legal que virou livro e ganhou páginas do jornal.
___________________________________________
Conheça mais sobre nosso livro aqui.
Leia o post contando sobre nosso feriado na serra gaúcha aqui.
Veja nossa reportagem no jornal Zero Hora aqui.
___________________________________________
___________________________________________
Gostou das dicas? Tem outras, aqui no estado para compartilhar? Conte pra gente aí nos comentários e aproveite para ler também:
7 dicas para fazer as malas das crianças
15 dicas para viajar de avião com crianças
10 dicas para planejar uma viagem
Veja nossa visita ao Ecoparque Sperry e Restaurante Bêrga Motta
Nós jantamos na Pizzaria Temática Toca da Bruxa e contamos como foi aqui
Também fomos conhecer a Pizzaria (Pirata) Cara de Mau
Para ler sobre outros restaurantes e dicas na serra gaúcha, visite nosso blog de viagens Mezzo Mondo
__________________________________
Assine nossa Newsletter para receber novidades uma vez por semana, além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias se você estiver na região.
__________________________________