As Passeadeiras

5 Dicas de como crescer no Instagram sem pagar

dicas de como crescer no instagram

Quando resolvi criar o blog As Passeadeiras, criei também as redes sociais para ajudar na divulgação do conteúdo que escrevo aqui. Desde então, há pouco mais de um ano, venho estudando muito, leio artigos, fiz até um MBA em Marketing Digital para melhorar meus conhecimentos. Uma das maiores dificuldades que tenho é justamente separar o “joio do trigo”. Tem muita informação na internet e fora dela, mas quais são as ferramentas, técnicas e melhores práticas que realmente ajudam?

Bom, essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. E a resposta para ela, infelizmente, não é nada simples. Longe de ser mega bombada e cheia de fãs, eu sigo fazendo um trabalho constante, aprendendo todos os dias com pessoas mais experientes que eu, com livros e artigos na internet. Minha maior dificuldade é aplicar as técnicas que encontro, pois a grande maioria dá muito trabalho. Mas acredito nelas e ao organizar o post de hoje reuni o que venho aprendendo. Espero ajudar vocês também com dicas tais como:

Instagram é a rede cujo foco é fotografia. Tem mais de 400 milhões de usuários e suas postagens conseguem 58% a mais de engajamento que o Facebook (Dados: Scup.com). Sendo o foco a Fotografia, a primeira e mais óbvia dica é caprichar nas fotos. Fotos lindas, bem tiradas, claras e atraentes obtém mais curtidas e engajamentos, então lembre disso antes de sair postando qualquer foto.

Veja nossas dicas aqui de como deixar suas fotos mais bonitas.

 

Convido a todos que lerem e curtirem a deixar seus comentários, sugestões e dicas aí embaixo nos comentários, pois assim podemos enriquecer o post!

_______________________________________

Dicas de como crescer no Instagram (sem pagar por isso)

1. Encontre seus gurus (e aplique as dicas)

Não é fácil, mas é possível através de muita pesquisa, encontrar nesse mundo imenso da internet alguns gurus com excelentes dicas. Aqui vão os meus:

http://pinstagramguy.com: O cara se chama Ivo Madaleno, é português virou referência quando o assunto é Instagram e Pinterest. Para ver as dicas é bom se cadastrar na newsletter aí no site e seguir o sujeito no Facebook e Instagram e acompanhar o blog. De cara, você pode baixar um ebook gratuito que mostra 6 passos para ter sucesso no Instagram. O ebook tem 41 páginas que iniciam com alguns dados e te ensinam, inclusive a iniciar a utilização da App.  As principais dicas do ebook são:

  1. Otimizar a bio
  2. Ter uma estratégia de conteúdo
  3. Ter uma Estratégia de Hashtags
  4.  Encontrar pessoas para seguir
  5. Criar comunidades 
  6. Medir e otimizar

http://viverdeblog.com/como-ganhar-seguidores-no-instagram: Henrique Carvalho é o cara do site Viver de Blog e se especializou em dicas e infográficos para redes sociais e blogs. O forte do Henrique é estratégia, o que, ao menos para mim, é o mais difícil de fazer. Porém, me rendo às evidências e concordo que sem estratégia o barco anda à deriva. Dá mais trabalho, mas em compensação dá mais resultado. Ele dá dicas de como aumentar o número de seguidores, como usar o Instagram para aumentar o tráfego para o blog e como fazer anúncios. As principais dicas do artigo (resumidamente) são:

  1. Otimize a bio e troque o link para a página que você quer chamar a atenção (um post, por exemplo).
  2. Use encurtadores de links como o bit.ly para economizar caracteres na bio.
  3. Seja social sempre. Siga, interaja, comente, curta os perfis que você gosta.Mais que tudo, responda aos comentários no seu perfil.
  4. Reposte fotos que você goste, valorize para ser valorizado. Dando créditos, sempre. (use um app tipo Repost)
  5. Faça parte de grupos de interesse comuns, para ações em conjunto. Comunidades são chave.
  6. Aprenda sobre marketing de conteúdo e utilize as técnicas também no Instagram.
  7. Tenha uma estratégia de divulgação do seu Instagram.
  8.  Conheça seu público e seu cenário/nicho de atuação e estabeleça metas e uma estratégia.

https://www.quicksprout.com – Neil Patel é outro influencer do mundo do Marketing Digital, mas ele escreve em inglês somente. Com posts grandes e detalhados, você vai encontrar assuntos dos mais variados em seu blog, e o melhor, há bastante tempo. Seus posts são mais do tipo “faça o que funciona” ao invés do “faça o que é certo”. Ou seja, ele vai dar dicas “pouco ortodoxas” que nem sempre são estratégias clássicas. Coisas do tipo “siga 1000 perfis e você terá 100 seguidores de volta”. Ainda assim, lendo os posts e pesquisando no site dá pra tirar muita coisa boa e ótimos insights. Algumas dicas do Neil são: 

  1. Combine com algum perfil que tenha a ver com o seu de trocarem indicações/reposts
  2. Divulgue seu perfil em todas as suas redes sociais/blog
  3. Utilize alguma ferramenta para saber quais os melhores horários para postar suas fotos (ele sugere o http://simplymeasured.com)
  4. Publique várias vezes ao dia. Mas ele também alerta que o conteúdo tem que ser de qualidade e de acordo com seu público.
  5. Ofereça algo que interessa a seu público e peça que marquem amigos.
  6. Lembre-se que é uma rede social, então você precisa interagir, socializar, responder e conversar com quem conversa com você.
  7. Experimente e teste. Analise os resultados e repita o que funcionou. Sempre.
  8. Foque sua energia nas redes que você gosta mais/interage mais, ao invés de ter 50 mil contas em todos os lugares e não fazer nada direito em nenhuma delas.
  9. Divirta-se. Neil diz para sermos genuínos e nos divertirmos ao invés de ter as redes como uma tarefa diária.
  10. Esqueça os haters, não entre em debates. Se pegarem pesado bloqueie. Se não, simplesmente ignore e deixe que seus fãs façam a defesa.

2.  Aplique algumas dicas rápidas de blogueiros (eu inclusive 😄)

Como alguns aqui já sabem, além d’As Passeadeiras eu tenho outro blog, o www.mezzomondo.com.br, que faz parte da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). A RBBV é uma rede fantástica formada por blogueiros super experientes e por novatos, onde todos interagem e trocam experiências com o intuito de elevar o nível da blogosfera de viagens. Lá são trocadas muitas dicas e escolhi algumas delas para compartilhar com vocês aqui junto com outras dicas que fui pesquisando ou aprendendo nas aulas. Aproveito para convidar a todos a seguirem a #rbbv e conhecerem os perfis de lá!

Use hashtags:

As hashtags são utilizadas para organizar as fotos por temas, são marcações que funcionam como filtros, para que outras pessoas possam encontrar fotos de assuntos de seu interesse. Utilize sempre as hashtags mais relevantes da foto que vocês está publicando. Mas quais são as melhores hashtags para a sua foto? Aqui vão as dicas: 

  1. – Pesquisar as hashtags que tem a ver com seu perfil e anotá-las no “bloco de notas” do telefone. Depois fica fácil copiar e colar.
  2. – Além das hashtags de sempre, pesquisar outros fóruns e assuntos que tenham a ver com o seu post e usar as hashtags também.
  3. – Utilize o site hashtagify.me para encontrar as hashtags mais relevantes para determinado assunto que você escolhe. Digite o assunto no campo “Search #”, clique na lupinha ao lado e depois na tab “Related Hashtags”. Ele mostra um gráfico com as # mais usadas. Você pode pesquisar os Top Influencers e ainda olhar algumas métricas. (Atualização em 09/set) O app foi criado para o twitter mas pode dar bons insights de # populares e influenciadores pois muita gente posta nas duas redes usando as mesmas hashtags. Além deste existem outras apps, como a Tags For Likes que também ajudam a encontrar #. Só que este App é só para # em inglês. Tem também o InstaTags, que faz o mesmo.
  4. – Fazer perguntas gera interatividade. Você pode pedir para as pessoas marcarem amigos na foto, dessa forma seu IG se espalha. Tipo “marque um amigo que você levaria para esse destino da foto”.

Use Ferramentas:

  1. – Iconosquare – Analisa sua conta de Instagram e te dá informações como o post mais curtido, horários, curva de crescimento, performance de filtros, etc. É praticamente um Analytics do Instagram. O triste é que é pago, mas você pode acessar um free trial de 7 dias e pegar bons insights durante este período.
  2. – Socialbakers.com/free-tools/tracker – Um dos sites mais conceituados como fonte de informações e soluções para mídias sociais oferece algumas ferramentas gratuitas e essa é uma delas, para o Instagram.
  3. – Simplymeasured.com – Analisa não somente o Instagram, mas todas as redes sociais. Também oferece um período gratuito.
  4. – Unionmetrics.com – Versão simplificada, talvez melhor para iniciantes em análise de dados
  5. – Locowise.com – Essa ferramenta é muito legal pois além dos dados de estatísticas te dá a oportunidade de comparar teu perfil com o de outras contas que você gosta ou acha que é concorrente. Também é paga mas oferece um período grátis.

As ferramentas listadas acima requer que você conecte sua conta de Instagram, para que possam gerar os relatórios. Quase todas demoram um pouco até mostrarem os resultados. Isso é normal, viu?

Use Filtros:

  1. O Instagram oferece alguns filtros nativos. Escolha o que mais gosta e aplique sem medo. Mas saiba que existe um ranking com os filtros mais utilizados (veja no Infográfico abaixo).

 

3. Métricas são respostas. Mas você tem que saber fazer as perguntas. 

É como um mapa. Não adianta muito se você não sabe onde quer ir. Você abre um relatório desses e fica olhando aquele monte de gráfico e número que não te dizem muita coisa? Então, para fazer sentido você tem que saber quais perguntas quer que o relatório responda. Mais ainda, o que você vai fazer com a resposta que ele te der. Eu sei, é triste, mas é verdadeiro. Minha dica se você não tem nem ideia de onde começar: vá devagar, não te atucana. Comece com os insights mais óbvios, do tipo horários de postagens, filtros mais bem sucedidos, conteúdo dos posts mais curtidos… aplique ações corretivas e depois avance nas análises. Procure outros artigos que falem sobre métricas, aprenda mais e vá experimentando. Não desista só porque é difícil! Vale a pena…
 
 

4. Encontre seu estilo

Lembra do livro “Roube como um artista”? Ou da frase “aqui nada se cria…” Então, nós somos feitos de referências. Consumimos informações visuais o tempo todo e isso acaba influenciando nosso estilo. Você pode pesquisar perfis, filtros, apps que criem efeitos, enfim, o que quiser e a partir dessas informações crie o seu próprio estilo. O mais bacana é que você pode experimentar à vontade e veja o que melhor funciona. Pode ser tão simples quanto fotos com o mesmo filtro, ou por tema (como As Passeadeiras), ou utilizar um layout… enfim, use a imaginação e experimente. O importante é que você consiga criar uma identidade visual que seja sua.
 
Alguns exemplos de perfis temáticos:
 
 

5. Resumão: Infográfico do Viver de Blog

Tá, eu sou fã do cara, não nego. Mas olha só que bacana esse infográfico, super explicadinho (e lindo) que ele compartilhou e ainda colocou o código para ficar mais fácil de compartilhar…  ❤ #gratidão:
 

 
Eu sei, ficou um textão, mas acredito que vai ajudar a quem, assim como eu, procura melhorar seu perfil no Instagram.
 
Curtiu? Conta aí nos comentários e fica à vontade para compartilhar. Aproveita para seguir nosso perfil  As Passeadeiras e use nossa hashtag: #aspasseadeiras
 
Beijo das Passeadeiras!
 
 
 
 
 
Sair da versão mobile