As Passeadeiras

Flamenco Imaginário – espetáculo infantil

Flamenco Imaginário
Atualização em 27 de agosto de 2017  
 
A Cia de Flamenco Del Puerto comemorou em 2016, 17 anos de existência, com um projeto inédito e inovador: um espetáculo de flamenco para crianças, que estreia no próximo dia 04 01 de junho setembro no Teatro Renascença de Arena e fica em cartaz até o dia 10 de setembro 26 de junho. Flamenco Imaginário é livremente inspirado na dramaturgia de “O corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo.
 
O FLAMENCO é uma arte popular aplicada ao modo particular de dançar, cantar e tocar guitarra proveniente da região de Andaluzia, no sul da Espanha. A Andaluzia é formada por oito províncias que são: Sevilla, Granada, Málaga, Córdoba, Jerez, Huelva, Cádiz e Almería. Aqui em casa temos uma paixão por esse tipo de dança e por toda cultura Andaluz. Minha bisavó, Cláudia, de quem herdei o nome veio de Málaga e seu marido, meu bisavô José, de Almería. Ou seja, aqui em casa o flamenco está no sangue!
 

Foto: Cia Del Puerto

 
Tão logo vi que teríamos o espetáculo Flamenco Imaginário na cidade, corri para saber mais informações para contar aqui para vocês. Fui até o Teatro de Arena (em 2016) então para conversar com os dançarinos e saber mais sobre a montagem especial que foi vencedora do Prêmio de Incentivo às Artes Cênicas do Teatro de Arena de Porto Alegre e se propõe o desafio de desenvolver uma obra com identidade flamenca focada nos pequenos.
 
 

Daniele Zill

 
Conversei com a Daniele Zill, que é professora de dança, bailarina, musicista e fisioterapeuta, que há mais de dez anos dá aulas de dança flamenca na Cia e Escola Del Puerto, em Porto Alegre. Ela conta que o maior desafio da companhia foi adaptar a linguagem forte e enérgica da dança flamenca ao universo lúdico infantil, sem perder a autenticidade e ainda manter o interesse dos pequenos que, segundo ela, são muito exigentes. 
 

Os artistas do espetáculo

 
Daniele conta que o espetáculo foi livremente inspirado na dramaturgia do Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, que traz uma visão atemporal de questões como bullying, exclusão, preconceito, solidão e também alegria e beleza. Lembra que as dificuldades dos artistas medievais em Paris estão presentes em nossos dias também. “A ideia é passear sobre a linguagem do flamenco sem se fixar nela, usando suas características mais marcantes como o sapateado, os violões, as cores fortes, mas ir além disso.”
 
 
Flamenco Imaginário conta com trilha sonora inédita composta especialmente para o projeto por Giovani Capeletti e figurinos de Antonio Rabadan. Idealizado por Daniele Zill, tem direção de Denis Gosch e coreografias de Juliana Prestes. No elenco, além de Daniele, Ana Medeiros, Juliana Kersting e Leonardo Dias. Adorei a proposta e estaremos lá, eu e As Passeadeiras, prestigiando e aprendendo um pouco mais sobre o Flamenco. Minha bisavó Cláudia e minha querida avó Nena vão ficar orgulhosas, lá onde estão agora, junto dos nossos antepassados andaluzes.
 
 
Os ingressos estão à venda aqui: http://www.entreatosdivulga.com.br/flamencoimaginario e custam entre R$ 18 e 36,00.
 
O projeto conta ainda com uma série de contrapartidas, entre elas oficinas de dança e música, que serão oferecidas gratuitamente durante a temporada de estreia. As apresentações ocorrem até 26 de junho, com sessões às 16h nos sábados e às 11h e 16h aos domingos. Os ingressos custam entre R$ 15,00 e 30,00. O Teatro de Arena fica na Escadaria da Borges e possui estacionamento conveniado.
 

Montagem do cenário e ensaio

 
A Cia Del Puerto foi fundada em 1999 e desde então realiza um intenso trabalho de pesquisa do flamenco como linguagem, envolvendo técnica, expressividade e aspectos histórico-culturais. O grupo já circulou por todo o país com suas montagens, recebeu prêmios e indicações, entre eles o troféu Açorianos de Melhor Espetáculo por Tablao e Las Cuatro Esquinas.
 
Para quem quiser ter uma ideia do que vai ver, clique aqui:

 

 
Serviço:
 
Flamenco Imaginário
De 1º a 10 de setembro, de quinta a domingo: quinta e sexta às 15h, sábado e domingo às 16h
04 a 26 de junho
Ingressos antecipados à venda na sede da DEL PUERTO – Av. Cristóvão Colobo 752 (fone 30284488) ou no site da Entreato: http://www.entreatosdivulga.com.br/flamencoimaginario
Nos dias da peça, na bilheteria do teatro, 1h antes de cada apresentação 
 
 

_____________________________________________________

 

Leia outras dicas de passeios em Porto Alegre aqui:

 

8 lugares para piquenique em Porto Alegre

Lugares para passear com as crianças e com os pets em Porto Alegre

28 lugares com espaço kids em Porto Alegre

Pink Velvet Bakery – delícia em cor de rosa

Veja dicas de passeios bate-volta desde Porto Alegre

Leia aqui 30 passeios no centro de Porto Alegre

Leia aqui 18 passeios para fazer com crianças na zona sul de Porto Alegre

 

Procurando passeios na Serra Gaúcha? Clique aqui para ler nossas sugestões

 

Estamos morando em Portugal desde março de 2017. Leia aqui nossas dicas sobre morar e passear na terrinha

Sair da versão mobile