O Butiá é mais que um restaurante. É um espaço diferenciado em uma antiga fazenda circundada por morros, na beira do rio Guaíba em Itapuã, a menos de uma hora de Porto Alegre. São duzentos hectares de matas, campos e praias, onde podemos desfrutar de excelente gastronomia e relaxar junto ao rio e a natureza.
Mas como chegar lá? É longe?
Nada… super tranquilo… pegue o caminho para a zona sul de Porto Alegre, passe por Ipanema e siga em frente em direção à Restinga. Continue em frente, em direção ao Lami e vá sempre até chegar em Itapuã. Continue em frente e logo chegará no local. Verá um portão grande de madeira à direita da estrada. É ali.
Butiá é o nome de uma palmeira bem característica aqui do sul. Produz uns frutinhos amarelados com cheiro forte (eu adoro) e sabor ácido. Tem uma semente grande que, quando quebrada, mostra um coquinho, uma amêndoa também comestível. Uma delícia! Usa-se para fazer geleia, licor, cachaça, vinagre, além de comer puro.
Itapuã significa ponta de pedra, em tupi-guarani. Pertinho de onde a Lagoa dos Patos e o Guaíba se encontram. Lá as águas são livres de poluição, devido ao grande volume, ao contrário da parte mais perto da cidade. Não se deixe enganar pela cor da água. É característica do nosso querido rio. O encontro de todas as águas traz junto o assoreamento.
Ali perto passa o canal de navegação e, por barco, pode-se ver as praias do Parque Estadual de Itapuã. Falando em barco, no Butiá a gente pode fazer um passeio de barco, um inflável de casco rígido, com capacidade para 6 pessoas. Crianças também são bem-vindas, desde que fiquem sentadinhas. Achamos super tranquilo de levar as meninas. A priminha passeadeira foi junto também.
Mas o que tem pra fazer lá além do almoço e do passeio de barco?
Além do passeio de barco e do restaurante, é possível fazer SUP e caiaque, tomar banho no rio. Você pode levar sua prancha ou caiaque ou alugar lá mesmo. Também tem aulas para quem quiser se aventurar pela primeira vez.
Mas se não quiser nada disso, pode esticar uma toalha na grama ou sentar em uma das tantas cadeiras espalhadas pelo jardim. Tomar um chimarrão, jogar conversa fora, relaxar… enquanto as crianças exploram o lugar, brincam de corda, jogam. Dá para fazer umas trilhas também e em alguns sábados tem programação à tarde, com lanches e até sessões de Jazz ao pôr-do-sol.
__________________________________
Assine nossa Newsletter para receber novidades uma vez por semana, além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias, se você estiver na região.
__________________________________
É muito caro?
Não vou mentir, barato não é, mas não é a proposta. Tudo lá é muito bem cuidado e o Henrique, o proprietário, é super atencioso. Foi ele quem nos levou no passeio de barco e nos deu uma aula sobre a região, explicando tudo, contando a história, geografia, lendas e fatos históricos. O cardápio é diferenciado, orgânico, até os refrigerantes. Percebe-se que há uma preocupação e um cuidado especial em todos os aspectos do atendimento.
Essa foi nossa segunda visita. Na primeira vez não tivemos uma boa experiência e o Henrique ficou bem chateado. Foi a dois anos atrás e justamente em um dia em que faltaram funcionários e que tiveram outros problemas. O Henrique não só se desculpou conosco mas fez questão de nos chamar para voltar lá, como convidados. Demorou mas voltamos e não nos arrependemos. Problemas acontecem, ninguém está livre. Como os problemas são tratados é que faz toda a diferença.
Isso mostra a seriedade e a preocupação de quem quer fazer um trabalho sério e a longo prazo. Quem quer fazer história e não somente um negócio. Quem se preocupa com outros valores que não somente os financeiros. E isso não tem preço.
Também não tem preço ver as crianças soltas, respirando ar puro, em contato com a natureza. Diversão sadia em família, em um ambiente cuidado e pensado para ser especial.
Nossa colunista Mariana Bastos, que escreve sobre odontologia aqui no site, é frequentadora assídua do Butiá. Olhem aqui que vídeo lindo seu marido, Fausto, fez e me autorizou a publicar. Depois deixem nos comentários o que acharam! Eu sou suspeita… amo o Butiá e amo acompanhar as aventuras da família da Mariana…
Para visitar esse pequeno paraíso pertinho de Porto Alegre é preciso reservar através do site www.obutia.com, por e-mail ou por telefone: (051)3108.4100. No site você também encontra detalhes de como chegar, valores, programação e o menu.
No próximo post, contarei sobre o almoço e o passeio de barco. Você vai se apaixonar!
Antes de sair, já curte nossas redes sociais e acompanha o grupo Passeando em Porto Alegre no Facebook? Lá tem dicas diárias de programação infantil. 😉
Beijo das Passeadeiras.
Leia outros posts com dicas de Passeios com Crianças em Porto Alegre aqui.
E aqui você encontra dicas para 7 passeios bate-volta desde Porto Alegre.