Está acontecendo em Porto Alegre uma exposição linda do artista Francisco Brennand, de Recife. Fiquei tão encantada com suas obras que perguntei às minhas amigas blogueiras de viagem quem conhecia a Oficina Brannand em Recife, para contar aqui para vocês. Para minha alegria, a Patrícia Papp, do blog maravilhoso @viajocomfilhos topou escrever aqui, contando tudo para nós. Obrigada querida, uma alegria ter você aqui e mais ainda contando sobre esse espaço cultural tão importante em nosso país. Com vocês, Pati Papp!
Desde que conheci as cerâmicas do artista Francisco Brennand, me encantei com seu trabalho! Umas das primeiras obras que vi foram no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Algum tempo depois, fiquei sabendo que o seu local de trabalho era também um museu-galeria aberto ao público, em Recife. Conhecer a Oficina Brennand, passou a fazer parte da minha wish list de viagem.
Aproveitei uma viagem para o litoral do Pernambuco, para ficar alguns dicas na capital Recife e conhecer a Oficina.
A Oficina Brennand é um museu a céu aberto. Já na chegada é possível ver as esculturas no jardim. Há centenas delas, espalhadas pelo espaço. Muitos pássaros, figuras femininas, guerreiros, Os Saltimbancos, Adão e Eva além das cerâmicas características do artista. É um programa muito gostoso para as crianças, que podem correr e brincar entre as obras.
Uma antiga olaria abriga o salão das esculturas – uma área coberta (e refrigerada). Há uma cervo enorme, além do atelier. Em outro prédio fica o acervo de quadros e um anfiteatro.
Um dos destaques é a praça projetada pelo paisagista Burle Marx, com esculturas, plantas e cisnes negros.
O restaurante e café também funciona como uma pequena lojinha. Ele fica na entrada do museu, é pequeno, mas muito simpático. Almoçamos lá e a comida é deliciosa! As tortas e doces são muito apetitosos. É bem disputado 😉
Também é possível ver obras do artista em frente ao Marco Zero em Recife, no Parque das Esculturas.
Como chegar
Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea
CEP 50740-970
Recife – PE – BRASIL
(81) 3271.2466 e (81) 3272-5494
A Oficina Brennand fica fora do centro e o acesso é complicadinho. Nós contratamos um transfer que nos levou lá e também incluímos outros programas no passeio (como o Instituto Brennand). Uma outra opção seria ir de taxi ou arriscar ir de carro – para os mais corajosos. No blog Viaje na Viagem (http://www.viajenaviagem.com/2013/12/oficina-brennand-instituto-ricardo-brennand-fundacao-gilberto-freyre-como-chegar/) há uma explicação de como chegar.
Veja também o post que escrevi sobre a experiência no Viajo com Filhos http://viajocomfilhos.com.br/2014/02/oficina-brennand-passeio-nos-arredores-de-recife/
Horário
O horário de visitação é diferente nas sextas-feiras e finais de semana!
Segunda a quinta das 8h às 17h
Sexta das 8h as 16h
Sábado e Domingo das 10h às 16h
O Restaurante Brennand Café estará funcionando nos mesmo horários do Museu, exceto aos sábados onde oferece apenas água, café e bolo, não serve almoço!
_____________________________________
Quem ficou com vontade de conhecer também?
Para saber mais sobre a exposição em Porto Alegre, é só clicar aqui.
Para ler outras dicas de viagem no Brasil, clique aqui.
_____________________________________