As Passeadeiras

Paraty com crianças – post índice e roteiro

paraty com crianças

Nas férias de julho de 2016 resolvemos passear em Paraty, no Rio de Janeiro. Nosso maior objetivo era fazer férias econômicas, não muito longe de casa (moramos em Porto Alegre) e que reunisse natureza e história, com conforto.

Contamos os detalhes sobre as nossas férias em Paraty com crianças em alguns posts já publicados aqui no blog e no post de hoje vou organizar tudo na forma de um roteiro, para ajudar quem pensa em visitar a cidade a planejar sua viagem, por conta própria, como nós fizemos.

Foto clássica de Paraty

Primeiro contei sobre a fase de planejamento, custos e deslocamento. Resumidamente, fomos de avião de Porto Alegre até São Paulo. Lá alugamos um carro e viajamos por terra até Paraty.

Veja o relato do percurso, as estradas e distâncias aqui.

Paraty tem um sem número de pousadas e alguns hotéis que atendem todos os bolsos. Para quem viaja com crianças, no entanto, é bom pesquisar bem e saber das localizações para melhor deslocamento.

No segundo post contei sobre nossa pousada e também dei outras dicas de hospedagem na cidade.

 __________________________________________
 
Procurando hotel em Paraty?
 
Se você curte o blog e quer ajudar para que possamos continuar fornecendo informações e dicas bacanas de passeios por aí, clique no banner localizado na lateral direita dessa página ou clique abaixo:
Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e nós ganhamos uma pequena comissão.
 
 __________________________________________

Finalmente, lembro que não temos hábito de jantar. Normalmente fazemos um lanche ou comemos uma pizza, ainda assim, coloquei aqui no roteiro os locais onde lanchamos:

Casario típico de Paraty

Roteiro de Paraty com Crianças:

Dia 01:    

Café da manhã na Pousada Recanto das Andorinhas
Passeio pelo Centro Histórico
Passeio de Escuna: das 11:00 às 17:00, com almoço incluído.
Café no Centro Histórico
Lanche na Padoca, pertinho da Pousada (Café com leite, suco, sanduíche e pizza caseira)

Dia 02:    

Café da manhã na Pousada Recanto das Andorinhas
Passeio de Jeep na Serra da Bocaina: das 10:00 às 17:00. Almoço no restaurante do Tarzan.
Jantar na Pousada Aqui é Paraty

Dia 03:   

Café da manhã na Pousada Recanto das Andorinhas
Manhã: Passeio à Serra da Bocaina para conhecer a Pousada La Dolce Vita
Tarde: Passeio no Centro Histórico com sorvete no Sorvete Finlandês e café no Divino Café
Lanche no Empório Paraty (cidade nova)

Dia 04:   

Café da manhã na Pousada Recanto das Andorinhas
Manhã: piscina e relax na pousada
Tarde: Passeio no Parque Temático Mini Estrada Real e Lanche no Centro Histórico
Jantar no Café do Canal

Dia 05:   

Café da manhã na Pousada Recanto das Andorinhas
Manhã: Praia de Paraty Mirim
Tarde: Praia da Trindade
Almoço: Praia da Trindade
Jantar na cidade nova (Empório Paraty)

Paraty Mirim

Dia 06: 

Café da manhã na Pousada Recanto das Andorinhas
Manhã: Visita ao Forte Protetor Perpétuo
Almoço no Centro Histórico (Taberna Paraty) e sobremesa no La Señorita paleteros
Tarde: City Tour
Pizza na Pousada Recanto das Andorinhas

Dia 07: 

Volta à São Paulo, de carro, para pegarmos o avião e voltarmos para casa em Porto Alegre. Acabou-se o que era doce. Foi muito bom enquanto durou! Passamos por Cunha e ainda deu tempo para mais um café, em um lugar muito fofo na estrada.

Café Tudo na Roça na Estrada de Cunha

____________________________

Deixo aqui um depoimento de cada um de nós, dizendo as coisas que mais gostamos e das coisas que não gostamos tanto na nossa viagem à Paraty.

Manoela: Achei que foi muito legal. O que eu não gostei muito foi a pizza da padaria e o que eu mais gostei foi dos passeios de escuna e dos banhos de cachoeira.

Juju: Eu gostei muito de Paraty e dos dias de sol que tivemos lá. Não gostei que não pude nadar com os peixes no aquário natural e o que eu mais gostei foi dos paleteros, das tartarugas da pousada e da nossa pousada. Gostei muito de comer doces na rua (doces de tabuleiro).

Marido: O que eu mais gostei foi do centro histórico, de caminhar pelas ruas e de conhecer as histórias da época do Brasil colonial. Não gostei de Paraty Mirim. Esperava mais da praia e achei que ficou devendo.

Eu: Amei a cidade e os passeios que fizemos. Conhecer mais da história do nosso país e curtir a natureza exuberante do lugar por um preço mais que justo. O que eu teria feito diferente? Teria feito o City Tour no primeiro ou segundo dia ao invés de ter feito no último dia. Teria sido sensacional voltar ao centro histórico com a família contando as histórias e mostrando os detalhes que aprendi (fui sozinha no City Tour).

E vocês, já conhecem a cidade? Tem dicas para nossos leitores? O que mais gostaram? Deixe aí nos comentários que vamos amar! Para ver todas nossas fotos é só olhar a hashtag #aspasseadeiras no Instagram.

Beijos,

As Passeadeiras

Sair da versão mobile