Sabe aqueles sonhos que a gente tem, de andar em todos os meios de transporte possíveis? Bom, ao menos aqui em casa todos temos esse sonho e andar de trem era um desejo que vinha crescendo há tempos, nas meninas. Aproveitamos uma visita a Gramado durante o Natal Luz, para andarmos de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, cidade que fica também na serra gaúcha e que nós amamos.
Vamos contar aqui como foi nosso passeio de Maria Fumaça, e nos próximos posts, contaremos sobre nossa hospedagem no Mosteiro São José em Garibaldi (cidade ao lado de Bento Gonçalves), além da visita às vinícolas, almoço em catinas e passeio pela Aldeia do Imigrante. Ufa! Bastante coisa, não? Mas a gente adora “tirar leite de pedra” e aproveita cada segundo da viagem para conhecer novos lugares e fazer amigos por aí.
Almoçamos em Gramado e seguimos viagem, pegamos a RS-235, passando por Nova Petrópolis. Depois pegamos um trechinho da BR-116, depois a RS-452, a RS-122 e, finalmente, a RS-446. Pouco antes de chegar ao cruzamento com a BR-116 paramos para perguntar em um posto da PRF, pois não tínhamos certeza qual caminho seguir. Eles nos orientaram certinho, pois não queríamos seguir por Caxias do Sul e sim por Garibaldi. Aí em cima tem o mapinha com o trecho que fizemos (em azul) e, em cinza, o trecho por Caxias do Sul.
A viagem levou cerca de 2 horas e chegamos a Garibaldi a tempo de nos instalarmos no hotel, descansarmos um pouco e seguirmos para o tal famoso passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, que fica a pouco mais de 10 km de onde estávamos. Apesar de verão, estava nublado e meio friozinho quando chegamos ao Parque Aldeia do Imigrante, onde fica a estação ferroviária.
Parece que voltamos no tempo! Toda a atmosfera da estação convida a lembrarmos do passado e dos imigrantes italianos, que chegaram por aquelas bandas lá nos idos de 1875. Após validarmos os tíckets na estação ferroviária, seguimos até o pavilhão de exposição da Epopeia Italiana, ao lado da estação. Ali acontece o mini tour que conta a saga das famílias italianas que deixaram sua terra para colonizarem o sul do Brasil. E que saga!
É turístico? É sim, mas também é bem feitinho, agradável, instrutivo e divertido! As meninas ficaram emocionadas de ver toda a história de seus antepassados e gostaram muito dos trajes de época, da simulação do navio e da pequena vila. Em cerca de 30 minutos aprendemos muito sobre nossa história e as dificuldades que os colonos passaram para construírem uma vida nova. Foi um aquecimento e tanto para o que estava por vir…
Mas antes de terminar, uma pequena degustação de suco de uva, vinho e biscoitos feito em casa, ali mesmo no pavilhão.
Às 5 horas, em ponto, a Maria Fumaça começa apitar e o povo todo fica bem alvoroçado. Enquanto o passeio não começa, a gente pode tirar fotos com trajes típicos, comprar pipoca e guloseimas, fazer degustação de vinhos e sucos e, claro, bater milhares de fotos!
Os bilhetes tem assentos marcados e com os nossos em mãos entramos no nosso vagão. A Maria Fumaça em Bento Gonçalves é um trem simples, com assentos meio duros e muita madeira no interior. Assim que dá a partida, uma pessoa explica o passeio e começa a diversão. São quase duas horas de passeio, de curvas, apitos, dança, cantoria, performances teatrais ao som de músicas gaúchas e italianas.
23 km depois, chegamos a estação de Garibaldi, onde fomos recepcionados com mais música, espumantes, vinhos e sucos para degustação. A pequena estação de Garibaldi é bem bonitinha e, nessa época do ano, estava muito florida com hortênsias por todos os lados. Uma graça!
A volta é feita de ônibus, tudo bem organizado e rápido. Chegamos à noitinha, de volta ao hotel, prontos para a melhor sopa de agnolini que já comi na vida… mas isso fica para o próximo post 😉.
Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves
As reservas foram efetuadas através do email:mfumaca@giordaniturismo.com.br. A gente envia o email com a data e eles respondem com instruções para o depósito do valor correspondente e qual horário nós queremos. Nós pagamos 356,00 (2 adultos e 1 criança – a Juju por ter 5 anos não pagou) em dezembro de 2015.
Informações também pelo telefone: Giordani Turismo pelo fone (54 3455-2788).
Parque Temático Epopéia Italiana
Rua Visconde de São Gabriel, 507 – Bairro Cidade Alta – Bento Gonçalves – RS – Brasil – Fone: (54) 3455.2788.
Tem alguma dúvida, pergunta, angústia ou quer só bater-papo? A gente adora ouvir (e responder também). Deixe aí embaixo teus comentários, vivente! (kkk gauchês total)
Veja opções de hospedagem em Garibaldi aqui:
Nós amamos Bento Gonçalves e a serra gaúcha, tanto que escrevemos um livro sobre nossas viagens por lá, já conhece? Para ver mais, clique aqui e para comprar é só acessar nossa lojinha no Facebook ou no nosso blog de viagens Mezzo Mondo ou ainda na Livraria Cultura Online. Mas já aviso que na lojinha do Facebook tem descontão! Além do quê, vai com uma embalagem mega fofa :-).
Para ver outros posts sobre nossos passeios na Serra Gaúcha, clique aqui e aqui também.
Nossas redes sociais estão sempre atualizadas com passeios, informações e fotografias bacanas. Aproveita e curte aí nos botões para acompanhar nossas andanças. E para receber toda a semana a newsletter com os posts mais lidos do blog, é só cadastrar seu nome e email lá em cima, na sua telinha. Molezinha… quer ver como é antes? Tudo bem, clica aqui ó.
Obrigada pela visita, beijo das Passeadeiras!